Quadra do Mangueirão - Paratibe/Paulista-PE

Quadra do Mangueirão - Paratibe/Paulista-PE Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Quadra do Mangueirão - Paratibe/Paulista-PE, Avenida Lindolfo Collor, Paratibe, Paulista.

06/09/2018
17/07/2018

REUNIÃO COM O PREFEITO JÚNIOR MATUTO (P$B) SOBRE A QUADRA DO MANGUEIRÃO.

No dia de ontem, 16 de Julho, aconteceu uma convocação as pressas de uma reunião com o prefeito de nosso município. O Escambo Coletivo foi convidado e informado por um representante da prefeitura. Outras moradoras e moradores também foram informados via alguns vereadores e pelo próprio coletivo.

A reunião se iniciou por volta das 11:30 h da manhã na Secretaria de Serviços Públicos. Na ocasião estavam presentes muitos cargos comissionados, secretários, vereadores e alguns eternos aspirantes a representantes do povo. A postura inicial adotada pelo prefeito foi de apenas escutar. Sendo assim, nos falamos!

As falas dos moradores e moradoras foram sempre no sentindo de reivindicar a necessidade de manutenção da Quadra do Mangueirão e para além disso, do Complexo do Mangueirão. Ressaltando também que a população de Paratibe e Arthur 1 não é contra os investimentos e melhorias na política de saúde e atenção básica, pelo contrário, nos sentimos lesados pelo sucateamento do SUS nos nossos bairros - falta de profissionais da saúde, medicamentos e insumos de maneira geral - mas isso não é justif**ativa para desqualif**ar a necessidade, também, de espaços de lazer para todas e todos os moradores.

Em resposta, o prefeito firmou em palavras o compromisso de reconstruir a quadra do mangueirão e manterá o projeto de construção da UBS.

O prefeito também afirmou que na próxima segunda-feira (23/07) às 19 h irá se reunir com os moradores e apresentar sua proposta de projeto para nossa quadra. Sabendo que, é uma proposta e que podemos melhora-la se houver necessidade.

Pois bem, tivemos aí o primeiro fruto da nossa MOBILIZAÇÃO POPULAR! A primeira de muitas vitórias que virão nos próximos dias. Teremos muito trabalho pela frente, mas juntos tudo f**a mais fácil e como dizia o poeta: "NADA DEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR!"

Reforçamos que não toleramos em nossas fileiras oportunistas e carrerristas! ESSA LUTA É DO POVO E ASSIM CONTINUARÁ SENDO!

Vamos juntos construir o Poder Popular!

Não recuaremos!

OCUPE SEU BAIRRO

13/07/2018

Em mais uma ação que ignora a participação popular, a Prefeitura do Paulista destruiu a Quadra do Mangueirão - Paratibe/Paulista-PE, na tarde de ontem (12/07/2018). A gestão municipal permanece tomando decisões de interesse geral da comunidade, de forma rasteira, desrespeitosa e oportunista, privilegiando, tão somente, interesses eleitoreiros.

Não bastasse os mais de 10 anos de total abandono da Prefeitura, com 05 anos da atual gestão, agora estão arrancando da população de Paratibe e Arthur Lundgen I, a possibilidade de usufruir de um equipamento público de lazer que deveria ter sido requalif**ado e não destruído.

A Quadra do Mangueirão, que nos acolheu em tantas gerações, no desporto, na cultura, no potencial integrador social, mesmo tão deteriorada (resultado do abandono da gestão pública), ainda se via jovens frequentando e usufruindo do espaço.

Durante mais de uma década, diversas intervenções foram realizadas, com objetivo de denunciar o descaso com o espaço público e a violação dos direitos (direito à cidade e direito ao lazer) e nunca se faz algo para repará-la. No início de 2018, foi publicado no site da Prefeitura do Paulista, um projeto de revitalização incluindo Quadra e Parquinho, inclusive divulgado por Vereadores em redes sociais.

Em alguns dias atrás, outro vídeo, divulgado nas Redes Sociais, informa que a Quadra do Mangueirão seria destruída para construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), mostrando a numeração do Requerimento (datado como 02/01/2017). No mínimo, muito estranho, já que há outros espaços disponíveis no bairro para implantação da UBS, inclusive próximos a quadra. Também destacamos que as unidades de saúde já existentes no bairro, estão sucateadas, falta insumos básicos e profissionais. Ignorando estes dados e a própria população, a gestão municipal decide construir uma UBS num espaço público de lazer que há tempos carece de atenção. Não podemos esquecer que esporte e lazer faz parte de uma política pública de saúde preventiva.
Tá mais que na cara que é mais um projeto oportunista de arrecadação financeira para promover e financiar interesses políticos de uma eleição municipal que já se anuncia.

Não podemos deixar que nos arranquem o mínimo que temos! Se querem fazer algo para comunidade, promovam a melhoria da infraestrutura das Unidades de Saúde já existentes, recupere a área pública de Lazer do Magueirão (Parquinho Quadra, Rampa e Campo) e façam com as condições máximas que um espaço público tão importante tenha a oferecer.

O Escambo Coletivo não admite esta violação dos nossos Diretos

29/06/2018

O COPPA (Coletivos Populares de Paulista), vem por meio desta nota tornar público seu mais completo repúdio à Audiência Pública realizada pela Prefeitura do Paulista no dia 26/06/2018 para revisão do plano diretor.

O Plano Diretor é um dos instrumentos do planejamento municipal que tem como objetivo ordenar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.

O que isso quer dizer? Quer dizer que é o plano diretor quem vai decidir por exemplo quais são as áreas de preservação ambiental, quais serão as áreas onde poderão ser construídas novas moradias, quais são as áreas pobres e vulneráveis que deverão ter uma atenção especial do poder público, quais serão as áreas destinadas para o lazer público, etc.

O Estatuto das Cidades prevê a Gestão Democrática, sendo necessária a presença da sociedade em temas que envolvem a cidade, sob pena de prática de improbidade administrativa (Art. 43 e 52).

Quanto maior a participação popular nos processos de planejamento da cidade, maiores serão as chances de viver em uma cidade que corresponda aos desejos de sua população.

Mais uma vez a atual gestão deu uma aula do que não fazer com a participação popular nos processos de planejamento e gestão urbanas.

Paulista atualmente possui mais de 300 mil habitantes. Um assunto tão importante para a cidade deveria ser tratado com mais responsabilidade e respeito às cidadãs e cidadãos paulistenses, que se quer chegaram a saber da realização e importância deste processo. Deveriam ter ocorrido plenárias nas cominidades, para que a população f**asse a par do debate e havendo uma participação mais efetiva das moradoras e moradores.

É fundamental a participação das comunidades neste debate porque os grandes empresários fazem grandes pressões para fazerem o uso dos espaços da cidade para seu próprio benefício e se não estivermos lá, decidirão por nós. Precisamos lutar por uma cidade menos desigual.

Apesar da divulgação quase inexistente tomamos conhecimento da audiência no dia anterior e nos fizemos presentes. Mesmo com nossa fala ao microfone onde fizemos críticas a ausência da sociedade devido à falta de divulgação e formações ef**azes e necessárias, os representantes da prefeitura não deram a devida importância e respeito a um processo que deveria ser democrático.

Consideramos que uma Audiência Pública sem a efetiva escuta à população fere o direito das cidadãs e cidadãos de participarem dos processos de tomadas de decisões da cidade.

O COPPA se coloca aberto para contribuir com o debate, pensamos em uma Paulista participativa onde a primeira voz sempre seja do povo e que qualquer tentativa de se aprovar um plano diretor sem a participação efetiva dessa é um risco para a cidade. Afinal, quem de fato tem a principal voz nessa construção? Os empresários? Pessoas com interesses escusos? Entendemos que só é possível se conhecer os valores e desejos de uma cidade quando ouvimos as pessoas que nela moram.

Assinam esta nota os coletivos:

Coletivas
Coletivo Força Tururu
Coletivo M-1
Escambo Coletivo
Observatório Popular de Maranguape I

05/05/2018
28/04/2018
01/09/2016

Sim foi Golpe! Um golpe nos rigores da lei. Um golpe promovido pelos setores mais conservadores deste nosso Brasil. Um golpe covarde que reafirmar, de uma só vez, todos os vícios do sistema representativo da frágil democracia brasileira.

Não somos ingênuos e, portanto, não isentamos o Partido dos Trabalhadores da responsabilidade deste processo golpista. Mas também, de forma alguma, podemos fechar nossos olhos para os reais arquitetos deste assalto constitucional, imaginando que nossos eternos algozes serão agora aliados dos que lutam cotidianamente nas periferias deste país. Golpistas não passarão!

Uma marcha conservadora e canalha avança cada vez mais em nossa sociedade. Não podemos assistir caladxs a fanfarronice desta gente que desde sempre representa o patriarcado, o capital e o que há de mais podre no discurso religioso.

A saída é pela esquerda. Esquerda de verdade e não estas que são pintadas pela mídia. Se não creem em partidos, associem-se a outras formas de luta social, o que não podemos é deixar que nos tomem ainda mais os nossos diretos. Informem-se, organizem-se e ocupem os espaços de decisão e de disputa política. Poder Popular vale mais do que diploma de eleito.

Se tem golpe, tem luta!

26/08/2016

A cidade tem seus territórios. Percebê-los é vida. E assim, antes de percebemos a cidade, somos o nosso quintal, o nosso oitão, o nosso terreiro... e não havendo ponto de partida e chegada que ignore este vínculo perene, somos Paratibe Arthur na luta por Direito à Cidade.

Vivemos a cidade a partir de um lugar nosso, uma terra fértil de memórias e narrativas diversas. Dois bairros num só e o mundo todo em nossa volta.

Queremos um cidade cada vez mais humana, nosso bairro cada vez mais humano. E não esperamos que isso aconteça de forma espontânea. Mudanças sociais não acontecem por acaso. E sendo assim não podemos fazer crer que o poder de transformar cidades esteja unicamente nas mãos de representantes eleitos num jogo eleitoral repleto de vícios.

O cenário político institucional é desanimador. Em tempos de campanhas "mais do mesmo" é preciso lembrar que são muitos os que se candidatam apenas a uma carreira política, nada mais do que poder local, nomeações e 4 anos votando tudo com o Prefeito da vez. Para o Escambo Coletivo Poder Popular vale mais do que diploma de eleito. Se o povo usar objetivamente o pode que tem, "político" deixaria de ser uma profissão.

E pra finalizar, queremos projeto de cidade com debate, com diversidade, com pontos de cultural nos bairros, com educadoxs valorizadxs, com saúde pública igual a cubana, com plano de mobilidade em execução, com mais território e menos condômino vertical e sem vereadores (e quase vereadores, diretores, cargos afins e etc) atuando como se fossem donos da máquina pública.

A cidade tem seus territórios. Ocupe seu bairro.

19/08/2016

Salve a Quadra do Mangueirão - Paratibe/Paulista-PE!!!

A Quadra do Mangueirão, onde realizamos há 07 anos nossas atividades, é um espaço público de lazer que há anos não recebe qualquer tipo de intervenção por parte da Prefeitura do Paulista.

Desde que começamos a atuar como Escambo Coletivo, e muito antes disto, que a Quadra do Mangueirão tem sido um espaço de encontros e de resistência cultural que fortalece a integração da comunidade com suas memorias e narrativas.

Local de práticas recreativas e palco de diversas manifestações culturais próprias dos bairros de Paratibe e Arthur Lundgren I, a Quadra do Mangueirão já deveria ter sido alvo de um projeto de reabilitação urbana.

Um projeto que inclua toda a área remanescente do loteamento original, indo da pracinha do mangueirão, passando pela quadra, pelas edif**ações, pela mini ramp, pelo campo e pela área restante até o encontro com a Rua Alagoinha. Seria como um complexo do mangueirão, com todos as estruturas reabilitadas e outras novas instaladas.

Sabemos e já ouvimos falar de um projeto de restruturação da área, onde o Governo do Estado de Pernambuco seria o responsável pela obra. Nada aconteceu e o que poderia ter se tornado um espaço publico diverso e reabilitado, pensado com e para a população, ainda permanece com sua estrutura precária, sobrevivendo pelo uso e ocupação das pessoas que vem conferindo novos usos e signif**ados ao espaço.

Ocupar a Quadra do Mangueirão é um primeiro passo para transformá-la. Mas não é o bastante. É preciso mais. É preciso ocupar os espaços de decisão administrativa, pressionar e cobrar gestores públicos, pelos direitos que nos são negados e nos fazendo ouvir onde ainda não temos voz.

Direto ao Lazer também é Direto à Cidade. A cidade é do povo.

Mudanças não acontecem sem organização e planejamento. Mudanças reais não acontecem nas redes sociais. Mudanças reais não acontecem se você só reclama de política e continua perpetuado no poder, os mesmos projetos políticos. Seja a mudança. Organize-se coletivamente e lute.

Quem não se organizar politicamente, será governado por quem há anos vem se organizado sistematicamente para se manter no poder.

29/04/2016

Fortalecer a alternativa de esquerda na construção do Poder Popular!

“O sol é novo a cada dia”.
Heráclito

O povo brasileiro presencia uma verdadeira avalanche de informações sobre a dita crise política nacional. Desde que a Operação Lava Jato foi deflagrada, a todo o momento surge uma notícia ou fato que interfere no entendimento do contexto político do país, mas que não aponta para o cerne do problema que enfrentamos: a fragilidade da nossa democracia.
A mídia corporativa brasileira vem promovendo uma verdadeira novelização do nosso atual momento político. A medida que as fases da Operação Lava Jato são apresentadas, mais a disputa pelo poder é camuflada por uma falsa polarização política frequentemente noticiada sem considerar o que realmente está em jogo.
Em meio à espetacularização das notícias e da falsa imparcialidade da mídia corporativa, fomos e ainda somos testemunhas de um festival de delações premiadas e denúncias gravíssimas que põem em cheque não só a legitimidade dos envolvidos, mas também a de todo o sistema político representativo do nosso país. Pudemos acompanhar a atuação política do judiciário, sobretudo com o juiz Sérgio Moro. Pudemos observar a lentidão do processo contra o Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha, no Conselho de Ética. Assistimos perplexos manifestações caricatas e discursos de ódio sendo reverenciados.
Sem dúvidas, estamos passando por um processo muito delicado e perigoso da nossa história política. Sabemos que neste momento está em curso no Senado Federal, após ter sido aprovado na Câmara do Deputados, o processo de impeachment da Presidenta Dilma, que não possui fundamentação legal sólida quanto aos crimes atribuídos. O que observamos é um julgamento político revestido de legalidade, encabeçado pelos setores mais conservadores da sociedade brasileira. Neste processo, os argumentos condenatórios são mera peça decorativa; o que importa realmente para os que defendem o impedimento é a obtenção imediata do poder. A democracia burguesa está em crise.
Esta crise não nos pegou de surpresa. O fracasso do projeto político de conciliação de classe (acordos e concessões com a burguesia) em nome de uma governabilidade, bancado pelo PT, revela a opção política de não enfrentamento às elites, o que resultou em percas de direitos e retrocessos aos poucos avanços conquistados nesses quase 16 anos de governo Lula/Dilma. Tal processo nos aponta também o jogo de interesses promovido pela classe dominante, que usufruiu até onde pôde das benesses oferecidas pelo governo e agora quer a partir da crise política, aprofundada por ela, acelerar o ataque aos direitos dos trabalhadores. Não podemos esquecer também que foi no Governo Dilma que foram aprovadas medidas que signif**am verdadeiras derrotas para a classe trabalhadora, como a lei antiterrorista e o ajuste fiscal.
Em meio à crise, o povo é levado a acreditar numa disputa entre lados diametralmente opostos. De um lado, a direita conservadora quer o impeachment utilizando-se de meios políticos-jurídicos para instrumentalizar a democracia de acordo com seus interesses, e do outro o Governo comprometido até o pescoço por conta do balcão de negócios do “toma lá, dá cá” da garantia à governabilidade. Nesse sentido, caso se livre do impedimento, não terá estabilidade para governar, o que pode signif**ar mais acordos e concessões.
Diante do atual momento é preciso adotar uma postura coerente.
É preciso lutar contra o processo de impeachment para não aprofundar a perca de direitos e o fortalecimento da direita conservadora, e, ao mesmo tempo, precisamos participar da construção coletiva de uma alternativa crítica ao governo, fortalecendo os movimentos sociais e os trabalhadores em uma perspectiva de esquerda, para enfrentar as instabilidades políticas atuais e futuras.
A partir dessa realidade, o Escambo Coletivo continuará lutando pela criação de canais de diálogo e de decisão que privilegiam as necessidades do povo e as garantias dos seus direitos, acreditando que só poderemos avançar a partir da organização do poder popular avançando na transformação radical do sistema capitalista. Enfrentaremos toda e qualquer crise ao lado dxs trabalhadorxs e dos movimentos sociais, na consolidação do poder popular e de uma alternativa política verdadeiramente de esquerda.

CONTRA O IMPEACHMENT !!!
À ESQUERDA E AVANTE !!!
OCUPE SEU BAIRRO !!!
PELO PODER POPULAR !!!

12/04/2016

As mudanças não são espontâneas. Precisam ser provocadas, pensadas e criadas coletivamente. As mudanças necessárias estão intimidante relacionadas com o cotidiano das periferias. As lutas das periferias é por Direito à Cidade. Organizar-se coletivamente é urgente, necessário e possível. Podemos e devemos ser a própria a mudança; sem ilusões e sem renúncias. A periferia é o poder popular.

Endereço

Avenida Lindolfo Collor, Paratibe
Paulista, PE
53413-150

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Quadra do Mangueirão - Paratibe/Paulista-PE posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar