Conselho Municipal Dos Direitos Da Mulher De Paulínia/SP

Conselho Municipal Dos Direitos Da Mulher De Paulínia/SP O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulínia - CMDM é órgão colegiado, permanente, consultivo, deliberativo, propositivo, entre outras funções.

A primeira gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulínia tomou posse,
14 abril de 2016, em cerimônia realizada no Auditório “Carlos Tontoli”, do Paço Municipal. Representantes da Sociedade Civil
Leticia Hellen Longo
Débora Aparecida Silveira Mauro
Maria Ildete Leal Falciroli
Jacqueline Estevam Cerejo Cattani
Silvia Maria Rego
Miriam Maria Antunes de Souza
Carolina Aparecida Souz

a Calonga
Vera Lucia Messias dos Santos
Jussara Juciara de Souza
Maria Aparecida Queiróz da Silva

Representantes do Poder Público

Jacqueline Massuia Vinagre Vieira
Gilvania dos Santos Andrade

Silmara Missae Kimura de Souza
Roseli Alcântara Falcão Correia


Fabricia Silva Campos
Marta Aguirre Brant de Carvalho

Magali Vilela
Leda Augusta Cabral

Paula Beatriz Serafim Leite
Dagmar Alves

10 DE AGOSTO | Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher 🚺A data lembra o protesto pioneiro de 1980, quando mulhe...
10/10/2025

10 DE AGOSTO | Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher 🚺

A data lembra o protesto pioneiro de 1980, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para manifestar-se contra o aumento alarmante de crimes de gênero. Essa mobilização histórica deu visibilidade ao problema e impulsionou a sociedade civil a exigir proteção, justiça e mudanças concretas. ✊🏽

📢 Encerramento da Campanha Agosto Lilás 💜💜💜💜💜Na manhã de hoje, a Secretaria da Mulher, com o apoio do Conselho da Mulher...
28/08/2025

📢 Encerramento da Campanha Agosto Lilás 💜💜💜💜💜

Na manhã de hoje, a Secretaria da Mulher, com o apoio do Conselho da Mulher, realizou na Prefeitura Municipal de Paulínia, o evento de encerramento da Campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A atividade contou com a participação da palestrante Cássia Zarelli e sua equipe, que apresentou técnicas de defesa pessoal, oferecendo orientações práticas e reforçando a importância do fortalecimento da autonomia e da segurança das mulheres.

Mais um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária. 💜✨ Denuncie 180

Essa semana  realizamos a campanha Agosto Lilás, promovendo a conscientização sobre o combate à violência contra a mulhe...
17/08/2025

Essa semana realizamos a campanha Agosto Lilás, promovendo a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, por meio da entrega de panfletos informativos à população e divulgação dos canais de denúncias. Realização Secretaria da mulher da Prefeitura Municipal de Paulínia, Secretaria Ângela Duarte, apoio Guarda municipal, Secretaria de transportes e Conselho Municipal dos direitos da mulher.

MULHER ATENTA! SE MACHUCA, NUNCA É AMOR!A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é um marco importante n...
08/08/2025

MULHER ATENTA! SE MACHUCA, NUNCA É AMOR!

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é um marco importante na luta contra a violência doméstica e familiar no Brasil. Com 19 anos de vigência, essa lei tem sido fundamental para proteger os direitos das mulheres e garantir que elas possam denunciar e buscar proteção contra a violência.

A Lei Maria da Penha surgiu como resposta ao caso de Maria da Penha Maia Fernandes, uma biofarmacêutica que sofreu violência doméstica por parte de seu marido durante anos. O caso de Maria da Penha chamou a atenção internacional e levou o Brasil a ser condenado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos por negligência na proteção dos direitos humanos das mulheres.

A lei estabelece mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Ela prevê a criação de Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que têm competência para processar e julgar crimes de violência doméstica. Além disso, a lei determina que as autoridades policiais e judiciárias devem tomar medidas para proteger as vítimas de violência, incluindo a aplicação de medidas protetivas de urgência.

A medicina legal desempenha um papel crucial na caracterização das lesões sofridas pelas vítimas de violência doméstica. Os exames médicos legais fornecem subsídios importantes para a justiça, ajudando a comprovar a materialidade dos crimes e a identificar os agressores. A perícia médica legal é fundamental para a produção de provas que podem ser usadas nos processos judiciais.

A Lei Maria da Penha também destaca a importância da atuação das forças de segurança pública e da sociedade civil na proteção das mulheres vítimas de violência. A lei determina que os órgãos de segurança pública devem criar núcleos especializados para atender às vítimas de violência doméstica e familiar.

Desde sua implementação, a Lei Maria da Penha tem contribuído significativamente para a redução da violência doméstica no Brasil. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a necessidade de melhorar a aplicação da lei em todo o país e garantir que as vítimas recebam o apoio e a proteção necessários.

Referências:

- Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Disponível em:
- BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Políticas para as Mulheres. *Lei Maria da Penha*: guia de bolso. Brasília: SPM,2012.
- PASINATO, Wânia. Acesso à justiça e violência doméstica contra as mulheres no Brasil: o caso da Lei Maria da Penha. *Revista Brasileira de Sociologia do Direito*, v. 3, n. 2, p. 128-146,2016.
- MENEGHEL, Stela Nazareth; BORDIN, Letícia A. *Violência doméstica contra a mulher*: uma visão geral. *Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade*,v. 12, n. 39, p. 1-11, 2017.

Essas referências oferecem uma visão mais aprofundada sobre a Lei Maria da Penha e sua importância na proteção da Mulher.

25 de julho é dia de refletir sobre a trajetória das mulheres negras na América Latina e Caribe e sobre a luta contra as...
26/07/2025

25 de julho é dia de refletir sobre a trajetória das mulheres negras na América Latina e Caribe e sobre a luta contra as diferentes formas de opressão vividas por elas, contra o racismo, o machismo, a desigualdade social e a exclusão histórica que perdura até hoje.

Criado em 1992, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nasceu de um encontro de mulheres negras de diferentes países na República Dominicana. Naquele momento, ficou evidente que, embora o machismo afete todas as mulheres, ele atinge de maneira mais dura as mulheres negras e acaba se somando a outras formas de exclusão.

No Brasil, o 25 de julho também é celebrado como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola do século 18.

⚖️A Defensoria Pública de SP atua com o compromisso de garantir que essas vozes tenham acesso pleno à justiça. Por meio de atendimentos especializados, ações coletivas, orientação jurídica e educação em direitos, buscamos fortalecer a cidadania de mulheres negras em situação de vulnerabilidade.

Essa luta é diária e passa pelo reconhecimento das dores vividas e pelo esforço em transformar estruturas que perpetuam a exclusão social.

O CMDM registra com pesar a perda de alguém tão linda como Ângela. Dedicou seu trabalho representando a sociedade civil ...
18/07/2025

O CMDM registra com pesar a perda de alguém tão linda como Ângela. Dedicou seu trabalho representando a sociedade civil no conselho e o tempo em que esteve conosco, o fez com gigante empenho. Um ser humano que soube reconhecer a sua missão nesta terra e que se dedicou a honrar a vontade de Deus. Toda a nossa admiração e saudades a essa mulher maravilhosa que Deus nos privilegiou ter a amizade e vários momentos de partilha. Que o Senhor conforte os familiares e amigos. Feliz passagem querida amiga.🙏🌷

O Conselho da mulher  no dia de hoje teve a honra de participar da inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Civi...
13/06/2025

O Conselho da mulher no dia de hoje teve a honra de participar da inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Civil na cidade de Paulínia, no complexo rodoviário. Estiveram presentes várias autoridades dentre eles o governador do estado de São Paulo Tarcisio de Freitas e a primeira dama Cristiane Freitas. Agradecemos o convite da secretária da mulher Ângela Duarte e parabenizamos o prefeito Danilo Barros, vice prefeito Edilsinho e o secretário de segurança Maick Lucizano. A Delegacia da mulher em Paulínia com certeza irá trazer um atendimento especializado e humanizado para acolher as vítimas de violência doméstica e familiar. Desejamos muito sucesso para os Delegados de Polícia Dr. Roney, Dr. Ricardo, Dra. Bárbara, escrivão Jurandir Matos e toda equipe.

Reunião ordinária de junho com despedida das conselheiras Miriam Antunes e Valéria Serra. O CMDM agradece pelos anos de ...
10/06/2025

Reunião ordinária de junho com despedida das conselheiras Miriam Antunes e Valéria Serra. O CMDM agradece pelos anos de partilha e dedicação.

Endereço

Avenida Getulio Vargas 527
Paulínia, SP
13140000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Conselho Municipal Dos Direitos Da Mulher De Paulínia/SP posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar