Fundação Casa da Cultura de Patrocínio Dr. Odair de Oliveira

Fundação Casa da Cultura de Patrocínio Dr. Odair de Oliveira Fundação Casa da Cultura

05/06/2026

Então f**a o nosso convite especial para você e toda a sua família! ✨

Nos dias 13 e 14 de junho, a Praça da Matriz vai se transformar em um grande encontro de sabores, cultura e tradição com o 3º Festival da Colheita do Café.

Prepare-se para viver momentos inesquecíveis com muita música boa, cafés especiais, feiras expositoras, cozinha show, área kids e muito mais! Traga sua família, chame os amigos e venha celebrar conosco essa festa que valoriza nossas raízes e o melhor da nossa cultura!

Confira a programação e siga o perfil: .

Não fique de fora dessa experiência única — esperamos por você!

03/06/2026

Separem suas botinas e seus trajes caipiras, porque o maior arraiá que ocê já viu está chegando!

A Secretaria Municipal de Educação foi palco do lançamento oficial do Arraiô Patrô 2026, que neste ano traz como tema a Copa do Mundo, prometendo unir a paixão pelo futebol à tradição das festas juninas.

O Arraiô Patrô 2026 é uma realização do Governo Municipal de Patrocínio, por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer, em parceria com a Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira.

O evento de lançamento contou com a presença do Prefeito Gustavo Brasileiro; do Vice-prefeito Maurício Cunha; da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha; do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Castro; do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Cláudio Eustáquio (Decão); do Secretário Municipal de Ação Social, Leandro Caixeta; além de servidores, vereadores, diretores e membros da comunidade.

A programação está sendo preparada para toda a família, com muita música, dança, cultura, gastronomia e apresentações que prometem fazer desta edição, uma das mais especiais já realizadas!

Dias 25 e 26 de junho, na Praça Santa Luzia: vem pro Arraiô Patrô e prepare-se para viver momentos inesquecíveis!

Separem suas botinas e seus trajes caipiras, porque o maior arraiá que ocê já viu está chegando! A Secretaria Municipal ...
03/06/2026

Separem suas botinas e seus trajes caipiras, porque o maior arraiá que ocê já viu está chegando!

A Secretaria Municipal de Educação foi palco do lançamento oficial do Arraiô Patrô 2026, que neste ano traz como tema a Copa do Mundo, prometendo unir a paixão pelo futebol à tradição das festas juninas.

O Arraiô Patrô 2026 é uma realização do Governo Municipal de Patrocínio, por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer, em parceria com a Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira.

O evento de lançamento contou com a presença do Prefeito Gustavo Brasileiro; do Vice-prefeito Maurício Cunha; da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha; do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Castro; do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Cláudio Eustáquio (Decão); do Secretário Municipal de Ação Social, Leandro Caixeta; além de servidores, vereadores, diretores e membros da comunidade.

A programação está sendo preparada para toda a família, com muita música, dança, cultura, gastronomia e apresentações que prometem fazer desta edição, uma das mais especiais já realizadas!

Dias 25 e 26 de junho, na Praça Santa Luzia: vem pro Arraiô Patrô e prepare-se para viver momentos inesquecíveis!

Arte, criatividade e aprendizado em cada pincelada!As aulas do curso de Pintura em Tela, oferecidas pela Escola Municipa...
02/06/2026

Arte, criatividade e aprendizado em cada pincelada!

As aulas do curso de Pintura em Tela, oferecidas pela Escola Municipal de Arte Irene Marra, na Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira, proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver técnicas artísticas, expressar emoções e explorar toda a riqueza das cores e formas.

Mais do que aprender a pintar, os participantes vivenciam momentos de criação, convivência e descoberta, fortalecendo o talento e a sensibilidade artística de cada um.

Nas imagens, alunos da professora Renata dos Anjos, que vêm transformando telas em verdadeiras obras de arte por meio da dedicação, do aprendizado e da paixão pela pintura.

Venha você também descobrir o artista que existe dentro de você!



Neste domingo, 31 de maio, aconteceu, em Patos de Minas, a eleição da Rainha Nacional do Milho 2026, um dos eventos mais...
02/06/2026

Neste domingo, 31 de maio, aconteceu, em Patos de Minas, a eleição da Rainha Nacional do Milho 2026, um dos eventos mais tradicionais da região, promovido pelo Sindicato Rural de Patos de Minas.

A cerimônia contou com a presença da Rainha Mundial do Café 2026, Renata Zucoloto, e das Princesas Mundiais do Café, Katlen Karolayne e Maria Clara Silva, representando com orgulho a beleza, a cultura e a tradição do café. O evento também reuniu majestades de diversas cidades da região, fortalecendo os laços entre os municípios e valorizando as tradições.

Na ocasião, Vitória Magalhães foi eleita Rainha Nacional do Milho 2026. Ao seu lado, Maria Fernanda e Thainá Vieira receberam os títulos de princesas, formando a nova corte que representará a tradicional Festa Nacional do Milho.

Parabenizamos as eleitas e desejamos muito sucesso nesta importante missão de representar e valorizar a cultura, as tradições e a força do agronegócio mineiro.

Agradecemos, de forma especial, à Presidente da Comissão Majestades do Milho, Adriana Vaz, e a toda a comissão organizadora pelo convite e pela receptividade, proporcionando um momento de celebração, integração e valorização das tradições que fortalecem a nossa região.

Arte que transforma vidas!O Programa Arte Viva vem mostrando como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformaç...
01/06/2026

Arte que transforma vidas!

O Programa Arte Viva vem mostrando como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social.

No Centro Comunitário Padre Damião, no Projeto Crê-Ser e na Vila Vicentina, as oficinas de pintura em tecido, conduzidas pela professora Clélia, têm proporcionado muito mais do que aprendizado técnico: oferecem autoestima, pertencimento e novas perspectivas de vida.

O trabalho é coordenado com dedicação por Mariana Bazaga, Cristiane Queiroz e Rosana Guarda, que acreditam no poder da cultura como caminho de inclusão social e fortalecimento comunitário.

Desenvolvido pelo Governo Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Programa Arte Viva reafirma seu compromisso com a democratização do acesso às artes e aos bens culturais, fortalecendo ações culturais no território e ampliando oportunidades para diferentes públicos. Por meio de suas atividades, o programa fomenta a participação cultural, cria espaços de encontro, trocas de experiências e contribui para o desenvolvimento humano, a cidadania e a qualidade de vida da população. Dessa forma, reforça o entendimento de que a cultura é um direito de todos e que, quando acessível, tem o poder de transformar realidades, abrir caminhos e inspirar novas histórias.

Cultura que acolhe, ensina e transforma!

Solidariedade, cuidado e valorização da comunidade!No último sábado (30/05), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo...
01/06/2026

Solidariedade, cuidado e valorização da comunidade!

No último sábado (30/05), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi parceira de uma importante ação social promovida pela Congregação Presbiteriana Lírio dos Vales, realizada no Bairro Santo Antônio, em comemoração ao Dia das Mães.

O Governo Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Programa Arte Viva, disponibilizou o profissional Renato Freitas e alunos do Projeto Geraldo Freitas para a realização de cortes de cabelo gratuitos, proporcionando cuidado, autoestima e bem-estar aos moradores da comunidade.

A ação contou ainda com pintura facial para as crianças, conduzida pela professora de desenho Edivânia, levando alegria e momentos de descontração para os participantes.

O evento reuniu famílias, membros da igreja e moradores do bairro em uma tarde de confraternização, acolhimento e celebração, reforçando a importância das parcerias que promovem cidadania, inclusão social e qualidade de vida para a população.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo agradece o convite e parabeniza a Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino e a Congregação Presbiteriana Lírio dos Vales pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade.

No dia 27 de maio, foi realizada a Caminhada Antimanicomial, promovida pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), compost...
01/06/2026

No dia 27 de maio, foi realizada a Caminhada Antimanicomial, promovida pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), composta pelo CAPS II e CAPS AD. O evento foi um importante momento de conscientização, reflexão e defesa dos direitos das pessoas em sofrimento mental, reforçando a importância do cuidado humanizado, da inclusão e do respeito à dignidade de todos.

A caminhada contou com a presença do Vice-Prefeito, Maurício Cunha; da Secretária Municipal de Saúde, Luciana Rocha; da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha; do Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Nelis; da psicóloga Franciely Nunes Rosa Marques, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde; além de demais autoridades, profissionais da saúde e membros da comunidade.

Os alunos de circo do CEU das Artes e os da Escola Estadual Dom Lustosa abrilhantaram a caminhada com apresentações culturais, tornando o momento ainda mais especial, emocionante e signif**ativo para todos os participantes.

Juntos, seguimos fortalecendo a luta por uma sociedade mais acolhedora, inclusiva e livre de preconceitos, reafirmando o compromisso com a saúde mental, a cidadania e os direitos humanos.

A cultura ganhou mais um espaço de destaque em Patrocínio!Na última sexta-feira (29), o Governo Municipal de Patrocínio,...
01/06/2026

A cultura ganhou mais um espaço de destaque em Patrocínio!

Na última sexta-feira (29), o Governo Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do CEU das Artes, realizou a primeira edição do Circuito Cultural CEU das Artes, um projeto criado para valorizar, incentivar e dar visibilidade aos talentos culturais do nosso município.

A noite foi marcada por apresentações emocionantes e pela diversidade artística que fortalece a identidade cultural da nossa cidade. O público prestigiou a apresentação musical da aluna Isabelly Fernandes, do Conservatório Municipal de Música Dr. José Figueiredo; o Solo Neoclássico da bailarina Gabriela Romão, sob coordenação da professora Bianca França; a energia das danças urbanas com Ronaldo Borges e a 4Drip Company, além da emocionante participação do Coral RA, que encantou a todos com grandes clássicos da música brasileira.

O Circuito Cultural CEU das Artes passa a integrar o calendário cultural do município e será realizado na última sexta-feira de cada mês, fortalecendo a produção artística local, ampliando o acesso à cultura e promovendo a formação de público.

Mais do que apresentações, o projeto representa o compromisso do Governo Municipal com a cultura como ferramenta de inclusão, desenvolvimento humano e valorização dos artistas patrocinenses.

Cultura que transforma, inspira e aproxima pessoas!

30 de Maio - Dia do DecoradorHoje celebramos o Dia do Decorador, uma data dedicada aos profissionais que transformam amb...
30/05/2026

30 de Maio - Dia do Decorador

Hoje celebramos o Dia do Decorador, uma data dedicada aos profissionais que transformam ambientes, criam experiências e dão vida aos espaços por meio da criatividade, da sensibilidade e do talento.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo parabeniza todos os decoradores e decoradoras que, com dedicação e profissionalismo, contribuem para tornar eventos, celebrações e ações culturais ainda mais especiais.

De forma muito especial, prestamos nossa homenagem à Dani Carvalho, nossa decoradora oficial que, com competência, bom gosto, comprometimento e muito carinho, realiza um trabalho impecável em cada evento.

Nossa gratidão e reconhecimento por todo o seu empenho e por contribuir, de forma tão signif**ativa, para a valorização da cultura e dos eventos do nosso município.

Endereço

Avenida José Maria De Alkimim, 686
Patrocínio, MG

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 17:30
Terça-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 17:30
Quarta-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 17:30
Quinta-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 17:30
Sexta-feira 08:00 - 11:00
13:00 - 17:30

Telefone

(34) 3831-5192

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fundação Casa da Cultura de Patrocínio Dr. Odair de Oliveira posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar