Casa de Cultura Irmãs Carvalho

Casa de Cultura Irmãs Carvalho Canal oficial da Casa de Cultura Irmãs Carvalho, centro cultural do Município de Paraisópolis - MG e

A LEI ALDIR BLANC VEM AÍ!➡️  O QUE É A LEI ALDIR BLANC?É um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para t...
29/07/2020

A LEI ALDIR BLANC VEM AÍ!

➡️ O QUE É A LEI ALDIR BLANC?

É um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores e trabalhadoras da Cultura e a manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid-19.
Foi sancionada no dia 29 de junho de 2020.

➡️ QUAIS OS VALORES QUE A LEI DISPONIBILIZARÁ?

Foram liberados R$3 bilhões de reais para aplicação da Lei. Paraisópolis receberá o montante de R$ 172.731,20.

➡️ QUAIS AS FORMAS DE RECEBER O RECURSO?

São três modalidades:

- Renda Emergencial de R$ 600,00 para trabalhadores e trabalhadoras da cultura por 3 meses consecutivos, podendo haver prorrogação;

- Subsídio mensal de R$ 3 mil a R$ 10 mil reais para a manutenção de espaços culturais;

- 20% do valor total serão destinados a ações de fomento como editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos voltados à manutenção de agentes, espaços, iniciativas,
cursos, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais, manifestações culturais, bem como para a
realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.

➡️ QUEM PODE SOLICITAR O RECURSO?

Trabalhadora e trabalhador da Cultura, ou seja, pessoa que participa da cadeia produtiva de segmentos artísticos e culturais.

- pontos e pontões de cultura;
- teatros independentes;
- escolas de música, de capoeira e de artes, estúdios musicais, companhias e escolas de dança;
- circos;
- cineclubes;
- centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regionais;
- museus comunitários, centros de memória e patrimônio;
- bibliotecas comunitários;
- espaços culturais em comunidades indígenas;
- centros artísticos e culturais afro-brasileiros;
- comunidades quilombolas;
- espaços de povos e comunidades tradicionais;
- festas populares, inclusive o carnaval e o São João, e outras de caráter regional;
- teatro de rua e demais expressões artísticas e culturais realizadas em espaços públicos;
- livrarias, editoras e sebos;
- empresas de diversão e produção de espetáculos;
- estúdios de fotografia;
- produtoras de cinema e audiovisual;
- ateliês de pintura, moda, design e artesanato;
- galerias de arte e de fotografias;
- feiras de arte e de fotografias;
- espaços de apresentação musical;
- espaços de literatura, poesia e literatura de cordel;
- espaços e centros de cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de
culturas originárias, tradicionais e populares;
- outros espaços e atividades artísticos e culturais validados nos cadastros.

➡️ HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO?

Sim. Não pode receber: espaços culturais vinculados ou criados pela administração pública de qualquer esfera, fundações, institutos ou instituições criados ou mantidos
por grupos de empresas, teatros e casas de espetáculos de diversões com financiamento exclusivo de grupos empresariais e espaços geridos pelos serviços sociais
do Sistema S.

Também não podem receber:

- Pessoas com emprego formal ativo;
- Pessoas titulares de benefícios previdenciários ou assistenciais como seguro-desemprego e programas de transferência de renda;
- Pessoas com renda per capita maior que ½ salário mínimo;
- Pessoas ou empresa que tiveram em 2018, rendimentos anuais tributáveis acima
de R$ 28.559,70;
- Pessoas que receberam o Auxílio Emergencial;
- Grupos artísticos ou coletivos que recebam algum benefício ou subvenção da Prefeitura Municipal;
- Empresas prestadoras de serviço da Prefeitura Municipal com contrato ativo.

➡️ EXISTE ALGUM LIMITE?

Sim. Somente duas pessoas por família poderão receber os recursos. A mulher provedora de família monoparental receberá 2 (duas) cotas da renda emergencial.

➡️ O QUE PRECISO FAZER?

Obrigatoriamente, para solicitar o recurso da Lei Aldir Blanc, o artista, grupo ou empresa deverá cadastrar-se no Cadastro Municipal de Artistas, disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvnwIoVRyKmS3m06QsEsy0suemXdBbZKrqkm-W2t6jybXGFw/viewform

➡️ DÚVIDAS E PERGUNTAS:

Departamento Municipal de Cultura – (0*35) 3651-4357 ou (0*35) 9 8411-0102

04/10/2019
Registro da Oficina de Artes Cênicas | Experimentações Poéticas na Busca de Si, ministrado por Gláucia Venâncio e Laura ...
19/12/2018

Registro da Oficina de Artes Cênicas | Experimentações Poéticas na Busca de Si, ministrado por Gláucia Venâncio e Laura Reis.

Imagens: Igor Yves | Igor Yves Photography

Confira!

Registro da Oficina Experimentações Póeticas na Buscar de Si. Coordenada pelas atrizes Gláucia Venâncio e Laura Reis. Realizada…

Dia 22 tem Recital de Natal, organizado pela Corporação Musical Lira Cônego Benedito Profício.Não fique de fora!
17/12/2018

Dia 22 tem Recital de Natal, organizado pela Corporação Musical Lira Cônego Benedito Profício.

Não fique de fora!

🎄🎅Nosso recital de Natal será realizado no sábado dia 22/12 as 20h na praça!

Contamos com a presença de todos vocês!!!

Conheça a história de Carol Fernandes.Por Gabriel Couto (Blog Paraíso Informa)
17/12/2018

Conheça a história de Carol Fernandes.

Por Gabriel Couto (Blog Paraíso Informa)

📸📺
A transexual Carol Fernandes está prestes a concluir mais uma etapa da sua vida: ser professora.

Por: Gabriel Couto

Em um país que ostenta incríveis homicídios de transexuais e travestis nos últimos dez anos, Carol Fernandes não se deixou abater e tampouco se amendrotou com o pesar da intolerância da sociedade sobre a sua cabeça. Com 34 anos e formada em magistério há quase 2 anos, a futura professora decidiu desbravar o mundo com a sua garra e começou a lutar pelos seus sonhos aos 30 anos. Em uma entrevista com o Blog Paraíso Informa, Carol conta como foi a sua infância, seus dilemas e como deu a volta por cima.

Acompanhe:

Nascida no dia 21/12/1983, data que sua mãe nunca esquece, como faz questão de dizer, a mineira confessa que não considera a sua infância complicada, mas sim que todos temos dificuldades - outros até mais graves, diz ela se referindo a amigas e amigos da comunidade LGBT (lésbicas, g**s, bissexuais, transexuais, travestis ou transgêneros):

"Eu não digo que tive uma infância triste perto de outras colegas LGBTs que contam os seus relatos, até mesmo de pais que as colocaram para fora de casa. Eu não me considero uma pessoa que sofreu", conta Carol relembrando o seu passado ainda criança.

Aos 6 anos idade, a garota foi pela primeira vez a escola mesmo com muita dificuldade. Com trejeitos e comportamentos intitulados à meninas, Carol teve que se recriminar, pois era obrigada a praticar atividades com os meninos de sua turma - até mesmo jogar futebol - tarefa que ela diz não ser muito fã até hoje.

Já matriculada no primeiro ano primário, Carol passou por uma série de implicâncias por parte de uma professora. Com isso, aderiu um sério problema e já não conseguia aproveitar de maneira positiva o ensino. Na mesma época, devido ao conflito, foi enviada para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Paraisópolis - MG, a mando de uma diretora da escola.

"Na APAE eu fui alfabetizada. Fiquei na APAE por 5 anos. Um trabalho lento, mas muito bem feito", relembra Carol sobre a sua época de maior dificuldade.

Passaram os anos, a menina foi ingressada novamente no ensino regular. No 4° ano primário, teve que sair da escola devido a necessidade de trabalhar e também por ser alvo de piadas entre seus colegas. A sua adolescência conturbada fez com que saísse por várias vezes da rede de ensino.

"Eu evadia demais e fazia coisas simplesmente por fazer. Fui deixando de ir a escola por preconceito, pois os colegas debochavam de mim e me insultavam", conta com tristeza dos seus momentos quando jovem.

Na fase adulta, já com 30 anos de idade, Carol terminou os estudos no ensino médio e se formou em magistério, em 2016, na Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo.

A carreira:

Cursando Pedagogia e trabalhando como monitora da instituição de ensino que a ajudou, a APAE, Carol nos contou como foi a aceitação dos colegas, como ela se define hoje em dia, origem do desejo de ser professora e se resumiu em apenas uma frase curta:

Blog: quem é a Carol Fernandes?

Carol: "Carol Fernandes é uma pessoa talvez com desejos, sonhos e propósitos a realizar. Empática, capaz de compreender mentes que não há compreendem"

Blog: como surgiu o desejo de ser professora?

Carol: "Desejo de concepção. Não encontro época para esse talento. Ser professor é passar conhecimentos e para isso não preciso ser graduada. De professor todos temos um pouco. Para a sociedade, ética parece impor respeito e para a educação eu faço meu respeito. Então o desejo de ser professora é razão social. É equilíbrio filosofal. É mostrar que sou capaz de ensinar sem incentivar o ódio, conflito e discórdia"

Blog: você foi bem aceita por suas colegas?

Carol: "Sim, fui muito bem acolhida e quando cumpri meu estágio senti um pouco de medo por sermos imagem de sociedade, mas famílias, crianças e professores das instituições por onde passei me incentivaram a continuar meu trabalho, aí peguei amor na profissão"

Blog: uma frase curta que define a Carol mulher, profissional e ética?

Carol: "Ser gentil é educação, compreender é vocação!"

Fechamento desta matéria às 19h38min do dia 08/12/2018, sábado. Entrevista realizada via internet.

Foto reprodução Facebook/ página da entrevistada.

05/06/2018

A 20ª OPIS recebe uma das maiores atletas do país!

Em parceria com o Banco do Brasil, a OPIS 2018 receberá em sua Abertura Oficial, no dia 23 de junho, uma grande atleta brasileira.

Com três medalhas olímpicas e uma diversidade de títulos internacionais e nacionais, é sem sombra de dúvidas uma das maiores representantes do esporte brasileiro.

Quer saber quem é?

Dia 23 ela estará aqui!

Compartilhe esse post, dizendo o nome da atleta nos comentários e concorra a 10 camisetas autografados na hora pela atleta.

Vem pra OPIS 20 ANOS você também!
Vamos ajudar quem sempre nos ajudou!

A OPIS VEM AÍ!A Abertura Oficial dos Jogos acontecerá no dia 23 de junho, na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz) e já...
18/05/2018

A OPIS VEM AÍ!

A Abertura Oficial dos Jogos acontecerá no dia 23 de junho, na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz) e já tem atração confirmada!

Sabe quem é?

Fique por dentro das novidades!

Confirme sua presença no evento:
https://goo.gl/WbAU6b

A Casa de Cultura Irmãs Carvalho presta nossa solidariedade aos familiares do queridíssimo seu Paulinho Almeida pelo seu...
12/05/2018

A Casa de Cultura Irmãs Carvalho presta nossa solidariedade aos familiares do queridíssimo seu Paulinho Almeida pelo seu falecimento.

“A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho…

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.”

Santo Agostinho

Nosso Mestre, o mago do café, o "seu" Paulinho. Resolveu seguir o caminho e nos iluminar lá de cima, mas seguiremos os ensinamentos por ele deixado. Somos gratos por termos tido a oportunidade de ter feito parte da vida dele e ele da nossa.
Que a bondade, caráter, conhecimento e amor que ele colocou em tudo que fez perpetue sempre entre nós.
Estamos aqui para te dar orgulho e somos orgulhosos por ter você sempre em nossas vidas.
Obrigado Pai, obrigada Paulinho.

with
・・・
Este é Paulo Sérgio de Almeida, ou Paulinho para os mais conhecidos. Há anos, na cidade de Paraisópolis, na Mantiqueira de Minas ele produz cafés da melhor qualidade.
A fazenda Santa Terezinha era um local onde se produzia apenas cafés tradicionais, até Paulo passar por um problema nos rins, que acreditava ter sido causado por uma intoxicação pelo uso de adubos químicos, e então começou a produzir cafés especiais e se tornou uma referência no ramo.

Paulo aprendeu de forma autodidata tudo sobre café, e conquistou em 2001, (primeiro ano que participou) o prêmio Cup of Excellence, uma das maiores honras do universo cafeeiro. Paulinho é um ! || 📷

|| CULTURA & ESPORTE ||TORNEIOS ESPORTIVOS E EVENTOS CULTURAIS MARCAM O 1º DE MAIO EM PARAISÓPOLISO feriado de 1º de mai...
02/05/2018

|| CULTURA & ESPORTE ||

TORNEIOS ESPORTIVOS E EVENTOS CULTURAIS MARCAM O 1º DE MAIO EM PARAISÓPOLIS

O feriado de 1º de maio foi recheado de atividades esportivas e culturais em Paraisópolis. Os eventos foram organizados pelos departamentos de Cultura e Esporte da Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020).

Na segunda-feira, 30 de abril, oito equipes participaram do I Torneio do Trabalhador Nanazê de Futsal. A competição aconteceu na Área de Lazer Maria Braga Cabral e contou com mais de 60 atletas inscritos. No final, Os Parça sagrou-se campeão.

Na terça-feira, 1º de maio, foi a vez do futebol. O I Torneio do Trabalhador de Futebol de Campo contou, também, com oito clubes envolvidos. Equipes de vários bairros de Paraisópolis e também de Consolação foram inscritas.

O público que compareceu ao Estádio Municipal São José assistiu ao título do Corinthians de Paraisópolis.

Cultura

No domingo (29), o Departamento de Cultura promoveu mais uma domingueira. O evento aconteceu durante a tarde na Praça Coronel José Vieira. A cantora Simone subiu ao palco e teve canções da MPB em seu repertório. À noite, o pagode tomou conta com a Grupo Deixa Acontecer.

As Domingueiras são idealizadas pela Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020) em parceria com os comerciantes.



Prefeitura de Paraisópolis/MG
Adm. 2017-2020


Curta a página da Prefeitura de Paraisópolis no Facebook
www.facebook.com/prefeituradeparaisopolis

Visite o site da Prefeitura de Paraisópolis
www.paraisopolis.mg.gov.br

Hoje tem Festa da Serra dos Pereiras!Vamos pra lá!
28/04/2018

Hoje tem Festa da Serra dos Pereiras!

Vamos pra lá!

Endereço

Rua Sete De Setembro, 702
Paraisópolis, MG
37660-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 17:00
Terça-feira 07:00 - 17:00
Quarta-feira 07:00 - 17:00
Quinta-feira 07:00 - 17:00
Sexta-feira 07:00 - 17:00

Telefone

3651-4355

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Casa de Cultura Irmãs Carvalho posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar