28/04/2026
🚀✨💥 DIA HISTÓRICO PARA A REGIÃO – Ontem, 27 de abril, foi celebrada a assinatura de transferência da propriedade do terreno da Trensurb, localizado no centro de Novo Hamburgo, para o IFSul. A cerimônia ocorreu na Praça Punta Del Este, em frente ao shopping, e contou com a presença do diretor de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Charles Okama de Souza; do reitor do IFSul, Carlos Corrêa; do diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia; do diretor-geral do IFSul Novo Hamburgo, Rodrigo Dias; entre outras autoridades.
📌🏫 Com a formalização da doação, a área situada entre a Avenida Nações Unidas e as ruas 5 de Abril, Marcílio Dias e Imperatriz Leopoldina passa, oficialmente, a ser do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Atualmente instalado no bairro Industrial, o Câmpus Novo Hamburgo atende cerca de 500 estudantes e, em sua futura sede, poderá ampliar esse número para até 2 mil, com a oferta de novos cursos técnicos integrados e a implantação dos seus primeiros cursos de graduação.
💚🎯 A previsão de investimento para a construção no novo espaço é de aproximadamente R$ 15 milhões, em projeto que inclui dois prédios multipavimento, refeitório, portaria, estacionamento e quadra esportiva. A execução da obra ainda depende da garantia de recursos no orçamento do Governo Federal.