28/05/2026
Nova Prata sediou oficina regional para elaboração dos Planos Municipais de Educação 2026/2036
A Câmara de Vereadores de Nova Prata sediou, nos dias 11 e 12 de maio, a Oficina de Dados e Metodologia para Elaboração dos Planos Municipais de Educação para o próximo decênio (PME 2026/2036). A atividade reuniu gestores educacionais e integrantes das comissões gestoras municipais da região num importante momento de formação sobre planejamento e construção coletiva das metas educacionais para a próxima década.
A oficina foi promovida por meio de uma articulação entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) e a Comissão Gestora Estadual e Coordenação Estadual (compostas pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Undime, Uncme e FEE) — responsáveis pela organização das atividades em regime de cooperação com as Secretarias Municipais de Educação e as Comissões Gestoras Municipais.
O município de Nova Prata foi escolhido como município sede da formação, recebendo representantes dos municípios de Paraí, Protásio Alves, São Jorge, Fagundes Varela, Nova Bassano, Guabiju, Veranópolis, Vista Alegre do Prata e Vila Flores.
Os trabalhos foram conduzidos pela técnica local da Rede de Cooperação Técnica do Rio Grande do Sul Mara Susana da Rosa Souza. Durante os dois dias de atividades, os participantes aprofundaram discussões sobre diagnóstico educacional, metas, indicadores e estratégias para a formulação dos PMEs, fortalecendo o planejamento educacional regional e o regime de colaboração entre os municípios e os diferentes órgãos ligados à educação pública.