26/08/2019
Com relação aos 106 anos de nossa querida escola, queremos novamente parabenizar todos os alunos que aqui estudam e estão deixando suas histórias, e também aos que por aqui passaram e temos a certeza de que recordam com carinho e emoção esse tempo ido. Agradecer também à toda equipe de trabalho que constroem arduamente, dia a dia o referencial curricular da nossa querida " Dr. Fábio". E sem menos valor às equipes que por aqui passaram e deixaram o seu valoroso "labor". Não foram em vão, tenham essa certeza. Todos os comentários postados aqui na nossa página, foram construtivos. Agradecemos imensamente a participação. Diante de algumas dúvidas que surgiram no decorrer das visitas à nossa página, deixamos aqui, uma nota de esclarecimento com relação à data da criação. Esclarecemos também, que para chegarmos à essa conclusão foram meses árduos de empenho, trabalho, pesquisas, entrevistas, fotografias, vídeos, telefonemas e muitas viagens à Rosário Oeste, Diamantino e Cuiabá. Faremos um breve resumo.
_________________________________________________
Nossa querida escola, iniciou sua carreira escolar em 1913.
*Decreto Lei nº 339 de 19/08/1913 ( o então Presidente do Estado de Mato Grosso - Doutor Joaquim Augusto da Costa Marques) criou a "Escola Mista de Instrução Primária", quando ainda pertencia ao município de Rosário Oeste;
*Decreto Lei nº 920 de 08/11/1960 a escola passa ser denominada Escolas Reunidas; em 1961 ( ato governamental nº 13.995 - de 24/04/1961 nomeou-se a primeira diretora Iza da Silva Rondon);
*Com a Lei 1943 de 11/11/1963, há o desmembramento de Rosário Oeste, criando o município de Nobres ( primeiro Prefeito de Nobres - Nelson da Silva Nonato);
* Decreto Lei 982 - 01/07/1965 cria-se o Grupo escolar de Nobres;
* Decreto nº 1461 de 08/03/1971 cria-se o Grupo Escolar dr. Fábio Silvério de Farias;
* Decreto Lei nº 475 de 29/03/1976 finalmente a Escola Estadual de I Grau Dr. Fábio Silvério de Farias.
_________________________________________________
Queremos aqui agradecer a todas as pessoas que nos auxiliaram contando as memórias guardadas, as fotografias, os cânticos, os nomes, as referências, as localizações espaciais, os fatos, e muitas outras coisas que nos foram fundamentais para construirmos a história da nossa escola, e acreditem, lágrimas rolaram durante o nosso trabalho de pesquisa. O nosso agradecimento especial vai para Dona Zilma Pereira da Silva - "insight" da pesquisa.
_____________________
Tudo começou quando existia algo intrigante com relação ao nome da nossa escola, cujo patrono não havia referências bibliográficas. Em meio às pesquisas, dona Zilma Pereira da Silva foi fundamental quando nos referendou o nome de Dr. Gabriel Novis Novaes. Foi realizado contato por telefone com o personagem que foi pronto a nos ajudar, inclusive com documento fotográfico. E finalmente conseguimos identificação biográfica do patrono da nossa escola, e completamos o acervo dos diretores da escola.
_____________________
Agradecemos a participação de todos na nossa página. Essa troca de informações nos enriquece.
Mais uma vez Parabéns à nossa amada Escola Estadual Dr. Fábio Silvério de Farias.