Túnel Charitas-Cafubá exclusivo para modalidades coletivas

Túnel Charitas-Cafubá exclusivo para modalidades coletivas Reflexão crítica sobre a utilidade social da obra conforme anunciada pela Prefeitura. Depois viraram duas faixas por sentido.

Esta página promove a reflexão crítica sobre o projeto da Prefeitura de Niterói para o túnel Charitas-Cafubá, que pretende encurtar a atual distância entre os distritos de Niterói e de Itaipu de 11,5 para 1,5km. O governo passado admitia conceder o túnel à iniciativa privada com pedágio equivalente ao custo de um litro de gasolina, com o argumento de que o contribuinte não deveria arcar com a obra

, mas quem a usasse. Já o atual governo anuncia que não vai cobrar pedágio, em compensação, vai endividar o município em R$ 292 milhões que, com juros por 25 anos, significará ao contribuinte em torno de R$ 650 milhões, ou algo em torno de R$ 200,00 a mais no seu IPTU durante todo esse período. Estavam previstas originalmente, no projeto de 2007, duas galerias com uma faixa por sentido. O atual governo propõe uma faixa para ônibus, duas para automóveis e uma ciclofaixa. O projeto está em fase de licenciamento ambiental pela própria Prefeitura e há cinco anos corre no Ministério Público o inquérito civil n. 48/07 sobre o tema. O MP já foi informado de que o EIA contraria a legislação ambiental, por não demonstrar o desempenho do projeto em face de alternativas, apesar delas existirem e estarem previstas no Plano Diretor. O estudo de impacto de vizinhança concluá que o atual engarrafamento de Icaraí chegaria ao túnel, passando por Charitas e São Francisco e que a velocidade seria 0km (zero) para uma faixa. Pretende-se aqui submeter à sua apreciação crítica uma outra alternativa, desenvolvida pelo grupo Mobile-LAB da UFRJ para o BNDES em 2000, que pretende oferecer à população um túnel público com ciclovia e de uso exclusivo para modalidades coletivas (isto é, numa primeira fase: ônibus do atual sistema e novos serviços para condomínios, com o objetivo de capturar parte da população que hoje desloca-se de carro). Com a proibição de automóveis no interior do túnel, torna-se desnecessária a abertura de duas galerias, diminuindo-se o custo um terço e também passa a ser possível manter a qualidade do ar no interior do túnel para uso por ciclovia (argumento usado pelo governo passado para desconsiderar a hipótese de ciclovia). É INCONCEBÍVEL QUE UM TÚNEL QUE LIGARÁ AS PRAIAS DA REGIÃO OCEÂNICA E DA BAÍA SEJA PROIBIDO ÀS BICICLETAS, MAS IGUALMENTE INADMISSÍVEL QUE UM GOVERNO QUE OSTENTE A MARCA DE AMBIENTALISTA, BOTAR CICLISTA PARA RESPIRAR GASES TÓXICOS EM ALTA CONCENTRAÇÃO. Mas a principal contribuição do túnel na proposta de Mobile-LAB seria conferir ao município receita, não por cobrar pedágio da população, mas por vender acessibilidade aos condomínios da Região Oceânica. Além de vender acessibilidade para condomínios privados, a administradora do túnel poderia concentrar a outorga de potencial adicional construtivo a esses condomínios que se baseassem em modalidades coletivas. Hoje a Prefeitura tem vendido potencial construtivo adicional (isto é: acima do que permite a lei) indiscriminadamente em Niterói, por isso a situação do trânsito em Icaraí, Jardim Icaraí e Centro. Com a proposta de Mobile-LAB, potencial construtivo adicional seria oferecido apenas para os empreendimentos que se basearem nos serviços coletivos oferecidos pela administração do túnel. COM ISSO, CRIA-SE EM NITERÓI UM NOVO MODELO DE URBANISMO SUSTENTÁVEL, COM PRIVILÉGIO PARA A MOBILIDADE EM MODALIDADES PÚBLICAS, RETIRANDO-SE AUTOMÓVEIS DAS VIAS, AO CONTRÁRIO DA BARRA DA TIJUCA, DEPENDENTE DO AUTOMÓVEL. A proposta de Mobile-LAB/UFRJ para o túnel induz, portanto, maior participação de modalidades coletivas na matriz de viagens da população, dando vantagens competitivas para os serviços especiais por ônibus. Com a proposta de Mobile-LAB, um morador da Região Oceânica poderá escolher: ou continua indo de carro para Niterói pela atual estrada de quase 12km ou vai por algum serviço expresso coletivo com atalho pelo túnel de 1,5km e pelas faixas seletivas. A taxa de mobilidade em automóvel em Niterói já é de 4 desvios-padrão acima da média metropolitana e dois desvios-padrão acima da taxa do Rio. Não há política de transporte sustentável dessa maneira. Não se pode continuar a privilegiar o uso do automóvel a despeito de serviços coletivos. O atual governo tem mostrado seu amadorismo em políticas integradas de transporte e uso do solo, quando aplica o instituto da Operação Urbana Consorciada no Centro para justificar a venda de certificados de potencial adicional construtivo por R 1 bilhão, mas para construir o túnel endivida o contribuinte. É toma lá dá cá: quase todo o dinheiro que estará entrando sairá pelo ralo dos juros. Deixe sua opinião e manifeste-se no processo de licenciamento ou junto ao Ministério Público. Não deixe que tomem uma decisão em seu nome se não concorda com ela.

Grande Estênio Gracinha!
10/12/2023

Grande Estênio Gracinha!

Happy Birthday to Legendary 🎉🎂👑

A MÁ-FÉ DA SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MOBILIDADE DE NITERÓI! A maior prova de que é uma ameaça à segurança jurí...
14/10/2017

A MÁ-FÉ DA SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MOBILIDADE DE NITERÓI!

A maior prova de que é uma ameaça à segurança jurídica da população aprovar-se um plano diretor vago, meramente conceitual, sem vínculo com a realidade – tal como a proposta que o governo municipal quer aprovar este mês – é a seguinte:

Enquanto elabora desde 2014 a minuta do plano diretor, o prefeito negocia um túnel entre Itaipu e Itaipuaçu que sequer foi citado nas audiências públicas ou sequer aparece no plano proposto.

Portanto, quando esse secretário de urbanismo de Niterói anuncia que o modelo conceitual por trás da proposta de governo é de uma cidade compacta de alta densidade, É MENTIRA! A meta é induzir a construção civil em mais de 40km de costa: de Charitas à Barra de Maricá – a nova fronteira de expansão metropolitana que repete a mesma histórica estrutura radial-concêntrica – com a falsa justificativa de que é para criar escala de demanda de passageiros que justifique linhas aquaviárias sociais partindo de Charitas para o Rio. Um governo de MENTIRAS!

Não há ética nessa secretaria. Essa prática é reiterada desde 2013, quando declararam que o EIV da minuta de lei da OUC estabelecia as medidas mitigadoras de impactos, mas sequer estes foram quantificados.

O Ministério Público e o CAU precisam se manifestar! Se fosse na relação de consumo, isso seria considerado propaganda enganosa, mas a boa-fé objetiva também é princípio do Direito Público. Estão ludibriando a população e precisamos dar um basta!

Rodrigo Neves e Fabiano Horta planejam atrair negócios e facilitar fluxo de pessoas

27/08/2017

E aí? Gostando do túnel? Maravilha chegar mais rápido no engarrafamento, né? Agora, no pico, engarrafa de S. Francisco à Ponte Rio Niterói... Imagina daqui a 5 anos, quando começarem a pipocar prédios na Região Oceânica... Mas aí vai ser outro prefeito...

19/08/2017

Valeu pelas 401 curtidas!

Reflexão crítica sobre a utilidade social da obra conforme anunciada pela Prefeitura.

O PERFORMÁTICO MASCARADO.Equipe técnica de Niterói acéfala em matéria de mobilidade: inaugurou o túnel Charitas-Cafubá s...
23/05/2017

O PERFORMÁTICO MASCARADO.

Equipe técnica de Niterói acéfala em matéria de mobilidade: inaugurou o túnel Charitas-Cafubá sem noção do impacto viário e sem implantar o sistema de BRT em todo o município. Agora diz que vai estudar o problema que ela mesma agravou, mas já transfere o problema para a Ecoponte... Ao mesmo tempo quer "alinhar os discursos". É tanta falta de autocrítica dessa equipe que sequer repara as contradições e equívocos que comete. O que faz um prefeito manter nos cargos de confiança aqueles que têm mostrado desconhecer o problema? É pra isso que serve nosso imposto?

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/prefeitura-ecoponte-culpam-uma-outra-pelos-engarrafamentos-diarios-21361831

Concessionária afirma que tempo de travessia caiu, mas prefeitura aponta acesso à rodovia como principal gargalo da cidade

A PROVA DA NEGLIGÊNCIA: QUEM VAI SER RESPONSABILIZADO?Quem vai pagar a conta por ter-se endividado o município apenas pa...
23/05/2017

A PROVA DA NEGLIGÊNCIA: QUEM VAI SER RESPONSABILIZADO?

Quem vai pagar a conta por ter-se endividado o município apenas para mudar o endereço do engarrafamento? Que medidas punitivas cabem aos autores do EIA que não estimaram esse óbvio congestionamento que tantas vezes avisamos aqui que aconteceria? Que medidas mitigadoras deveriam ter cabido ao Munícipio para reverter tão prejudicial impacto à qualidade de vida na cidade? O secretário de mobilidade não garantiu as condições para que o túnel operasse de forma eficiente, inverteu prioridades. Faltou planejamento. O túnel só foi inaugurado porque o governo anterior já havia iniciado o licenciamento, mas todas as condições para sua operação (tais como: BRT concluído e operante em todo o município, catamarãs com tarifa social, rede cicloviária concluída, etc.) foram negligenciadas. Se a prefeitura não tem ingerência sobre a tarifa dos catamarãs, precisava ter levado o BRT projetado por Lerner até o Centro para garantir efetiva integração modal. Que rabo preso há que possa justificar o prefeito manter em cargos de confiança quem se mostra incompetente ou irresponsável? É para isso que serve o alto imposto que pagamos?

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rjtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/tunel-charitas-cafuba-traz-transtorno-para-moradores/5885858/

Congestionamentos são rotina em Charitas e São Francisco. Moradores reclamam da falta de investimento em transportes públicos

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI SOBRE OS 2 ANOS DA CPI DOS TRANSPORTES – 07 DE MARÇO, 14 H.A UFRJ APRES...
29/02/2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI SOBRE OS 2 ANOS DA CPI DOS TRANSPORTES – 07 DE MARÇO, 14 H.

A UFRJ APRESENTARÁ RESULTADOS DE SUAS ANÁLISES E PESQUISAS. FORAM CONVIDADOS REPRESENTANTES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO RJ, RECEITA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO.

VENHA SE INFORMAR E MANIFESTAR SUA OPINIÃO.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI SOBRE OS 2 ANOS DA CPI DOS TRANSPORTES – 07 DE MARÇO, 14 H.

A UFRJ APRESENTARÁ RESULTADOS DE SUAS ANÁLISES E PESQUISAS. FORAM CONVIDADOS REPRESENTANTES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO RJ, RECEITA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO.

VENHA SE INFORMAR E MANIFESTAR SUA OPINIÃO.

19/02/2016
AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI SOBRE OS 2 ANOS DA CPI DOS TRANSPORTES – 07 DE MARÇO, 14 H
17/02/2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI SOBRE OS 2 ANOS DA CPI DOS TRANSPORTES – 07 DE MARÇO, 14 H

14/02/2016

CURSO DE MOBILE-LAB/UFRJ PARA CANDIDATOS A VEREADOR DE NITERÓI

29/01/2016

Super Faturamento Das Tarifas De Ônibus De Niterói. __________________________________________________________________________________________

08/10/2015

PREFEITURA DE NITERÓI ESCONDE PESQUISA DA UFRJ, MAS A CONSIDERA NA CAMPANHA MILIONÁRIA QUE COLOCOU NA TV.

A pesquisa da UFRJ com a população de Niterói sobre o Plano Diretor já está produzindo efeitos: a campanha publicitária milionária que o governo municipal contratou para a TV informa que a Prefeitura entrega as obras que o povo pediu, tentando passar-se por participativo, o que, definitivamente, não é. O governo faz isso porque na pesquisa da UFRJ ficou claro que o povo quer participar da formulação de políticas, mas esse governo não consegue incorporar, de fato, o que o povo quer, porque os projetos são desenvolvidos fora da prefeitura, nos escritórios técnicos das empresas que financiaram sua campanha. Foi assim na OUC, no PUR Pendotiba e no diagnóstico do PD. E a pesquisa da UFRJ mostrou mais: o Plano vigente não teve eficácia, dado não terem sido alcançados seus principais objetivos; a população desconhece os instrumentos que tem para promover desenvolvimento urbano e sequer conhece quem a representa no Compur; não se pode mais aceitar projetos cujos indicadores de desempenho não são confrontados com alternativas e chega de política a serviço de grupos que financiam campanhas! Ou seja: a pesquisa da UFRJ mostra que o novo Plano Diretor deve ter menos indicações de projetos e obras, que acabam sendo abandonadas por falta de continuidade administrativa e cultura de planejamento e gestão integrados, e ser mais principiológico, isto é, com definição clara dos critérios que deverão obrigatoriamente ser considerados para a escolha dos melhores projetos e obras no futuro. E a população definiu esses critérios! E é disso que esse governo e seus financiadores fogem: da vontade popular! Porque se o PD já fosse assim, esse governo não poderia ter enterrado o Plano Lerner que só serviu para a mise-en-scène da licitação de ônibus de 2012 e foi substituído por um projeto desenvolvido pelo consultor técnico do Setrerj com a finalidade de trocar a frota por uma muito mais cara como estratégia para garantir a remuneração de capital dos consórcios, compensando a redução da frota que se torna imperiosa para eliminar a ineficiência que caracteriza o atual sistema.

Endereço

Bhls Transoceânica
Niterói, RJ

Telefone

33212000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Túnel Charitas-Cafubá exclusivo para modalidades coletivas posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar