12/01/2021
Neste final de ciclo deixo abaixo um breve relato das principais ações em cerca de 10 meses de trabalhos.
A Secretaria de Municipal de Políticas de Dr**as (SEPOD) precisou se reinventar na pandemia para manter o acompanhamento e as atividades para a população niteroiense
Atividades físicas online, WhatsApp para atendimento remoto e orientação, distribuição de cartilhas educativas e debates virtuais foram as principais ferramentas neste período
A Sepod foi criada em 2019, por aprovação em Lei, de projeto enviado por iniciativa do prefeito Rodrigo Neves, tendo como grande defensor na Câmara, o veredor Sandro Araújo.
Com o objetivo de promover políticas públicas voltadas para o tema, álcool e drogad, o trabalho foi até então, realizado em parceria com secretarias que se complementam em ações e políticas públicas afins.
A pasta é composta por três pilares: prevenção, cuidado e reinserção social. Durante a pandemia do novo coronavírus, a Sepod precisou adaptar as ações de campo, para o mundo virtual mantendo o acompanhamento dos usuários durante todo o período.
As atividades físicas, que eram ofertadas nos Hortos, escolas e praças, como yoga e artes marciais, foram levadas para o mundo virtual para que os participantes pudessem continuar suas aulas, durante as manhãs, de segunda a sexta. Além disso, os alunos recebiam informações atualizadas a respeito do uso abusivo de dr**as e procedimentos gerais sobre a Covid-19.
Todas as quintas-feiras, a secretaria promoveu atividades online com convidados diversos para debater os efeitos físicos, mentais e sociais do uso abusivo de dr**as e seus problemas associados, principalmente nos períodos de quarentena.
Mais de 30 lives com pessoas de atividades diversas como psicólogos, dependentes químicos, grupos de apoio e mútua ajuda, psiquiatras, pedagogas, advogados, policiais, artistas, promotores culturais e diversas outras pessoas com alguma experiência com álcool e outras dr**as. Alguns destes debates estão disponíveis no IGTV .
De forma virtual, estivemos com a diretoria, professores, pais e responsáveis e alunos do Colégio Plínio Leite. Foram 120 alunos, do 9º ano e do Ensino Fundamental II até o 3º ano do Ensino Médio. Aproveitamos que estavam com aulas on-line e fizemos uma série de palestras informativas, como um projeto piloto do Hora da Resenha. Para 2021, a ideia era ampliar para outras escolas.
Ao longo de 2020, os servidores da Secretaria passaram por capacitações e atualizações, fizemos uma boa parceria com os profissionais da Coordenadoria de Saúde Mental e também oferecemos um curso para os profissionais do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu) e agentes da Guarda Municipal.
Reativamos o Conselho de Políticas Sobre Dr**as (Comad), onde a sociedade civil tem a possibilidade de participação nas políticas públicas, através de reuniões permanente e independente do poder executivo, não só cobrando e fiscalizando mas também agindo.
Outra atividade desenvolvida pelos agentes da Sepod foi distribuição de quase 100 mil cartilhas do tipo revista com as temáticas: álcool, crack, maconha e co***na. A revista tem o objetivo de mostrar, de forma lúdica, informações preventivas sobre o uso de cada substância, orientando os pais sobre como lidar com estas questões caso elas aconteçam em seus próprios lares. As cartilhas foram entregues por agentes da Sepod durante todo o ano de 2020 em diversos pontos da cidade como em farmácias, academias, centro dos alcoólicos anônimos e hotel social, cinema drive-in, junto a distribuição de cestas básicas e cartões sociais, entre outros.
Acreditamos ter deixado um legado, e agora é ver qual a próxima missão, e aproveito para me despedir com agradecimentos ao time que esteve comigo e a todos que me ajudaram a participar desta empreitada, não foram poucos.