Diretoria de Ensino Fundamental

Diretoria de Ensino Fundamental Coordenação de Ensino Fundamental de 3º e 4º Ciclos da Fundação Municipal de Educação de Niterói

Semana de Arte Moderna de 22Inserida nas festividades em comemoração do centenário da independência do Brasil, em 1922, ...
14/02/2022

Semana de Arte Moderna de 22

Inserida nas festividades em comemoração do centenário da independência do Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX.

Entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, realiza-se no Theatro Municipal de São Paulo um festival com uma exposição com cerca de 100 obras e três sessões litero-musicais noturnas.

Entre os pintores participam Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Ferrignac, John Graz,Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Yan de Almeida Prado e Antônio Paim Vieira, com dois trabalhos feitos a quatro mãos, e o carioca Alberto Martins Ribeiro. No campo da escultura, estão Victor Brecheret, Wilhelm Haarberg e Hildegardo Velloso. A arquitetura é representada por Antônio Garcia Moya e Georg Przyrembel. Entre os literatos e poetas, tomam parte Graça Ar**ha, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Renato de Almeida, Ronald de Carvalho, Tácito de Almeida, além de Manuel Bandeira com a leitura do poema Os Sapos.

A programação musical traz composições de Villa-Lobos e Debussy, interpretadas por Guiomar Novaes e Hernani Braga, entre outros.

A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens.

As discussões em torno da necessidade de renovação das artes surgem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em exposições, como a de Anita Malfatti em 1917.

Em 1921 já existe, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do
centenário em momento de emancipação artística.

No entanto, é no salão do mecenas Paulo Prado, em fins desse ano, que a ideia de um festival com duração de uma semana, trazendo
manifestações artísticas diversas, toma forma inspirado na Semaine de Fêtes de Deauville,
projeto realizado em uma cidade francesa.

A partir do começo do século XX era perceptível uma inquietação por parte de artistas e intelectuais em relação ao academicismo que imperava no cenário artístico.

Apesar de vários artistas passarem temporadas em Paris, eles ainda não traziam as informações dos movimentos de vanguarda que efervesciam na Europa.

As primeiras exposições expressionistas que
passaram pelo Brasil - a de Lasar Segall em 1913 e, um ano depois a de Anita Malfatti - não despertaram atenção; é somente em 1917, com a segunda exposição de Malfatti, ou mais ainda,
com a crítica que esta recebeu de Monteiro Lobato, que vai ocorrer uma polarização das ideias
renovadoras.

Através do empresário Paulo Prado e de Di Cavalcanti, o verdadeiro articulador, que imaginou uma semana de escândalos, organiza-se um evento que irá pregar a renovação da arte e a temática nativista.

Hoje é dia de  ,I Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública.O I Seminário Intersetorial para Valoriza...
11/02/2022

Hoje é dia de
,
I Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública.
O I Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública, idealizado pelo Movimento , em parceria com a Coordenação de 3º de 4º Ciclos, tem como intuito promover, entre educadores, um diálogo inspirador e encorajador para boas práticas. O desejo de contribuir de forma significativa para a prática do professor da Escola Pública relaciona-se ao entendimento de que o compromisso desse profissional é essencial para o sucesso da aprendizagem e da permanência dos alunos na escola, que são objetivos perseguidos.
Com uma programação que se pretende rica e diversificada, o evento contou com palestras; debates; relatos de experiência de boas práticas (com emissão de certificados de apresentação); além de mesa com representantes de diferentes instituições implicadas no desenvolvimento da qualidade da educação nos territórios de Niterói e São Gonçalo, como unidades de educação básica, secretarias de educação, universidades e organizações privadas e não-governamentais.
Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.
.jca

As aulas voltaram hoje em nossa rede e é com muita alegria que a Coordenação de 3o e 4o ciclos deseja a todos os nossos ...
08/02/2022

As aulas voltaram hoje em nossa rede e é com muita alegria que a Coordenação de 3o e 4o ciclos deseja a todos os nossos professores um excelente retorno. Que tenhamos um ano letivo leve, produtivo, e que possamos caminhar juntos novamente em busca de um ensino de excelência para nossos estudantes.
Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.
.jca

As coordenadoras pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática, de 3o e 4o ciclos, Letícia Franco e Vanessa Nunes, reuni...
04/02/2022

As coordenadoras pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática, de 3o e 4o ciclos, Letícia Franco e Vanessa Nunes, reuniram-se com os estagiários do PAI- Monitoria (Programa de Aprendizagem Intensiva) que estão atuando nas escolas de Ensino Fundamental da nossa Rede.
Auxiliar alunos e professores é extremamente necessário, sobretudo neste momento de retorno das aulas no contexto pandêmico em que é preciso traçar caminhos para a formulação de um plano de recuperação das aprendizagens.
Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.

.jca

Saiu o resultado da 16ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) que ocorreu...
19/01/2022

Saiu o resultado da 16ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) que ocorreu em 2021.

O aluno Daniel Gomes Machado da Escola Municipal Villa Lobos ganhou uma medalha de bronze.

Os alunos Jorge Miguel Farage Neto, e Lucas Braga Ramos da Escola Municipal Paulo Freire se destacaram ganhando Menções Honrosas.

Além disso a Escola Municipal Villa-Lobos foi uma das escolas premiadas ganhando um kit de material didático!

Nossos alunos são verdadeiros Talentos Olímpicos. Parabenizamos a todos os envolvidos e aos professores Francisco Albuquerque e Maria de Fátima Borges pelos resultados alcançados.

Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.


.jca

A Coordenação de 3° e 4° ciclos agradece toda parceria e comprometimento dos nossos professores em mais um ano tão desaf...
31/12/2021

A Coordenação de 3° e 4° ciclos agradece toda parceria e comprometimento dos nossos professores em mais um ano tão desafiador!! Agradece também, aos mais de 1200 professores que participaram dos nossos projetos e formações!! Na certeza de que todos acreditamos numa escola pública de qualidade, os coordenadores de 3° e 4° ciclos desejam um 2022 de muita Luz, fé na ciência e esperanças renovadas!!!!!
Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.
.jca

Na última terça, a E. M. Demenciano Antônio de Moura encerrou seu projeto sobre o Novembro Negro, com apresentação de da...
04/12/2021

Na última terça, a E. M. Demenciano Antônio de Moura encerrou seu projeto sobre o Novembro Negro, com apresentação de dança africana e exposição dos trabalhos desenvolvidos por seus alunos ao longo do mês!! Além da reprodução da entrevista dada ao RJTV, pela professora Michelle Morgado, da própria escola; o evento também contou com a presença da ceramista Gabriella Marinho e do escritor Douglas Coelho, autor do livro _As descobertas de Kito_ .

Gabriella Marinho é artista plástica e jornalista, e desenvolve um trabalho de pesquisa no qual investiga obras que destacam a relação dos povos africanos e diaspóricos com o barro. Entre suas produções se destacam a escultura, a pintura, a poesia e a fotografia.

Douglas Coelho é professor de espanhol, cursa publicidade e é dono da página Pretunhol. Destinado às séries iniciais do Ensino Fundamental, _As descobertas de Kito_ , possui protagonismo negro e através de sua linguagem simples e direta, trata de temas hispânicos para crianças. Escrito por um professor de espanhol que trabalha com este nível de escolaridade, o livro alcança os pequenos leitores, despertando o interesse pelos países que falam a mesma língua de Cervantes!!

Gabriella e Douglas, vocês são potência e, certamente, conhecê-los foi fundamental e, certamente, já fez a diferença na vida dos nossos alunos!!!
Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.
.jca

03/12/2021

Projeto Africanidades desenvolvido na E. M. Santos Dumont teve a moral de Tais 😍

Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.
.jca

Cartas para Niterói - escrevendo histórias e compartilhando memórias - Mais um  projeto do Clube STEAMEm tempos de tecno...
29/11/2021

Cartas para Niterói - escrevendo histórias e compartilhando memórias - Mais um projeto do Clube STEAM

Em tempos de tecnologia, as relações estão praticamente restritas aos meios eletrônicos, em especial pela intensificação do uso das redes sociais. O ano de 2020, marcado pela pandemia, nos colocou frente a um modo de vida que priorizava o uso das tecnologias, visto que o distanciamento social (e segregação espacial) se fez urgente.

Hoje, diante de uma nova realidade, percebemos a necessidade do fortalecimento das relações pessoais que perpassem pela linguagem do afeto, da memória e que possa contribuir para reconstrução do vínculo dos alunos com os diversos espaços da cidade.

Cartas para Niterói é um projeto interdisciplinar que busca a reaproximação dos jovens ao mundo real.
A Coordenação de 3º e 4º Ciclos através das Coordenações dos componentes curriculares de Arte, Geografia, História, Línguas Estrangeiras e Língua Portuguesa desenvolverá estratégias pedagógicas que favorecerão o equilíbrio entre o real e o virtual ressignificando as relações dos alunos com seus pares, sua escola, seu bairro e sua cidade.

Cartas para Niterói tem como base o uso da linguagem escrita, fotográfica e visual como meio de promoção da comunicação. A associação desses instrumentos de comunicação ao uso da tecnologia propiciará a percepção da amplitude da comunicação social e auxiliará os alunos que apresentam dificuldades na escrita.

Objetivos
• Conhecer gêneros textuais epistolares: carta, telegrama, bilhete, recado, página de diário, e-mail, depoimento nas redes sociais;
• Realizar atividade de campo pela cidade de Niterói (espaços culturais, históricos e naturais);
• Conhecer o processo de envio de correspondências nos Correios;
• Pesquisar sobre cartões postais e compreender a sua importância social, documental e artística;
• Desenvolver oficinas de fotografia, desenho e pintura;
• Ampliar a comunicação entre as disciplinas favorecendo o trabalho interdisciplinar.

Gostou do projeto? Acompanhe nossas postagens e entre em contato conosco, via DM.

ARTE.doc é uma série de conversas temáticas sobre arte e educação, conduzidas por professores e artistas, atuantes em un...
26/11/2021

ARTE.doc é uma série de conversas temáticas sobre arte e educação, conduzidas por professores e artistas, atuantes em universidades, escolas e instituições culturais que tenham como objetivo a produção e a difusão de conhecimentos e projetos ligados às áreas de arte e de educação.

Nosso próximo convidado:

José Roberto Pereira Peres

Artista, Pesquisador da História da Educação e Professor da FME/SME Niterói

"Arte e afrobrasilidade: uma experiência no primeiro segmento do Ensino Fundamental"

Dia 01 de dezembro às 10 horas

Link de inscrição: https://url.gratis/uyfRuv

Transmissão pela Plataforma ZOOM

Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.


.jca

25/11/2021

Mais uma atividade do Clube STEAM (Ciências).

Paramécio se alimentando. Imagem feita no microscópio no laboratório da E.M. Levi Carneiro.

Professor Ney Lanzellotti e estagiária Mariana Queiroz.

Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.

.jca

"Rodas de Conversa: escola pública entre línguas"Data: 24/11 das 10:00 às 12:00 e de 16:00 às 18:00Link  para inscrições...
23/11/2021

"Rodas de Conversa: escola pública entre línguas"

Data: 24/11 das 10:00 às 12:00 e de 16:00 às 18:00

Link para inscrições na bio:
https://forms.gle/uRSjuvYLFogJc33v8
O evento será realizado no Google Meet.

Parceria da Coordenação de 3° e 4° Ciclos com o Instituto de Letras da UFF com as Prof. Dra Del Carmen Daher (Língua Espanhola), Prof. Dra Cíntia Rabelo (Língua Inglesa) e Prof. Dra Joice Galli (Língua Francesa).
Quer ver mais? Siga nossa página, curta, comente, compartilhe.



.jca

Endereço

Rua São Pedro, 108, Centro
Niterói, RJ
24020-055

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Diretoria de Ensino Fundamental posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar