30/05/2026
CÂMARA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS — A CASA DO POVO
O mês de maio chega ao fim, mas a luta pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes deve permanecer como uma pauta constante da sociedade.
No último dia 18 de maio, data instituída pela Lei Federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000, a Câmara Municipal de Nilópolis reforçou a importância da conscientização e da proteção da infância. Durante a Sessão Ordinária, o 1º Secretário, vereador Binho, realizou a leitura de um texto sobre a origem da campanha, lembrando o caso de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, criança de apenas 8 anos de idade, vítima de um crime que chocou o país em 1973 e se tornou símbolo nacional da luta pelos direitos das crianças e adolescentes.
A data foi criada para manter viva a memória de Araceli e fortalecer o compromisso do poder público e da sociedade com a prevenção, a denúncia e o enfrentamento de toda forma de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em 2026, a Lei Federal nº 9.970/2000 completa 26 anos, enquanto o Caso Araceli completa 53 anos, reforçando a necessidade de que esta mobilização permaneça ativa durante todo o ano.
A Câmara Municipal de Nilópolis agradece a participação de todos que contribuíram para as ações do Maio Laranja e reafirma seu compromisso com a defesa da infância, da adolescência e dos direitos humanos.
📞 Em casos de suspeita ou confirmação de violência, denuncie pelo Disque 100. O sigilo é garantido.
🧡 Proteger crianças e adolescentes é dever da família, da sociedade e do Estado. — Art. 227 da Constituição Federal.