24/10/2025
XL FETEG – FESTIVAL DE TEATRO DO ESTUDANTE GUAÇUANO
Na última quinta-feira, 23 de outubro de 2025, a Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a solenidade de premiação do XL FETEG – Festival de Teatro do Estudante Guaçuano, no Teatro Tupec, do Centro Cultural Municipal “José Fantinato”.
Criado em 1984 com a participação de quatro escolas, o FETEG consolidou-se como um dos principais eventos culturais da cidade, reunindo estudantes das redes municipal, estadual, particular e de cursos livres. Em 2014, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Mogi Guaçu pela Lei nº 4.896.
Em comemoração à 40ª edição, os grupos homenagearam ex-participantes que marcaram o festival: Francisco Carlos Rodrigues, Joyce Campos, Rodrigo Francisco, Alfredo Barzon e Léo Barros. A programação iniciou-se em 29 de setembro com o espetáculo “As Presepadas das Marias de Mandacaru”, apresentado pelos alunos do Senac Mogi Guaçu, e se estendeu até a noite de premiação.
Na categoria Livre, o CAPS conquistou o 1º lugar com Aladdin, além dos prêmios de melhor ator (Renato Barbosa de Jesus), melhor atriz (Virgínia Aparecida Silva) e melhor direção (Luciana Granziera).
Na Infantojuvenil, o Colégio Integrado São Francisco obteve o 1º lugar, seguido pela EMEB Profa. Maria Diva Franco de Oliveira (2º lugar) e pela ETEC Euro Albino de Souza (3º lugar).
Na Adulta, a ETEC Euro Albino de Souza ficou em 1º lugar; a E.E. Padre Armani, com “O Caso da Atriz que Não Cantava”, conquistou o 2º lugar; e a ETEC Euro Albino de Souza obteve o 3º lugar com “Os Causos das Coisas Coisadas”.
A comissão avaliadora foi composta por Angélica Colombo, Neto Villar e Maiara Alves, em parceria com o Senac Mogi Guaçu, reafirmando o compromisso da Secretaria de Cultura com a formação artística e o acesso à cultura.
Durante a cerimônia, foi homenageada a atriz Viviane Casteliani, que passa a dar nome ao festival conforme a Lei nº 6.210/2025, em reconhecimento à sua contribuição às artes cênicas e à criação da Cia Parafernália, em 1991.
A Secretaria de Cultura agradece a todos os participantes e convida para o XLI FETEG – Festival de Teatro do Estudante Guaçuano “Viviane Casteliani”, em 2026.
Vida longa ao FETEG! 🎭