Organização Socialista Libertária

Organização Socialista Libertária Leia nosso manifesto: https://socialismolibertario.net/home/manifesto-de-fundacao/ Pela Revolução Social e o Socialismo Libertário!

Organização anarquista brasileira fundada em julho de 2023, adepta do especifismo.

🏴 BATE-PAPO EM BH | NOSSO PROJETO DE PODER POPULAR AUTOGESTIONÁRIO: Contribuições anarquistas para a luta socialista hoj...
27/05/2026

🏴 BATE-PAPO EM BH | NOSSO PROJETO DE PODER POPULAR AUTOGESTIONÁRIO: Contribuições anarquistas para a luta socialista hoje

A OSL convida a todas as pessoas que têm interesse em conhecer e se aproximar de nossa organização para a atividade que realizaremos no próximo dia 6/6, sábado, em Belo Horizonte. Com palestra de Felipe Corrêa, pesquisador do anarquismo e autor do livro "Bandeira Negra", e debate com nossa militância de diferentes partes do país, vamos apresentar nossa organização e nossa proposta para a luta socialista atualmente.

A Organização Socialista Libertária é uma organização política anarquista brasileira, adepta do plataformismo e do especifismo. Foi fundada em 2023, como expressão de um acúmulo de três décadas de anarquismo organizado no Brasil.

🗓️ 6/6 - sábado
🕒 15 horas
📍 Sind-REDE/BH
Av. Amazonas, 491 - Centro

✊🏽 Os próximos dias serão decisivos para milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país. A PEC que trata do fim...
26/05/2026

✊🏽 Os próximos dias serão decisivos para milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país. A PEC que trata do fim da escala 6x1 e da redução da jornada de trabalho sem redução salarial está em debate e deve ir a votação até o fim da semana, na Câmara dos Deputados, em meio a uma forte pressão do empresariado, da direita e do Centrão para desfigurar completamente as reivindicações históricas de redução de jornada da classe trabalhadora.

É hora de construir mobilizações em todo o país! Precisamos fortalecer panfletagens, assembleias, paralisações, manifestações e atos nos locais de trabalho, estudo e moradia. É necessário ocupar as ruas nos dias da votação e ampliar a pressão popular para impedir qualquer tentativa de rebaixamento das reivindicações.

✊🏽A marcha do dia 20 de maio que sairá do Largo da Batata até o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, deve ser compree...
19/05/2026

✊🏽A marcha do dia 20 de maio que sairá do Largo da Batata até o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, deve ser compreendida como parte de um processo mais amplo de organização e enfrentamento, cujo desafio central é transformar a indignação em força social organizada. Ela não pode ser encarada como o ponto final das mobilizações da educação e das universidades públicas neste início de 2026. O verdadeiro objetivo da mobilização deve ser fortalecer as greves em curso, ampliar as paralisações e construir, pela base, uma greve geral da educação e do funcionalismo público contra as políticas de privatização, sucateamento e repressão conduzidas pelos sucessivos governos do Estado de São Paulo, em específico na figura do governador atual Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Não marcharemos ao Palácio para realizar um gesto simbólico ou um simples desgaste eleitoral do governo de turno. Defendemos ir às ruas buscando impulsionar a organização concreta dos trabalhadores e estudantes, fortalecer as ocupações, ampliar as categorias em luta e avançar na construção de um movimento capaz de impor derrotas reais ao projeto das classes dominantes para o funcionalismo público de São Paulo, em especial a educação. Direitos não são conquistados pela troca de governantes, mas pela força coletiva da classe trabalhadora organizada e pela mobilização direta.

🇵🇸 Nakba significa “catástrofe” e é a forma que os palestinos se  referem à oficialização do Estado de Israel e o intens...
16/05/2026

🇵🇸 Nakba significa “catástrofe” e é a forma que os palestinos se referem à oficialização do Estado de Israel e o intenso processo genocida, com assaltos e destruição de vilas inteiras e migração forçada.

750 mil palestinos foram expulsos de suas casas, praticamente metade da população árabe na Palestina. A violência colonial antes promovida por milícias sionistas foi institucionalizada a partir daquele momento, com aval das grandes potências imperialistas e da ONU.

Ao longo desses 78 anos, o povo palestino resiste de diferentes formas e metódos enquanto o regime sionista, apoiado pela Europa e EUA, avança no seu projeto de limpeza étnica ocidentalizadora. Apesar das condenações de parte da comunidade internacional, grandes empresas ligadas ao genocídio atual em Gaza não sofrem nenhum tipo de punição.

Nos solidarizamos com a luta do povo palestino por autodeterminação, e reforçamos as reividincações para que o governo brasileiro corte todas as relações com o Estado de Apartheid de Israel.

PALESTINA LIVRE DO RIO AO MAR!

O mês de maio de 2006 é lembrado com um dos mais sangrentos do estado de SP. Em resposta a ataques ordenados pelo crime ...
15/05/2026

O mês de maio de 2006 é lembrado com um dos mais sangrentos do estado de SP. Em resposta a ataques ordenados pelo crime organizado, a polícia fez uma operação de revide que aterrorizou as periferias das cidades. Entre os dias 12 e 21 de maio daquele ano, 564 pessoas foram mortas, sendo 505 civis, a grande maioria sem qualquer ligação com o crime organizado. O caso ficou conhecido como Crimes de Maio, um dos maiores massacres já promovidos pelo Estado brasileiro.

Segundo estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo, ao menos 118 pessoas foram mortas em supostos confrontos com a polícia, e 4 foram comprovadamente executadas por policiais. Outras 53 foram executados por grupos encapuzados, e 50 executadas por figuras individuais. Grande parte dessas execuções eram cometidas por grupos de extermínio formados por policiais, mas as investigações nunca avançaram. As vítimas, quase sempre, eram jovens negros moradores das periferias.

Na busca por verdade e justiça, familiares das vítimas buscaram a luta autônoma e coletiva para se fortalecerem e denunciar os crimes. Na Baixada Santista surgiu o movimento Mães de Maio, formado principalmente por mães dos jovens executados. Nessas duas décadas, o movimento ganhou relevância, apoios, e seguiu denunciando os crimes do Estado, tanto nas mortes de maio de 2006 quanto nos massacres que se seguiram contra a parcela mais precarizada da classe trabalhadora. Apesar da impunidade perpetuada pelo judiciário, a luta das mães continua firme e incansável, consciente de que os Crimes de Maio se inserem em um amplo contexto de terrorismo do capital e do Estado.

Para lembrar a data, o Cordão da Mentira e as Mães de Maio saem às ruas de São Paulo neste sábado, dia 16, com concentração na Av. Paulista, próximo ao metrô Trianon-Masp, em ato conjunto com o movimento de solidariedade à Palestina, pelos 78 anos da Nakba. Convocamos a todas as pessoas a se somarem nessa manifestação!

✊🏼 As trabalhadoras e trabalhadores da rede municipal de educação de Belo Horizonte estão em greve desde o dia 27 de abr...
14/05/2026

✊🏼 As trabalhadoras e trabalhadores da rede municipal de educação de Belo Horizonte estão em greve desde o dia 27 de abril. Denunciam um verdadeiro “apagão” no funcionamento das escolas e da rede como um todo. Na maior assembleia desde o início do movimento, nesta quinta, dia 14, a categoria decidiu pela continuidade da greve.

A Secretaria de Educação de BH já caminha em crise há bastante tempo. O secretário anterior, Bruno Barral, é investigado por desvio de verbas na Secretaria de Educação de Salvador, fato que motivou seu afastamento, por ordem do STF, da pasta da capital mineira.

O Sind-Rede/BH, sindicato que representa a categoria, denuncia a falta de professores na educação infantil e no ensino fundamental, além da péssima qualidade dos materiais pedagógicos e uniformes escolares.

A situação que mais salta aos olhos é o desmonte do projeto de educação infantil em
tempo integral, ofertado às crianças de até cinco anos de idade, que prevê a atuação de professoras com formação profissional adequada, concursadas e em posse de seus cargos. A secretária de Educação, Nathalia Araujo, vem sucateano a oferta desta etapa da educação escolar, com o estabelecimento de um modelo de turno e contraturno, que prevê a contratação de pessoas sem formação adequada e sem concurso público, por meio de parceria público-privada. Isso representa um processo de terceirização do serviço, com repasse de verba pública para organizações da sociedade civil. Essas OSC, em sua maioria são entidades filantrópicas, de caráter religioso de matriz cristã e com largo envolvimento com vereadores e partidos políticos da extrema-direita da cidade.

Todas essas ações por parte do prefeito Alvaro Damião (União Brasil) e da secretária Nathalia Araujo levaram a categoria a mais uma greve e a se mobilizar também em torno da necessidade de instauração de uma CPI da Educação, cujo objetivo principal é descobrir a real destinação do dinheiro público.

A greve não é só um direito, ela se tornou uma necessidade dos trabalhadores e de toda a população. Torna-se um exemplo para todo Brasil na luta contra a precarização e privatização da educação pública.

Desde o início envolvida na luta, a OSL segue ombro a ombro no apoio a essa batalha!

TODA FORÇA À GREVE NA EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE!
PELO PODER POPULAR AUTOGESTIONÁRIO!

Organização Socialista Libertária
Maio de 2026

🎞️ CINECELIP SANA-MACAÉ/RJ - SINDICALISMO NA ERA DO CAPITALISMO DIGITAL🔥 Jornada de trabalho infinita, informalidade, ba...
12/05/2026

🎞️ CINECELIP SANA-MACAÉ/RJ - SINDICALISMO NA ERA DO CAPITALISMO DIGITAL

🔥 Jornada de trabalho infinita, informalidade, baixa remuneração, zero direitos trabalhistas e demissões por reivindicá-los: essa é a vida do proletariado digital. Não, não são empreendedores, parceiros nem funcionários. Já os donos, esses, sim, são patrões lucrando, como sempre, com a exploração da classe trabalhadora.

✊🏽 Uma coisa é certa, a luta apenas por regulamentação do trabalho em aplicativos e pelos demais direitos digitais trabalhistas está na ordem do dia. Mas não basta, pois não há sequer o direito de lutar. A transformação tem que ser profunda: revolucionária, auto-organizada de baixo para cima e permanente.

👩🏽‍💻👨🏽‍💻 Surgem novas formas de organização e referências de luta. Quais? Como o anarquismo se insere nelas?

🎬 No primeiro CineCelip no Sana, distrito rural de Macaé (RJ) vamos exibir o documentário Union (2024), sobre a organização sindical de trabalhadores da Amazon nos EUA.

📚 Sobre o CELIP
O discurso dominante dissemina uma “certa” história, que distorce o passado e reconhece sua ideologia como a única realidade possível. Além dessa história oficial, em nossos dias passam a surgir diversas leituras reacionárias do passado e do presente, impulsionadas pela lógica dos algoritmos das redes sociais. Pensando nessa situação, na demanda de conhecimento e na importância de uma história que lute contra o esquecimento das lutas das classes oprimidas, o Centro de Estudos Libertários Ideal Peres (CELIP) convida a todas as pessoas para o CineCELIP!

📅 Data: 17/05/26, domingo, das 11 às 13h

📍 Local: Bazar da Lala - Antiga Casa de Cultura Emilio Gatto - próximo ao Criasana - Sana - Macaé (RJ)

REPÚDIO À REPRESSÃO AOS ESTUDANTES DA USP E CHAMADO À LUTA! Manifestamos nosso repúdio à violenta ação dapolícia militar...
10/05/2026

REPÚDIO À REPRESSÃO AOS ESTUDANTES DA USP E CHAMADO À LUTA!

Manifestamos nosso repúdio à violenta ação da
polícia militar contra os estudantes em greve que ocupavam a Reitoria da USP.

· A ocupação foi uma resposta à intransigência do reitor Aluísio Segurado, que rompeu o diálogo com o movimento grevista e cancelou uma reunião já agendada.

· Enquanto diretores das unidades da universidade soltavam notas apoiando a postura da Reitoria e tentando isolar politicamente os estudantes, a administração central não só manteve seu fechamento ao diálogo como também acionou a polícia militar no início da ocupação.

Hoje pela manhã , no domingo de Dia das Mães, às 4h15, fruto dessa legitimação da burocracia universitária, a polícia invadiu a ocupação de forma ilegal, sem qualquer mediação. Os PMs utilizaram corredor polonês, bombas e agressões, resultando em diversos feridos — alguns com fraturas graves — e quatro detenções, com os estudantes sendo liberados ainda pela manhã.

Mesmo que se manifeste dizendo que não fez o chamado para a ação repressiva da PM, a Reitoria Segurado é a responsável por essa ação violenta, que contou com o apoio das direções de unidade que, com suas notas de repúdio aos estudantes, legitimaram a repressão.

A OSL manifesta:

· Total solidariedade aos estudantes;
· Apoio completo à greve estudantil, à ocupação e a todos os seus métodos de luta

Diante desse ataque absurdo, estaremos junto com os estudantes, funcionários e docentes da USP, Unesp e Unicamp a partir das 14 horas contra a ação inaceitável da PM de Tarcísio de Freitas e contra a intransigência da Reitoria de Segurado e em defesa das pautas das categorias em luta.

NESTA SEGUNDA-FEIRA (11/05) TODOS AO ATO UNIFICADO NA PRAÇA DA REPÚBLICA, ÀS 14H

Organização Socialista Libertária
Maio de 2026

07/05/2026

✊🏽Estudantes da USP em greve ocuparam hoje a reitoria da universidade, depois que a instituição anunciou o fechamento da mesa de negociações. Entre as reivindicações está o aumento real do PAFPE, programa de permanência estudantil. Todo apoio à mobilização!

Manifestamos nosso repúdio à condenação imposta pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo a José Maria de Almeida, pres...
05/05/2026

Manifestamos nosso repúdio à condenação imposta pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo a José Maria de Almeida, presidente nacional do PSTU. A sentença de dois anos de prisão em regime aberto, motivada por discurso público de denúncia aos crimes de guerra cometidos pelo Estado de Israel contra o povo palestino, é um grave atentado à liberdade de expressão e à solidariedade internacional.

Ao pretender tipificar como crime a crítica ao colonialismo e ao apartheid israelenses, o judiciário brasileiro alinha-se a uma ofensiva mais ampla de perseguição política a militantes, ativistas, jornalistas e organizações que se opõem ao genocídio em Gaza, mundo afora.

O Estado de Israel, enquanto estrutura nacional-territorial fundada sobre a expropriação, a segregação racial e o controle militar permanente, constitui uma expressão contemporânea do colonialismo. Criticar esse Estado, defender seu fim como entidade política baseada na supremacia étnica, e lutar por uma Palestina livre de toda dominação não equivale, de forma alguma, a atacar o povo judeu. Como já explicitado pelo próprio Zé Maria ao evocar o paralelo com o fim do apartheid sul-africano, essa distinção é elementar para qualquer perspectiva anticolonial e antirra***ta.

A condenação de Zé Maria inscreve-se em uma estratégia judicial promovida por entidades sionistas que buscam equiparar a crítica ao sionismo — ideologia política ra***ta e de extrema-direita — a uma suposta incitação ao ódio religioso ou étnico. Essa estratégia visa não apenas silenciar vozes isoladas, mas desmobilizar o movimento de solidariedade internacional ao povo palestino e criminalizar a própria denúncia do genocídio.
Enquanto isso, sob o silêncio das autoridades brasileiras, militantes e ativistas brasileiros são sequestrados em missão de solidariedade da Flotilha Global Sumud, que passava ainda por águas internacionais, e portava apenas suprimentos e insumos de vida para Gaza. Dentre 175 sequestrados estavam os brasileiros Mandi Coelho, do PSTU, e Thiago Ávila, que segue mantido em isolamento total.

Defender o povo palestino é um dever humanitário, não um crime. Crimes são o genocídio, o apartheid, a ocupação militar, a destruição de casas e hospitais, o cerco coletivo a uma população civil, sequestros e prisões políticas, promovidos por Israel. A decisão judicial contra Zé Maria se insere como um avanço a perseguições que já aconteceram com outras figuras como Breno Altman, Soraya Misleh, Mohamad el Kadri, Rawa Al-Sagheer e o centro cultural Al-Janiah.

Pelo fim de todo Estado colonial, ra***ta e genocida!
Palestina Livre!
Solidariedade Zé Maria e a todos que denunciam os crimes de guerra de Israel!
Liberdade imediata para os ativistas da Flotilha Global Sumud!
Contra a repressão judicial, organização e luta internacionalista!

Organização Socialista Libertária
Maio de 2026

Endereço

Mogi Das Cruzes, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Organização Socialista Libertária posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar