16/04/2026
📢 Comunicado à População: Proteção e Cuidado em Mineiros do Tietê
Olá, pessoal! Recentemente, a Prefeitura publicou o Decreto nº 032, e notamos que isso gerou algumas dúvidas e nas redes sociais. Queremos esclarecer do que se trata para que todos fiquem tranquilos e bem informados.
🌡️ Por que o decreto agora?
Estamos entrando no período de sazonalidade respiratória. Com a queda das temperaturas, é comum o aumento de casos de gripe, resfriados e outras síndromes respiratórias. O decreto tem como objetivo organizar os serviços públicos e garantir um atendimento seguro e eficiente para todos.
😷 O que muda na prática?
O foco principal é o ambiente de trabalho público. O uso de máscaras e o isolamento são indicados para pessoas com sintomas gripais (tosse, coriza, febre), como forma de proteger os demais.
💉 Como você pode ajudar?
PREVENÇÃO – Pequenas atitudes fazem toda a diferença:
• Vacinação: mantenha a vacina contra Influenza em dia, especialmente os grupos prioritários
• Higiene: lave as mãos com frequência ou use álcool em gel 70%
• Ambientes ventilados: mantenha janelas abertas sempre que possível
• Etiqueta respiratória: cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar
⚠️ Quando procurar atendimento?
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, em caso de sintomas mais intensos como febre persistente, falta de ar, dor no peito ou piora do estado geral, procure atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e/ou Pronto Atendimento.
O objetivo da Prefeitura Municipal/Departamento Municipal de Saúde é agir de forma preventiva, cuidando da saúde coletiva para que todos passem por esse período com segurança.
Cuidar de si é cuidar de todos. Vamos enfrentar o período de frio com responsabilidade!
Departamento Municipal de Saúde.