Secretaria Municipal de Educação - Mato Queimado

Secretaria Municipal de Educação - Mato Queimado " A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZAM ENTREGA DE DOAÇÕES AO HOSPITAL ROQUE GONZALES E APAE DE CAIBAT...
28/05/2026

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZAM ENTREGA DE DOAÇÕES AO HOSPITAL ROQUE GONZALES E APAE DE CAIBATÉ E MATO QUEIMADO

A solidariedade transformada em boas ações marcou mais um importante momento do projeto “Solidariedade de Bem com a Vida”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mato Queimado em parceria com a Administração Municipal. Nesta quinta-feira foi realizada a entrega oficial dos alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza arrecadados durante a ação de entrega das jaquetas aos estudantes da rede municipal e estadual de ensino e servidores municipais. A Entrega foi acompanhada das secretárias de Educação, Raquel Cattelam e de Administração, Ana Cláudia Welter.
As doações foram destinadas ao Hospital Roque Gonzales e a APAE de Caibaté e Mato Queimado, instituições que desempenham um papel essencial no cuidado, acolhimento e atendimento à comunidade regional. Foram entregues: 730 kg de alimentos não perecíveis, 90 litros de leite, 423 rolos de papel higiênico, entre outros materiais.
A entrega contou ainda com a presença da equipe da SMED, que acompanharam este importante gesto de empatia e compromisso social. O momento foi marcado pela emoção e pelo sentimento de gratidão, reforçando a importância da união entre escola, famílias e comunidade em ações que promovem o bem coletivo.
A campanha mobilizou estudantes, professores e famílias, mostrando que pequenos gestos podem gerar grandes transformações. Mais do que arrecadar mantimentos, o projeto teve como propósito fortalecer valores como solidariedade, responsabilidade, respeito e amor ao próximo, despertando nos alunos a consciência da importância de contribuir com a comunidade.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que iniciativas como esta fortalecem os laços humanos e evidenciam que a educação também acontece através das atitudes, do cuidado e da construção de uma sociedade mais sensível e solidária.
Prefeitura Municipal de Mato Queimado

19/05/2026
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA JAQUETAS FORTALECENDO AÇÕES DO PROJETO SOLIDARIEDADE DE BEM COM A VIDAO dia de hoje, 18 d...
18/05/2026

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA JAQUETAS FORTALECENDO AÇÕES DO PROJETO SOLIDARIEDADE DE BEM COM A VIDA

O dia de hoje, 18 de maio foi marcado por emoção, solidariedade e cuidado com o próximo em Mato Queimado. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Administração Municipal, realizou a entrega de jaquetas aos estudantes da rede municipal e estadual de ensino, dentro das ações do projeto “Solidariedade de Bem com a Vida”, projeto este que já existe a muitos anos em Mato Queimado.

A iniciativa teve como principal objetivo garantir mais conforto, proteção e bem-estar aos alunos durante os dias frios, reforçando o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida e o acolhimento das famílias mato-queimadenses. O momento da entrega foi repleto de alegria, sorrisos e gratidão por parte dos estudantes, que receberam as jaquetas com entusiasmo.

Mais do que uma simples peça de vestuário, a ação simboliza carinho, cuidado e responsabilidade social. Em um gesto de empatia e união, cada estudante realizou a troca da jaqueta por um alimento não perecível ou materiais de higiene e limpeza. As doações arrecadadas serão destinadas ao Hospital Roque Gonzales e a APAE de Caibaté e Mato Queimado, fortalecendo a corrente do bem e levando auxílio a quem mais precisa.

O projeto “Solidariedade de Bem com a Vida” busca despertar nos estudantes valores fundamentais como solidariedade, cidadania, respeito e responsabilidade social. Através de ações concretas, os alunos são incentivados a refletir sobre a importância de ajudar o próximo, participar ativamente da comunidade e desenvolver atitudes de acolhimento, compreensão e gentileza no cotidiano escolar e social.

A Administração Municipal destaca que investir na educação também é formar cidadãos mais humanos, conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Pequenos gestos realizados hoje certamente se transformarão em grandes exemplos para o futuro.

FORMAÇÃO DO PROGRAMA ALFABETIZA TCHÊ FORTALECE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM MATO QUEIMADO No dia 07 de maio de 2026, foi...
07/05/2026

FORMAÇÃO DO PROGRAMA ALFABETIZA TCHÊ FORTALECE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM MATO QUEIMADO

No dia 07 de maio de 2026, foi realizada mais uma importante etapa das formações do Programa Alfabetiza Tchê no município de Mato Queimado, reafirmando o compromisso com a qualidade da educação e com a aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O encontro integrou o ciclo de formações municipais e teve como objetivo qualificar ainda mais a prática docente, promovendo momentos de estudo, reflexão e troca de experiências entre os professores. Nesta segunda formação, foram aprofundados temas essenciais para o trabalho em sala de aula, com destaque para os princípios teórico-metodológicos que orientam a docência em alfabetização, reforçando a importância de um ensino intencional, planejado e alinhado às diretrizes do Programa Alfabetiza Tchê.
Outro ponto central abordado foi a equidade educacional no processo de alfabetização, considerando a heterogeneidade dos níveis de leitura e escrita presentes nas turmas. A discussão enfatizou a necessidade de estratégias pedagógicas diversificadas, capazes de atender às diferentes necessidades de aprendizagem dos estudantes, garantindo oportunidades reais de avanço para todos.
Além dos aspectos pedagógicos, foram abordados temas relacionados à neurobiologia do desenvolvimento, destacando o funcionamento do sistema nervoso e os processos de sinaptogênese, fundamentais para compreender como ocorre a aprendizagem. Também foram discutidos conceitos como neuroplasticidade, poda neural e reorganização cortical, ampliando o olhar dos professores sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças e suas implicações no processo de alfabetização.
A formação foi conduzida pelo Formador Municipal, que vem desempenhando papel fundamental no acompanhamento pedagógico das escolas, fortalecendo o diálogo com equipes gestoras e docentes e contribuindo para a construção de práticas cada vez mais qualificadas.

FORMAÇÃO DO PRO LEEI É REALIZADA EM MATO QUEIMADONo dia 30 de abril, às 13h30min, foi realizado no município de Mato Que...
30/04/2026

FORMAÇÃO DO PRO LEEI É REALIZADA EM MATO QUEIMADO

No dia 30 de abril, às 13h30min, foi realizado no município de Mato Queimado mais um importante encontro de formação do PROLEEI. A atividade aconteceu junto à Câmara de Vereadores de Mato Queimado e reuniu professores da Educação Infantil que atuam nas turmas de Maternal II, Pré I e Pré II, além de coordenadores escolares e representantes das Secretarias de Educação. A formação é realizada por professores dos municípios de Mato Queimado e Caibaté.

O momento foi marcado por estudos, trocas de experiências e integração entre os profissionais, fortalecendo práticas pedagógicas e ampliando conhecimentos voltados ao desenvolvimento das crianças na primeira infância.

A abertura do encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Raquel Cattelam que acolheu os participantes e destacou a relevância da formação continuada como elemento essencial para a qualificação do ensino.

A condução das atividades esteve a cargo da formadora municipal do PROLEEI, professora Aurora Beatriz Pires Ramos, que desenvolveu uma programação dinâmica, com propostas reflexivas, atividades lúdicas e momentos de interação entre os educadores.

O encontro reafirma o compromisso do município de Mato Queimado com a qualidade da educação desde os anos iniciais, valorizando os profissionais da área e incentivando o aperfeiçoamento constante das práticas educativas.

IRMÃ JOSÉLIA DESENVOLVE AÇÕES DE FORTALECIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO COM OS ESTUDANTESAo longo do ano de 2026, a irmã Joséli...
30/04/2026

IRMÃ JOSÉLIA DESENVOLVE AÇÕES DE FORTALECIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO COM OS ESTUDANTES

Ao longo do ano de 2026, a irmã Josélia, supervisora escolar da Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo importantes ações pedagógicas junto às turmas do Ensino Fundamental nas escolas do município.

Nesta semana, tiveram início as visitas às salas de aula, momento em que a supervisora realiza atividades como tomada de leitura dos estudantes, aplicação de ditados e atividades voltadas ao processo de alfabetização. Essas ações têm como objetivo acompanhar de perto o desenvolvimento das aprendizagens, identificando avanços e possíveis necessidades de intervenção.
Além disso, o trabalho também busca oferecer suporte pedagógico aos professores, contribuindo para o aprimoramento das práticas em sala de aula e o fortalecimento do ensino.

Cabe destacar que Mato Queimado alcançou, em 2025, o marco de 100% dos estudantes alfabetizados. Nesse contexto, as ações desenvolvidas pela irmã Josélia vêm somar esforços para a manutenção e qualificação desse resultado, reafirmando o compromisso do município com uma educação de excelência.

PROFESSORES DE MATO QUEIMADO RECEBEM FORMAÇÃO EM ROBÓTICA EDUCACIONAL         As professoras Mary Tania Ferrari e Adrian...
30/04/2026

PROFESSORES DE MATO QUEIMADO RECEBEM FORMAÇÃO EM ROBÓTICA EDUCACIONAL

As professoras Mary Tania Ferrari e Adriane Fins Salbego Peruzzi da rede municipal de ensino de Mato Queimado participaram de uma importante formação voltada à robótica educacional, com o objetivo de qualificar ainda mais as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. A formação foi ministrada por Matheus Hartmann da empresa Hey Peppers de Cerro Largo.
A capacitação proporcionou aos educadores conhecimentos teóricos e práticos sobre o uso da robótica como ferramenta de ensino, explorando possibilidades que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe entre os estudantes.
Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de vivenciar atividades com kits de robótica, compreender o funcionamento de projetos e planejar estratégias para a aplicação dos conteúdos nas diferentes etapas de ensino. A partir da formação realizada, os professores passarão a desenvolver aulas de robótica educacional nas Escolas Municipais Santo Estanislau e Dom Bosco, atendendo as turmas de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. As atividades serão planejadas em consonância com as diretrizes da BNCC, especialmente no que se refere à área de Computação, contemplando o desenvolvimento do pensamento computacional, da cultura digital e da resolução de problemas, de forma integrada aos conteúdos curriculares e ao cotidiano dos estudantes.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a inovação na educação, buscando integrar tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem e preparar os alunos para os desafios do futuro, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e significativas.

O Dia da Educação é mais do que uma data no calendário: é um momento de reconhecer que educar é um compromisso diário, c...
28/04/2026

O Dia da Educação é mais do que uma data no calendário: é um momento de reconhecer que educar é um compromisso diário, construído com dedicação, diálogo e esperança. A Educação não acontece apenas dentro da sala de aula, mas em cada gesto, em cada planejamento, em cada esforço coletivo voltado ao desenvolvimento de nossas crianças e jovens.

Em Mato Queimado, a Educação segue no caminho certo, guiada pelo trabalho comprometido de professores, equipes diretivas, funcionários, famílias, comunidade escolar, Secretaria Municipal de Educação e Administração Municipal.

Cada avanço, cada conquista e cada desafio superado mostram que estamos no caminho de uma educação cada vez mais humana, inclusiva e de qualidade.

Hoje celebramos, mas também reafirmamos que a Educação se constrói todos os dias, com responsabilidade e amor pelo que fazemos. F**a aqui a nossa gratidão a todos os envolvidos que, com empenho e dedicação, fazem a diferença na vida dos nossos estudantes e contribuem para um futuro melhor

A EDUCAÇÃO MUNICIPAL SEGUE PROMOVENDO EXPERIÊNCIAS QUE TRANSFORMAM! Como parte da oficina de Empreendedorismo, integrada...
23/04/2026

A EDUCAÇÃO MUNICIPAL SEGUE PROMOVENDO EXPERIÊNCIAS QUE TRANSFORMAM!

Como parte da oficina de Empreendedorismo, integrada à disciplina “Projeto de Vida”, os estudantes do 9º ano tiveram a oportunidade de vivenciar um momento especial: a visita de duas empreendedoras locais, que compartilharam suas trajetórias pessoais e profissionais, bem como o processo de construção de seus negócios.
Com histórias marcadas por contextos diferentes, as convidadas Fernanda Gallas - proprietária da Floricultura Canto Verde, de Caibaté - e Rute Deves - proprietária do Studio Rute Deves, de Mato Queimado - proporcionaram aos alunos um contato direto com realidades diversas, desafios superados e caminhos possíveis.
Mais do que conhecer sobre empreendedorismo, os estudantes puderam se reconhecer, refletir e se inspirar. O contato com diferentes histórias de vida é fundamental para o desenvolvimento humano, especialmente na adolescência, fase em que a construção da identidade, dos sonhos e dos projetos de futuro ganha ainda mais força.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SMED) em proporcionar aprendizagens significativas, conectadas com a vida real e com as múltiplas possibilidades que o mundo oferece.
Seguimos construindo uma educação que inspira, acolhe e amplia horizontes!

CAPACITAÇÃO DOS CIEES     Nesta sexta-feira, dia 17 de abril, foi realizada a capacitação dos CIEEs na Secretaria de Edu...
17/04/2026

CAPACITAÇÃO DOS CIEES

Nesta sexta-feira, dia 17 de abril, foi realizada a capacitação dos CIEEs na Secretaria de Educação, conduzida pela coordenadora pedagógica Patrícia de Souza Moura. Para iniciar o encontro, a Secretária de Educação, Raquel Cattelam agradeceu a presença de todos e reforçou o compromisso da Secretaria de Educação em proporcionar este momentos de capacitação para todos os envolvidos na escola.
Durante a formação, foram abordados temas relacionados às funções, responsabilidades e orientações gerais sobre o estágio, proporcionando um momento de aprendizado e alinhamento de práticas. Os estagiários também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações importantes, contribuindo para o desempenho mais seguro, qualificado e eficiente de suas atividades no ambiente escolar.
O encontro contou com a presença de todos os estagiários que atuam nas escolas da rede municipal. Foi um momento de formação contínua dos estagiários, contribuindo para a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas e para o fortalecimento da educação no município.

Endereço

Rua Monsenhor Wolski, Nº 1300
Mato Queimado, RS
97935000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria Municipal de Educação - Mato Queimado posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar