05/05/2022
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o piso nacional da enfermagem em R$ 4.750,00.
O texto também prevê que técnicos ganhem ao menos 70% desse valor, enquanto auxiliares e parteiras devem ter direito a 50% do piso.
Enquanto os deputados deliberavam sobre a medida proposta por Alexandre Padilha (PT-SP), caravanas de profissionais vindas de diferentes lugares do Brasil protestavam em frente ao Congresso Nacional. “A gente não sai daqui sem esse projeto de lei aprovado”, afirmou a técnica de enfermagem Iraciara Belizário ao Brasil de Fato.
Apesar da tentativa do partido Novo de retirar o projeto da pauta de votação desta quarta, o placar terminou com 449 votos a favor e 12 votos contrários ao texto, que tramitava no Legislativo federal desde maio de 2020.
Agora, o texto segue para sanção presidencial.
Leia mais no 📲 https://bdf.sh/f/4v441
, esta publicação apresenta descrição alternativa.