17/12/2021
A fotografia hoje é vista como um importante meio de comunicação, pois sabemos que podemos nos comunicar por meio de uma foto ou imagem. Ela é uma arte...uma poesia. E também uma forma de compreendermos nossa própria história.
“O poder que a fotografia tem de capturar e documentar os acontecimentos e histórias de toda uma Era vem quebrando muitas barreiras estruturais...eternizam momentos felizes; denunciam situações injustas; promovem pessoas; transformam objetos em arte.”
Pensar o Projeto Conexão Afro, e com ele, um ensaio fotográfico das nossas crianças e adolescentes, é demonstrar uma auto imagem positiva do ser negro, uma reflexão em sua autoestima, mostrando-lhes o quanto são belos.
O ensaio fotográfico intitulado: “Retratos, uma memória coletiva” é uma forma de resistência, uma auto afirmação na construção das suas identidades, com o intuito de provocar nas pessoas um olhar de admiração e valorização em si e no outro.
A artista Caroline R. Nascimento, abraçou essa causa há três anos e vem fazendo a diferença nesse projeto, contribuindo com sua belíssima arte. Como multiartista, ela está desenvolvendo essa ação na escola, os ensaios fotográficos. Destacando, assim, a beleza dos corpos, rostos, gestos e cabelos desses alunos, transformando-os em verdadeiras obras de arte, e com essa grande artista, a família vai crescendo. Rayda Lima, mais uma grande artista, que vem para somar com seu talento e uma câmera na mão, filmou e documentou o ensaio, captando o melhor de cada aluno, colocando seu olhar delicado em cada ação, tudo realizado com muita sensibilidade, através de seus olhos mágicos, capturando o que há de melhor.
https://www.geledes.org.br/quebrando-barreiras-estruturais-o-universo-da-fotografia-tambem-se-torna-opcao-para-a-populacao-periferica/