Fundação Mário Peixoto

Fundação Mário Peixoto A Fundação Mario Peixoto (FMP) é uma entidade cultural de caráter privado, instituída em 29/12/1986

Sua criação está intimamente ligada à existência, na principal rua do Distrito-sede, de um prédio antigo, construído na primeira metade do século XIX, que vinha se deteriorando ano após ano, até que, em 1985, foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação. Em 1986, quando ingressou em juízo com a Ação de Desapropriação, a Prefeitura de Mangaratiba começou a imaginar a criação de um

fundo ou entidade, destinado a angariar recursos visando a recuperação do prédio, denominado “Solar Barão de Sahy”, cuja memória tanto tinha a ver com o passado da cidade. Surgia, então, a Fundação Mario Peixoto, tendo como patrono o reconhecido cineasta Mario Peixoto, cujo filme LIMITE foi integralmente filmado em Mangaratiba, tendo a cidade como cenário. Nascida a ideia, não foi difícil estruturar a entidade como atualmente se apresenta, destinada a fins que vão da administração, restauração, conservação, fiscalização e proteção do patrimônio histórico, artístico, paisagístico e ambiental do município, à promoção de atividades culturais, passando pela destinação de recursos a particulares para obras de restauração em patrimônio de comprovado valor cultural. Em suma, é uma entidade de natureza consultiva e executiva a um só tempo, extremamente ágil em sua forma de operar, até porque possui uma estrutura bastante simplificada:

Um Conselho Curador composto de sete membros, sendo quatro da comunidade; um Presidente; um Secretário-Executivo; uma Divisão Cultural; uma Divisão de Obras e uma Divisão de Administração, Planejamento e Finanças – que agrupa toda a área burocrática num mesmo setor. A Fundação Mario Peixoto está vinculada administrativamente à Secretaria de Gabinete da Prefeitura, cujo titular tem assento permanente – como Presidente – no Conselho Curador da Instituição. Em razão disso, é ela a gestora e executora da Política Oficial de Cultura no Município de Mangaratiba.

05/07/2024

Ruínas do Sahy ganharão Centro de Memória Arqueológica

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Fundação Mário Peixoto assinaram nesta quinta-feira (04) um termo de compromisso que vai viabilizar a Requalificação do Parque Natural Municipal do Sahy, onde será construído um Centro de Memória Arqueológica. O projeto contemplado, que será custeado pelo novo PAC, disputou com outras 786 propostas enviadas por 25 estados brasileiros e visa preservar as ruínas do antigo Porto de Mangaratiba, localizado na Praia do Sahy.

O Ato Simbólico de Assinatura dos Termos de Compromisso aconteceu no Paço Imperial, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação dos seis municípios do estado que serão comtemplados pelo programa Federal. O novo PAC tem como foco fortalecer estruturas culturais, memória e identidade brasileira, bem como, a relação das comunidades com os bens beneficiados no estado do Rio de Janeiro a fim de promover desenvolvimento cultural e participação da população.

Em Mangaratiba, o PAC irá viabilizar a contratação de projeto de arquitetura e engenharia que vai elaborar o Centro de Memória Arqueológica na área das Ruínas.

Estiveram presentes na cerimônia a Presidente da Fundação Mário Peixoto e responsável pela a assinatura do termo de compromisso, Indiovanna Reis, além do Secretário de Defesa Civil, Cel. Paulo Escarani e o curador da FMP, Luciano Heffner.

Sobre o Parque Ambiental e Arqueológico das Ruínas da Praia do Sahy:

Localizado junto a Praia do Sahy, o Parque Ambiental e Arqueológico possui mais de 40 mil metros quadrados e em meio a uma área de mata densa, guarda as ruínas do antigo Porto de Mangaratiba. Em meados de 1800, o local era utilizado para o desembarque e comércio clandestino de milhares de africanos escravizados. A grande estrutura arquitetônica, incomum dentre outras da época, contava com fazendas de engorda de escravos, casarões, entreposto de produtos, cemitério, senzalas, capela, entre outros componentes, cujo as ruínas formam hoje um dos maiores Sítios Arqueológicos da região.

Texto: Prefeitura de Mangaratiba
Prefeitura de Mangaratiba

Bom feriado a todos!
30/05/2024

Bom feriado a todos!

28/05/2024

Na última sexta-feira, dia 24/05/2024, ocorreu no Centro Cultural Cary Cavalcanti a apresentação do PAAR – Aldir Blanc 2024. O evento contou com a presença dos talentosos artistas de Mangaratiba. Durante o encontro, a Fundação Mário Peixoto, em conjunto com o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Mangaratiba – CMPCM, apresentou os planos para a aplicação do valor global de mais de 319 mil reais.

Indiovana dos Reis Silva, presidente da Fundação, expressou sua animação com a nova empreitada e garantiu que a aplicação dos recursos será a mais democrática possível. Serão lançados um edital geral aberto e um específico para comunidades tradicionais e periféricas de Mangaratiba, destinando 20% do valor global conforme a lei. Além disso, está prevista a reforma/restauração do Pomar da Casa Branca, que se transformará em um Centro Cultural dedicado às práticas e ações das comunidades tradicionais e coletivos negros da cidade, revitalizando toda a área ao redor.

Endereço

Rua Fagundes Varela, 146
Mangaratiba, RJ
23860-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fundação Mário Peixoto posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar