05/05/2022
Encerra hoje, 05/05/22, nas comunidades do Barro e Surumu, no município de Pacaraima, a II Assembleia Geral da Saúde Indígena promovida por um coletivo de organizações, entidades e lideranças comunitárias de diversas regiões do estado de Roraima (RR). Passada a fase mais aguda da pandemia de COVID-19, é a primeira vez que os grupos se reúnem na expectativa de identificar as principais demandas, queixas, necessidades das comunidades no período de isolamento e avaliar como o novo coronavírus impactou aquela área.
Além do movimento indígena de base, participaram também coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de RR e Yanomami, secretários municipais de Uiramutã, de Pacaraima, de Normandia, de Cantá, de Alto Alegre, de Amajari e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau).
A convite do coletivo indígena, a Fiocruz Amazônia, por meio do LAHPSA, integrou, juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a programação da Assembleia, trazendo para o debate o tema “Nutrição, Saúde Mental e Vigilância Epidemiológica”.
As duas entidades atuam como parceiras na realização do Projeto ECHO COVID, que prevê ações de mitigação de efeitos e de recuperação pós-COVID-19 em comunidades indígenas localizadas no estado de Roraima (região Leste), Amazonas (Alto Rio Solimões), Pará (região Tapajós) e Maranhão (DSEI Maranhão).
Conheça mais sobre o projeto em https://amazonia.fiocruz.br/?p=36652
📸 Acervo Projeto ECHO COVID