12/03/2022
UM CAMINHO POSSÍVEL E SUSTENTÁVEL PARA O TRANSPORTE PÚBLICO.
Em meio a crise que se instalou em Mairiporã quando o assunto é "trasporte publico coletivo", que vem se arrastando ao longo dos anos.
Trabalhadores e estudantes que chegam atrasados quase todos os dias, os mesmo que colocam suas vidas em risco devido as condições dos carros utilizados seja pela empresa "ROSA" ou "DINATUR" já que a nova empresa alugou os carros da empresa Rosa como se isso fosse resolver o real problema dos atrasos e condições da frota. A administração municipal se cala diante de tantas reclamações, estão completamente perdidos diante das chuvas de reclamações e descontentamentos. Uma pedra no sapato.
Pra tentar resolver o problema ou seja tampar o Sol com a paneira, trocou a empresa Vem, pela Rosa, Rosa pela Dinatur que utiliza os mesmos carros da Rosa, e agora a última foi reduzir drasticamente as linhas municipais, passageiros f**am esperando horas e horas nos pontos e no terminal aguardando a chance de embarcarem sem uma explicação por parte da empresa ou do órgão municipal.
Para tentar ajudar, já que passados 2 anos a cidade ainda não conseguiu elaborar um edital para a contratação de uma empresa para a concessão do transporte publico local, pesquisamos um modelo implantado em Vargem Grande Paulista, cidade à pouco mais de 70 km daqui e com uma população estimada em 54 mil habitantes, denominado "TARIFA ZERO" que irá completar 3 anos e vem dando bons resultados, mostrando que com boa vontade e boa administração e interesse em realmente resolver, tudo é possível se concretizar.
"Os governos deveriam pensar numa política de gratuidade para o transporte público da mesma forma como é o serviço de saúde, como é o SUS, que é gratuito para a população, porque o transporte também é um direito de todos, previsto na Constituição. Eu estimo que seria um investimento pequeno - e não um gasto - que traria um enorme benefício para o país."
Seria bom que nossos gestores pensassem URGENTEMENTE em fazer algo para o transporte publico.