26/11/2014
Início da madrugada do dia 26-11-2014... Data que jamais me esquecerei na minha jornada como policial militar ambiental e é por isso que me orgulho sim de servir nesta unidade de policiamento. Nossas famílias dormiam seguras e sempre confiantes em nosso retorno aos lares no dia seguinte... Deus, obrigado por mais este retorno!
Após solicitação do Centro de Operações da Polícia Militar de Laguna, onde conforme relato uma embarcação de madeira estava com avarias no casco “fazendo água” continuadamente, a Guarnição de Serviço da 3ª Cia/BPMA zarpou da Sede de nosso quartel em direção as proximidades da Ilha das Araras e Ponta de Itapirubá na Costa Oceänica em busca da tripulação deste mesmo barco. Segundo informações preliminares, havia pânico e pedidos de socorro urgente destes trabalhadores do mar. O sistema de bombeamento do excesso de água no porão apresentava sérios problemas, não havia sistema de navegação em bom funcionamento e, ainda, para piorar a situação naquele momento, as condições de visibilidade também eram nulas devido a forte neblina que havia se instalado nas imediações da nossa costa.
Já com a nossa embarcação de Fiscalização de Policiamento Ambiental Marítimo abastecida e os equipamentos em condições de resgate, a equipe composta pelo 3º Sgt PM Freitas, Cb PM Claudi, Cb PM Robson, Cb PM Darildo e Cb PM David, zarparam a procura da embarcação em situação de risco conforme as solicitações. Por volta de 01 hora da manhã, a equipe da patrulha ambiental avistou a embarcação de madeira, denominada “Dom Roberto”, sendo abordada nas proximidades da Ilha das Araras e Ponta do Itapirubá – LATITUDE 28º 22.393’ S – LONGITUDE 048º 39.924’ W, onde encontrou toda a tripulação (03 tripulantes).
Em ato contínuo, a patrulha ambiental realizou a escolta de retorno até o Terminal Pesqueiro de Laguna/SC, para posteriormente seguir até o estaleiro na localidade de Campos Verdes em Laguna/SC, de onde havia zarpado com previsão de destino até a localidade de Praia dos Ingleses em Florianópolis/SC. Durante a escolta de retorno, a equipe da patrulha ambiental repassou toda a situação via rádio para a autoridade marítima da Del Cap Laguna – Marinha do Brasil, encerrando-se a ocorrência de busca às 04 horas da manhã.
Assim como nós policiais militares ambientais queremos retornar para nossos entes queridos, que vocês trabalhadores do mar também retornem! Pois é muito gratificante ter participado da felicidade de vocês e seus familiares! Que o Criador do Céu, do Mar e da Terra continue nos dando equilíbrio, força e serenidade nas situações mais adversas como essa! Obrigado Senhor Deus pela minha vida, de meus nobres (e como são nobres!) colegas e, acima de tudo, por essas três vidas que foram reencontradas no meio do breu em alto mar em situação a beira de um possível sinistro! DEUS SEJA LOUVADO! AMÉM! (Texto Cb Claudi)
A todos parabéns pelo trabalho realizado.