26/09/2017
São tempos de transformações na UFJF.
Mudam as mentalidades, mudam os discursos, mudam as ações e se aproximam os tempos difíceis.
Um futuro (já não tão distante) coloca vários desafios à frente: cortes de verbas, privatizações, desemprego, instabilidade, retrocessos em nossos direitos.
Mas se os tempos são de grandes dificuldades, necessitaremos de grandes esforços, e eles só podem partir de vozes interessadas em promover grandes mudanças.
Essas vozes são as nossas.
Somos o projeto daqueles que nunca arredaram o pé das lutas sociais, daqueles que não trocaram a dureza das ruas pelo conforto dos gabinetes, não abriram mão da tarefa de estar perto do povo, nem se beneficiaram através de pactos que colocam em jogo os interesses dos oprimidos e explorados. Somos aqueles que não traíram o legado dos que, no passado, doaram suas vidas na luta por nossos direitos, enveredando pelas trilhas da corrupção e da conciliação junto aos que já nos perseguiram e mataram.
Somos o resultado de um projeto independente de reitorias, de governos e empresas. Somos alunas e alunos que acreditam e constroem cotidianamente o debate por uma universidade cada vez mais democrática, cada vez mais inovadora e participativa na vida da comunidade.
Firmamos nosso compromisso com a superação das velhas práticas de burocracia do movimento estudantil, práticas que se revelam como principal motivo do esvaziamento e descrédito das entidades tradicionais de luta dos estudantes, como a UNE, a UBES, as UEEs, CAs, DAs e DCEs. Lançamo-nos à tarefa de levar o DCE para a vida cotidiana dos estudantes e, sobretudo, de levar o estudante para participar ativamente dos debates institucionais e políticos da universidade, do município e do país.
É nos termos desses princípios norteadores que nos propomos a lutar para que o amanhã seja nosso, e também foi nestes mesmos termos que chegamos até aqui, lutando para que hoje pudéssemos construir com as nossas próprias mãos o futuro, sem ficar à mercê da velha política, de quem se beneficia às nossas custas e não leva em conta nossas necessidades.
Se são esses novos tempos que se anunciam para a realidade de Juiz de Fora, para a realidade de GV, essa eleição do DCE também representou uma importância singular para todas e todos.
Desde o processo de formação, a Chapa 2 - “O amanhã será nosso” - buscou integrar estudantes unidos por uma concepção responsável, crítica e pró-ativa sobre os problemas da nossa universidade, enfrentados de forma mais dura pelos estudantes do campus avançado. Desde sempre atentos à realidade e exigentes quanto à qualidade de nosso ensino, analisamos os impactos do REUNI, programa do governo federal que possibilitou a criação do campus e de novos cursos. São inegáveis os resultados positivos desse programa como forma de proporcionar a entrada na universidade de setores sociais historicamente marginalizados. No entanto, também é evidente a falha dessa expansão em proporcionar uma universidade de qualidade e emancipadora. Nosso cotidiano é marcado por incertezas e desconfianças quanto ao futuro em Governador Valadares.
Tais questionamentos puderam ser colocados em foco durante o período de campanha, algo que se mostra como fator decisivo para nossa vitória. A apatia das e dos estudantes foi substituída pela inflamada discussão acerca da nossa realidade. E esse é, sem dúvida, um dos nossos principais objetivos como gestão do DCE em GV: a criação e a manutenção de espaços democráticos que incentivem esse tipo de questionamento.
Por essa primeira vitória que nos colocou na trilha de concretizar nossos sonhos e vencer nossos desafios, só podemos agradecer.
Aos CAs e DAs, aos estudantes independentes e às organizações que desde o princípio nos ajudaram a construir esse projeto: agradecemos a perseverança, dedicação e confiança.
A todas e todos aqueles que procuraram se informar e participar ativamente do processo eleitoral: o agradecimento pelo esforço em romper com o conforto e com a inércia para lutar por seus direitos e construir diretamente a tão falada democracia.
A todas e todos que confiaram sua representação à nossa chapa: agradecemos a confiança em nossos valores e a esperança em um amanhã em que entrar, permanecer, se realizar e contribuir para a vida da comunidade na universidade pública não seja um privilégio ou uma utopia, mas antes de tudo uma realidade para todas e todos os brasileiros. Agradecemos a confiança de cada um que votou na nossa chapa e acredita que a nossa atuação pode melhorar a UFJF em vários sentidos. Além disso, nosso trabalho em GV apenas começou, e por isso contamos com a participação de cada um nessa construção ampla e mobilizada!
A todas e todos estudantes que se abstiveram ou divergiram de nosso projeto: nosso agradecimento pela possibilidade do debate justo e da lisura no processo eleitoral, mas acima de tudo nossa promessa de que não nos furtaremos da tarefa de defender os interesses de todos os estudantes, na diversidade de suas demandas e na pluralidade de suas características, buscando estar cada dia mais próximos de suas realidade e inteirados de suas demandas, ouvindo e respondendo todas as vozes sem abrir mão de nossos valores.
O amanhã será nosso!