Chapa 2 - O Amanhã será Nosso - DCE UFJF 2017

Chapa 2 - O Amanhã será Nosso - DCE UFJF 2017 Chapa da esquerda combativa para a eleição do DCE da UFJF 2017. Sem conciliação! Sem privatização! O Amanhã será nosso!

São tempos de transformações na UFJF.Mudam as mentalidades, mudam os discursos, mudam as ações e se aproximam os tempos ...
26/09/2017

São tempos de transformações na UFJF.

Mudam as mentalidades, mudam os discursos, mudam as ações e se aproximam os tempos difíceis.

Um futuro (já não tão distante) coloca vários desafios à frente: cortes de verbas, privatizações, desemprego, instabilidade, retrocessos em nossos direitos.

Mas se os tempos são de grandes dificuldades, necessitaremos de grandes esforços, e eles só podem partir de vozes interessadas em promover grandes mudanças.

Essas vozes são as nossas.

Somos o projeto daqueles que nunca arredaram o pé das lutas sociais, daqueles que não trocaram a dureza das ruas pelo conforto dos gabinetes, não abriram mão da tarefa de estar perto do povo, nem se beneficiaram através de pactos que colocam em jogo os interesses dos oprimidos e explorados. Somos aqueles que não traíram o legado dos que, no passado, doaram suas vidas na luta por nossos direitos, enveredando pelas trilhas da corrupção e da conciliação junto aos que já nos perseguiram e mataram.

Somos o resultado de um projeto independente de reitorias, de governos e empresas. Somos alunas e alunos que acreditam e constroem cotidianamente o debate por uma universidade cada vez mais democrática, cada vez mais inovadora e participativa na vida da comunidade.

Firmamos nosso compromisso com a superação das velhas práticas de burocracia do movimento estudantil, práticas que se revelam como principal motivo do esvaziamento e descrédito das entidades tradicionais de luta dos estudantes, como a UNE, a UBES, as UEEs, CAs, DAs e DCEs. Lançamo-nos à tarefa de levar o DCE para a vida cotidiana dos estudantes e, sobretudo, de levar o estudante para participar ativamente dos debates institucionais e políticos da universidade, do município e do país.

É nos termos desses princípios norteadores que nos propomos a lutar para que o amanhã seja nosso, e também foi nestes mesmos termos que chegamos até aqui, lutando para que hoje pudéssemos construir com as nossas próprias mãos o futuro, sem ficar à mercê da velha política, de quem se beneficia às nossas custas e não leva em conta nossas necessidades.

Se são esses novos tempos que se anunciam para a realidade de Juiz de Fora, para a realidade de GV, essa eleição do DCE também representou uma importância singular para todas e todos.

Desde o processo de formação, a Chapa 2 - “O amanhã será nosso” - buscou integrar estudantes unidos por uma concepção responsável, crítica e pró-ativa sobre os problemas da nossa universidade, enfrentados de forma mais dura pelos estudantes do campus avançado. Desde sempre atentos à realidade e exigentes quanto à qualidade de nosso ensino, analisamos os impactos do REUNI, programa do governo federal que possibilitou a criação do campus e de novos cursos. São inegáveis os resultados positivos desse programa como forma de proporcionar a entrada na universidade de setores sociais historicamente marginalizados. No entanto, também é evidente a falha dessa expansão em proporcionar uma universidade de qualidade e emancipadora. Nosso cotidiano é marcado por incertezas e desconfianças quanto ao futuro em Governador Valadares.

Tais questionamentos puderam ser colocados em foco durante o período de campanha, algo que se mostra como fator decisivo para nossa vitória. A apatia das e dos estudantes foi substituída pela inflamada discussão acerca da nossa realidade. E esse é, sem dúvida, um dos nossos principais objetivos como gestão do DCE em GV: a criação e a manutenção de espaços democráticos que incentivem esse tipo de questionamento.

Por essa primeira vitória que nos colocou na trilha de concretizar nossos sonhos e vencer nossos desafios, só podemos agradecer.

Aos CAs e DAs, aos estudantes independentes e às organizações que desde o princípio nos ajudaram a construir esse projeto: agradecemos a perseverança, dedicação e confiança.

A todas e todos aqueles que procuraram se informar e participar ativamente do processo eleitoral: o agradecimento pelo esforço em romper com o conforto e com a inércia para lutar por seus direitos e construir diretamente a tão falada democracia.

A todas e todos que confiaram sua representação à nossa chapa: agradecemos a confiança em nossos valores e a esperança em um amanhã em que entrar, permanecer, se realizar e contribuir para a vida da comunidade na universidade pública não seja um privilégio ou uma utopia, mas antes de tudo uma realidade para todas e todos os brasileiros. Agradecemos a confiança de cada um que votou na nossa chapa e acredita que a nossa atuação pode melhorar a UFJF em vários sentidos. Além disso, nosso trabalho em GV apenas começou, e por isso contamos com a participação de cada um nessa construção ampla e mobilizada!

A todas e todos estudantes que se abstiveram ou divergiram de nosso projeto: nosso agradecimento pela possibilidade do debate justo e da lisura no processo eleitoral, mas acima de tudo nossa promessa de que não nos furtaremos da tarefa de defender os interesses de todos os estudantes, na diversidade de suas demandas e na pluralidade de suas características, buscando estar cada dia mais próximos de suas realidade e inteirados de suas demandas, ouvindo e respondendo todas as vozes sem abrir mão de nossos valores.

O amanhã será nosso!

19/09/2017

Amanhã, 19, e na quarta, 20, acontecem as eleições do DCE da UFJF. Nas últimas semanas buscamos construir uma campanha honesta e direta com cada estudante da Universidade :) Acreditamos na construção de um DCE mais presente, combativo e à esquerda! Só a luta muda a vida ✊

O DCE é a entidade que representa todas e todos que estudam na UFJF, tanto nas instâncias internas quanto externas à Universidade, e exatamente por isso é muito importante a participação de todas e todos na eleição. Nesse vídeo falamos um pouco mais sobre a importância do movimento estudantil: https://www.facebook.com/Chapa2OAmanhaSeraNosso/videos/467505293633146/ ;)
Todas as nossas propostas para o DCE da UFJF estão baseadas na defesa da universidade pública, gratuita e popular, construindo uma atuação combativa, que não aceite conciliações nem com a Reitoria e nem com governo. Você pode ver cada uma das propostas aqui: https://www.facebook.com/pg/Chapa2OAmanhaSeraNosso/photos/?tab=album&album_id=465759840474358 ;)

Venha votar na Chapa 2 - O amanhã será nosso! ✊

Em JF, são 19 seções:
1° - seção: ICH novo; Cantina, na parede do meio
2° - seção: FACED; Em frente à Coordenação
3° - seção: FACOM; Em frente ao mural do DA
4° - seção: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis; Em frente ao DA
5° - seção: Faculdade de Serviço Social; Em frente ao Infocentro
6° - seção: Faculdade de Direito;
7° - seção: ICH antigo/ Faculdade de Letras; Ao lado da Secretaria
8° - seção: ICB; Ao lado de cantina do ICB
9° - seção: ICE; Entrada da cantina
10° - seção: Faculdade de Arquitetura;
11° - seção: Faculdade de Engenharia; Entrada perto dos anfiteatros
12° - seção: IAD; Pé da escada principal
13° - seção: FAEFID;
14° - seção: Faculdade de Medicina (HU CAS); Em frente à cantina
15° - seção: Faculdade de Fisioterapia; Primeiro andar, próximo ao elevador
16° - seção: Faculdade de Farmácia; Ao lado do DA
17° - seção: Faculdade de Enfermagem (antigo CCS); À direita da entrada principal
18° - seção: Faculdade de Odontologia; Cantina CCS
19° - seção: Faculdade de Economia;

Em GV são 2 seções: Na Univale e no Pitágoras.

Três pontos que conversam muito entre si dentro da universidade são os de patrimônio, estrutura e segurança, e nossas pa...
19/09/2017

Três pontos que conversam muito entre si dentro da universidade são os de patrimônio, estrutura e segurança, e nossas pautas sobre eles abrangem as necessidades e especificidades dos dois campi da UFJF.

CAMPUS JF

Em Juiz de Fora, existe uma séria de demandas simples na estrutura da Universidade, mas que são essenciais, como: aumento do número de lixeiras, criação de bicicletários e melhoria da sinalização no campus. Quanto ao espaço, pautamos a necessidade da luta pela retomada da sede do DCE-Centro, uma vez que entendemos o lugar como histórico na luta dos estudantes da cidade, além ser um local estratégico para diálogo com as pessoas de fora da Universidade e diversas mobilizações que acontecem na região central da cidade. Além disso, pretendemos trabalhar para a criação de uma sede ampliada na UFJF, mapeando e avaliando os locais que já existem e que não estão em uso ou que têm uso inapropriado, para que lá aconteçam reuniões, debates e assembleias. Como já pautamos em outros eixos, reforçamos a necessidade urgente da UFJF adaptar sua estrutura para receber pessoas com deficiências físicas por meio de rampas e elevadores, e sinalização em braile.

A nossa chapa se propõe a compor com peso e incentivar a participação estudantil no Fórum de Segurança, por sermos contrários ao caráter meramente patrimonial de nossa segurança e suas ações repressivas com os moradores dos bairros vizinhos que frequentam a UFJF. Além disso, nos posicionamos e lutamos por uma segurança que não seja terceirizada, por enxergarmos esse processo como uma precarização às condições dos trabalhadores, inclusive em seu treinamento profissional. Uma segurança não-terceirizada é fundamental para propiciar uma atuação humanizada e garantir os direitos trabalhistas desses profissionais.

Outra preocupação é a questão do transporte, uma vez que o número de circulares é muito reduzido à noite, o que representa um risco para os estudantes que realizam os trajetos a pé e, não só durante a noite, existe uma série de dificuldades de transporte dos estudantes da área da Saúde para o HU, por exemplo. Uma luta muito importante que faremos será pela desburocratização dos pedidos de transporte pela universidade para congressos e eventos estudantis. O que acontece hoje na UFJF é uma grande dificuldade nesses pedidos, o que reduz a participação estudantil em importantes eventos acadêmicos, estudantis e outros, limitando a possibilidade de uma formação ampla e interdisciplinar.

CAMPUS GV

Devido às diversas dificuldades existentes no campus de Governador Valadares, faz-se necessária uma representação estudantil que defenda de fato os estudantes que, muitas vezes, criam grande expectativa para entrar na Universidade, mas deparam-se com problemas gigantescos assim que encaram sua realidade. A CHAPA 2 - O Amanhã será Nosso vem com a proposta de exigir perante aos superiores:
- um local fixo para a sede do DCE, sendo esse espaço destinado tanto a reuniões ordinárias como para exposição da própria memória de luta e de representatividade na universidade, bem como local que pode vir a ser utilizado para manifestações de cunho social, político, cultural.
- Aprofundamento da luta existente em GV pela construção imediata do espaço físico próprio, sem aluguéis a instituições privadas de ensino, e que tal espaço tenha a estrutura necessária para um ensino, pesquisa e extensão de qualidade para todos os estudantes e possua estrutura básica de bicicletários, lixeiras, sinalização, iluminação, espaço de convivência etc., além de lutar por assistência estudantil de qualidade, como aprofundamos melhor nesse post: https://goo.gl/1f6KgN
- Defesa dos estudantes que sofrerão com a saída da Univale e terão os locais dos cursos de Saúde desmembrados, colocando-nos à disposição para ouvir suas demandas e lutar em todas as instâncias para que suas condições não sejam ainda mais precarizadas.

13/09/2017

Em uma eleição de DCE, muitas coisas estão em jogo. E não estamos falando só de quem irá representar a nós, estudantes. Estamos falando de um projeto de Universidade. E nós, da chapa 2 - O amanhã será nosso, lutamos por um modelo de universidade que seja realmente pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e popular. Apresentamos esse projeto através de algumas propostas para o DCE da UFJF, que podem ser lidas na íntegra aqui: http://bit.ly/2vHjkGh

Queremos construir um DCE presente, de luta e à esquerda! E para isso contamos com todas e todos não só na aplicação das nossas propostas, mas também na construção desse projeto ❤ venha conhecer a Chapa 2 e construir com a gente 😉

O DCE é a maior instância de representação estudantil na Universidade. É através do DCE que as vozes das e dos estudante...
04/09/2017

O DCE é a maior instância de representação estudantil na Universidade. É através do DCE que as vozes das e dos estudantes são amplificadas, transformadas em pautas de luta e ecoadas por toda a Universidade. Nesse sentido, um DCE que de fato represente os estudantes em suas mais diversas demandas, principalmente na atual conjuntura política, é um DCE que se posiciona politicamente e que busca o diálogo direto com as e os estudantes, radicalizando a democracia e abrindo espaços de construção coletiva.

Para isso, é papel do DCE criar mecanismos de comunicação que de fato cheguem a todos os e as estudantes. A comunicação é um instrumento de luta, assim como o DCE, do qual devemos nos apropriar, para fazer uma comunicação crítica, com perspectivas de informar e formar, e que possa servir a toda a comunidade acadêmica.

Por isso nós, da chapa 2 - O Amanhã Será nosso, nos propomos a criar mecanismos de diálogo mais direto com os e as estudantes, entendendo primeiramente que nossos mecanismos de comunicação devem ser criados por nós e servir para nós! A comunicação popular e comunitária, aliada histórica dos movimentos sociais e estudantil, é uma grande referência pra nós. Uma comunicação efetiva e de resistência é essencial para a construção de um DCE presente e de luta! Nós, enquanto uma chapa de esquerda, nos posicionamos em favor da democratização da comunicação, e em apoio às iniciativas de comunicação comunitária e popular, nos referenciando nessas histórias de luta através da informação para fazer as seguintes propostas:

- Criação de um jornal de circulação regular, que será construído pelo DCE e estudantes interessados, e incluirá classificados popular, divulgando os trabalhos e produtos de estudantes e a comunidade acadêmica como um todo.
- Reivindicar mais transparência da Universidade, especialmente na gestão das obras em andamento e em projetos futuros de curto prazo, principalmente aquelas localizadas no Campus GV.
- Proposição de um instrumento de centralização e mecanismo de busca para localização de ofertas de bolsas em cada curso e seus respectivos editais.
- Ampla divulgação das atividades do DCE, como as Assembléias, através de panfletos e cartazes pela Universidade.



Queremos construir um DCE presente, de luta, e à esquerda! Para isso, contamos com a sua participação e apostamos na construção coletiva. Então diz aí, o que achou das propostas? 😜

Ser mulher, LGBT ou/e negro na nossa sociedade não é fácil. O Brasil é o país que mais mata LGBT’s no mundo. A cada hora...
02/09/2017

Ser mulher, LGBT ou/e negro na nossa sociedade não é fácil. O Brasil é o país que mais mata LGBT’s no mundo. A cada hora mais de 500 mulheres são agredidas fisicamente, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. Viver é, basicamente, nosso maior desafio. O acesso à educação para esses setores também não é fácil. O ensino que é oferecido a toda população marginalizada é precário, e quando conseguimos concluir o ensino básico, o vestibular é um grande filtro social, que funciona também como mecanismo de exclusão desses setores ao ensino superior.

Mas os desafios não param por aí. Depois de entrar na Universidade, temos que permanecer nela. A ausência ou insuficiência de políticas para esses grupos, dentro da UFJF, funciona como mais uma barreira para que tenhamos acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade.

Convivemos com o assédio dentro do campus diariamente. O número limitado de bolsas de assistência estudantil faz com que a Universidade, que deveria ser gratuita, se torne algo muito caro quando temos que imprimir e xerocar livros, pegar ônibus, almoçar e em muitos casos pagar aluguel e outros serviços. A infraestrutura da universidade também dificulta ou impossibilita que pessoas com deficiências físicas e/ou motoras tenham acesso a todas as partes do campus, além da falta de professores ou monitores que tenham treinamento em libras e acompanhamento especial.

A moradia estudantil também é insuficiente e hoje não permite que alunos e alunas que têm filhos possam concorrer às vagas e, para além do corpo estudantil, a universidade muitas vezes tem posturas que segregam e excluem os moradores dos bairros vizinhos que frequentam o espaço da universidade.

Para nós, da Chapa 2 - O amanhã será nosso, uma universidade pública, gratuita, de qualidade e emancipadora tem que garantir que esses grupos marginalizados da sociedade possam frequentar e vivenciar a universidade, e que esta tem responsabilidade de garantir que a juventude pobre e negra possa utilizar seus espaços de lazer sem ser hostilizada, que necessitamos não só de políticas de conscientização para a comunidade acadêmica como também de políticas de prevenção contra racismo, LGBTfobia, machismo e capacitismo, integrando o corpo de estudantes e de trabalhadores da UFJF.

⚠ Abaixo estão algumas de nossas propostas, enquanto chapa que quer construir um DCE combativo, de luta e que tenha contato e sensibilidade com esses setores, além disso, em outros eixos também tratamos de pautas relacionadas ao combate às opressões. Porque se o hoje é dos opressores, O AMANHÃ SERÁ NOSSO! ⚠

- Criação da Ouvidoria do DCE para o acolhimento e acompanhamento dos casos de opressões dentro do campus.
- Construir juntamente com coletivos, movimentos e organizações uma Semana de Combate às Opressões.
- Lutar pelas cotas para pessoas trans, além da garantia do nome social em todos os documentos e uso do banheiro pelo gênero.
- Lutar pela melhoria/criação de equipamentos e estruturas adequadas para acessibilidade dos alunos com deficiências.
- Incluir matérias sobre gênero, sexualidade e questão racial obrigatórias nos cursos de licenciatura.
- Lutar pela criação de núcleos de estudos afro-brasileiros (NEAB).
- Lutar pelo auxílio-creche de acordo com o valor médio dos serviços em cada município.
- Lutar pela a aprovação de cota racial na pós-graduação.
- Mobilizar pelo o direito de bolsa-permanência vinculada a matrícula para estudantes cotistas.



Queremos construir um DCE presente, de luta, e à esquerda! Para isso, contamos com a sua participação e apostamos na construção coletiva. Então diz aí, o que achou das propostas? 😜

Hoje foi dia de panfletar no RU do Centro
01/09/2017

Hoje foi dia de panfletar no RU do Centro

No que se refere à saúde dos e das estudantes, tanto física quanto mental, sabemos que a UFJF está atravessando um proce...
01/09/2017

No que se refere à saúde dos e das estudantes, tanto física quanto mental, sabemos que a UFJF está atravessando um processo de agravamento das demandas, sobrecarregando tanto o CPA (Centro de Psicologia Aplicada) e a PROAE (Pró-Reitoria de Assistência Estudantil), que contam com estruturas ineficientes para atender de maneira efetiva à todo público para as quais são destinados. Além disso, a PROAE ainda sofre um processo de intensa burocratização, não divulgando os serviços que presta de maneira ampla e sobrecarregando os únicos 5 psicólogos contratados, e 2 bolsistas,e que juntos têm a tarefa de atender toda a demanda dos universitários. Além disso, a UFJF se omite frente ao aumento dos casos de depressão entre estudantes, professores, servidores e terceirizados. Nesse sentido, a pouca divulgação do serviço ofertado vira estratégica, pois evita a reestruturação da PROAE e a busca mais intensiva por parte de todo o corpo discente que precise do serviço de fato o procure.

Nós, da Chapa 2 – O Amanhã Será Nosso, entendemos que o adoecimento mental está relacionado com a vida acadêmica em diversos âmbitos, acompanhando desde os processos seletivos para ingresso na universidade até os métodos de ranqueamento, as disputas por um IRA maior entre os estudantes, a extensa carga horária dos cursos integrais e à pouca infra-estrutura dos cursos interdisciplinares, as dificuldades para os(as) estudantes que estão distantes da família e entes queridos por conta da graduação, o estresse, insônia e sobrecarga por conta da lógica do produtivismo operante na academia, além da omissão da instituição nos casos de docentes e representantes da UFJF que fomentam o desgaste emocional dos(as) alunos(as) ao reproduzir estereótipos, preconceitos e discriminações diárias. Um exemplo desses casos é o uso do nome social: por mais que aprovado, a burocracia ainda é grande, e a Universidade os Departamentos nada fazem diante daqueles que, mesmo com a conquista do nome social, se recusam a usá-lo no tratamento diário.

Não podemos entender tais fenômenos como naturais à vida acadêmica. Sobretudo neste contexto, defendemos a implementação de ações que conduzam a uma permanência mais saudável de estudantes e trabalhadores na UFJF, em ambos os campi.

Além disso, pautamos a discussão das problemáticas sobre a adesão da EBSERH ao HU da UFJF, que apesar da votação expressiva de 80% dos votantes (estudantes, professores e TAE’s) contrária ao convênio, este se realizou em 2014, comprometendo a autonomia das universidades, trazendo consigo a lógica mercadológica e tecnicista do atendimento, o sucateamento da estrutura, a precarização do tripé ensino, pesquisa e extensão, dificultando a formação ampla e humanizada, e retirando o caráter público do hospital. Hoje, um hospital universitário, modelo de saúde e ensino públicos, se encontra dentro da lógica de mercado imposta aos demais hospitais, em que nossas doenças se transformam em lucro e nossos direitos se transformam em migalhas. Compreendemos, portanto, que é imprescindível uma mobilização que garanta a exclusividade de atendimento para usuários (as) do SUS e impeça a renovação do convênio, que possui um prazo de 10 anos, reafirmando nosso posicionamento contrário a quaisquer formas de sucateamento e privatização dos espaços públicos, mercantilização da saúde e educação e consequências que impactam direta ou indiretamente na saúde em sua integralidade, sobretudo mental, dos e das estudantes.

⚠ Saiba todas as nossas propostas para a atuação do DCE da UFJF no que diz respeito à saúde ⚠

- Criação de uma ouvidoria que atenda demandas emergenciais dos/as estudantes de cada curso/instituto, entendendo as particularidades e especificidades de cada um, além de um atendimento aos trabalhadores da universidade.
- Promoção de debates sobre álcool e outras dr**as, distúrbios alimentares, saúde mental e campanhas de conscientização sobre a saúde integral, levando em conta os impactos da vida acadêmica. Ampliar o debate sobre a temática do suicídio para que este não se atenha somente ao setembro amarelo.
- Defesa da desburocratização e divulgação efetiva dos serviços psicológicos oferecidos aos estudantes pela universidade, exigindo as adaptações necessárias à PROAE.
- Defesa da formação ampla e humanizada dos/as estudantes da área de saúde, considerando a interdisciplinaridade e ampliação nesses cursos de espaços para discussão de demandas específicas de saúde das minorias, como os negros, mulheres, povos tradicionais e LGBTTI’s.
- Pautar a criação de uma rede de saúde mental em conjunto aos estudantes de saúde, o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) e os psicólogos efetivos da PROAE.
- Lutar pela criação do núcleo multidisciplinar de atendimento psicossocial para os(as) estudantes, com foco no combate às opressões.
- Iniciar luta unificada junto a outros DCEs contra o monopólio da administração dos Hospitais Universitários pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que privatiza e sucateia o SUS, além de precarizar a formação dos estudantes. Pela revogação das Leis que criaram a EBSERH e pela autonomia da universidade na gestão dos hospitais universitários.
- Desenvolvimento de um plano de integração da Universidade ao SUS, ampliando as possibilidades de pesquisa, extensão e estágios aos estudantes de saúde.
- Realização de pesquisa, que atinja todo o corpo discente, a fim de compreender as necessidades dos/as estudantes, para que posteriormente sejam construídas coletivamente campanhas coerentes à realidade da UFJF.



Queremos construir um DCE presente, de luta, e à esquerda! Para isso, contamos com a sua participação e apostamos na construção coletiva. Então diz aí, o que achou das propostas? :)

Os Movimentos Sociais sempre cumpriram um papel fundamental na história de luta das(os) trabalhadoras(es) e estudantes n...
31/08/2017

Os Movimentos Sociais sempre cumpriram um papel fundamental na história de luta das(os) trabalhadoras(es) e estudantes nos mais diversos aspectos. Sendo, genericamente, uma ação coletiva de um grupo que visa mudanças sociais, esses movimentos se manifestam na luta pela terra, nas lutas sindicais, na luta feminista, LGBT, da negritude, etc.

O Movimento Estudantil está fortemente ligado a todas essas lutas, pois a luta pelo direito à educação envolve não só o acesso às escolas e universidades, mas a permanência de cada estudante em um ambiente sem opressões e sem ataques aos seus direitos, que direcionam as lutas sociais.

A luta estudantil por uma universidade pública e de qualidade está ao lado da luta dos Movimentos Sociais como um todo. Dessa forma, nós da chapa 2 - "O Amanhã Será Nosso", buscamos definir propostas e diretrizes para o fortalecimento dos Movimentos Sociais, dialogando e pensando políticas de visibilização, integração e inserção desses movimentos na universidade. Nossas propostas não se esgotam no mero estímulo à promoção de congressos, palestras e feiras com esses movimentos - que são importantes, mas insuficientes. É preciso que mulheres, LGBTs, negras(os), indígenas, quilombolas e Trabalhadoras(es) Sem Terra tenham acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão, mudando o perfil elitista e conservador das universidades.

⚠ Saiba todas as nossas propostas para a atuação do DCE da UFJF no que diz respeito aos movimentos sociais ⚠

- Lutar pela ampliação da participação da agricultura familiar no contrato de alimentos do RU, aumentando a porcentagem dos alimentos provenientes da agricultura familiar e priorizando as áreas de assentamentos na região, para que todas(os) as(os) estudantes tenham acesso a uma alimentação de qualidade e agroecológica;
- Apoiar e participar da construção da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da UFJF junto ao MST e outros grupos da universidade;
- Lutar pela criação dos cursos de Educação do campo e Direito da Terra na graduação da Universidade;
- Construir, com outros setores de Juiz de Fora, o Fórum Sindical e Popular, ajudando na mobilização contra os ataques aos direitos de estudantes e trabalhadoras(es);
- Fortalecer a Frente de Esquerda Socialista em Juiz de Fora e a Frente Povo Sem Medo a nível nacional, pela consolidação de uma alternativa realmente de esquerda e que represente o interesse das(os) estudantes e trabalhadoras(es).
- Apoiar e incentivar coletivos de cultura - novos ou já existentes - dentro ou fora da Universidade, apoiando a organização da juventude e o desenvolvimento da cultura popular.
- Aproximação com as lideranças de bairro para levantar as necessidades das comunidades e fazer um paralelo com as extensões disponíveis que possam atendê-los, especialmente no entorno da UFJF.
- Solicitar à prefeitura a participação, e direito de voto, no Conselho Municipal de Habitação e no Conselho Municipal de Política Urbana para um aluno, indicado pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura ou pelo Diretório Acadêmico Benjamin Colucci, em cada conselho.
- Trazer as pautas dos movimentos sociais para o movimento estudantil, como: lutar contra a terceirização e privatização de serviços prestados à Universidade; luta pela reforma agrária, e outros.
- Lutar contra a presença da polícia civil e militar dentro dos campus, proposta aprovada pelo Projeto de Lei (PL) 7541/14, do deputado João Rodrigues (PSD-SC).
- Criação de um regime pedagógico especial para estudantes mães e pais.



Queremos construir um DCE presente, de luta, e à esquerda! Para isso, contamos com a sua participação e apostamos na construção coletiva. Então diz aí, o que achou das propostas? 😜

Ontem aconteceu o primeiro debate entre chapas das eleições! Agradecemos a presença e participação de todas e todos
31/08/2017

Ontem aconteceu o primeiro debate entre chapas das eleições! Agradecemos a presença e participação de todas e todos

30/08/2017

GALERA! JOGRAL! Ontem fizemos mais uma panfletagem no RU, para dialogar com vocês sobre as nossas propostas e começarmos desde já a construção de um DCE presente e de luta ✊

> Estamos atualizando aqui todas as nossas propostas: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.465759840474358.1073741829.464635820586760&type=3

O primeiro debate das eleições do DCE da UFJF acontece hoje, às 19h, no anfiteatro da faculdade de Engenharia (perto da cantina). Bora colar

Endereço

Rua Benjamin Constant
Juiz De Fora, MG

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Chapa 2 - O Amanhã será Nosso - DCE UFJF 2017 posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar