Isso é Juazeirinho

Isso é Juazeirinho Juazeirinho, município no estado da Paraíba Brasil, localizado na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano. De acordo com o censo realizado pelo IBGE.

06/04/2020
29/11/2018

Blog do Wallony

04/11/2018

Recorte da nossa história por Sonaldo Vital.
Parabéns Juazeirinho!
Aqui é o meu lugar.
Em Frente...

Na Vila de Joazeiro, por volta das l6 horas do dia 21 de dezembro 1948, nas dependências do Grupo Escolar “Xavier Junior”, sob a Presidência do então Juiz de Direito da Comarca e Município de Ibiapinopolis, o Dr. Candido Alves da Costa, e com a presença de diversas pessoas da vila e de cidades circunvizinhas, foi aprovada, por unanimidade, a criação da “SOCIEDADE MUSICAL SÃO JOSÉ”, cuja diretoria assim ficou composta: Presidente José Felesmino da Costa Nogueira, 1º Vice Presidente Severino Pascoal de Oliveira, 2º Vice Presidente João Capitulino de Araújo, 3º Vice Presidente Delgidio Gomes Costa e demais membros Antônio Torres Brasil, José Anacleto Barros, Claudio de Queiroz Melo, João Vital Guedes, Manoel Jorge de Maria, Henrique Ferreira de Barros, Joventino Batista de Azevedo, Alberto Máximo de Oliveira e Francisco Dantas.
Eleita a Diretoria, a assembleia deliberou que a importância de Cr$ 1.915,90, arrecadada na reunião, fosse depositada no Banco do Comércio de Campina Grande. O referido valor foi suficiente para comprar poucos instrumentos musicais. Contudo, passados dez anos, Severino Pascoal de Oliveira, como primeiro prefeito eleito pelo povo da terra dos Joazeiros, não permitiu que aquele sonho deixasse de ser realizado. Ele determinou que fosse adquirido o restante dos instrumentos e contratou para reger os destinos da orquestra o competente e consagrado maestro Alfredo Macena.
A escola de música foi instalada sob o nome de “A ESCOLA MUSICAL SÃO JOSÉ”. Os primeiros alunos foram matriculados e, inteligentemente, o maestro Alfredo, com a sua batuta, já orientava e descobria os futuros músicos. Aqueles que demonstravam aptidão musical e com potencial, deixavam o velho maestro abismado com o sofrejo por eles desenvolvido.
Ao descobrir o talento dos alunos, o maestro passou a distribuir os instrumentos a que se adequavam, dentre eles: Inácio de Farias Gurjão Tenorista, Antônio Colaço Saxofone Alto, Moisés Silva 1º Trombone Si, Antenor Luiz 1º Trombone Dó, Dedé Mitonho - 1º Pistom, Francisco Sales (Chico Preto), 2º Pistom, Francisco Dantas Clarinete, João Batista “Dão”, Tuba Mib, Geroncio Cosme Trompa, Francisco Diniz Trompa, Sebastião Estevão “Basto”, Bombo, João de Papagaio Bombo, Val Colaço Trompa, Francismar Bezerra (Bebé) e Francisco Genésio.
Severino Marinheiro comparecia à escola e observava atentamente a evolução dos alunos, que já tocavam os dobrados e outras canções. O prefeito, em certa ocasião, exaltou: “Vou comprar o fardamento e fazer o povo de nossa terra vibrar com o que estou vendo e ouvindo agora. Essa banda vai desfilar na festa de São José”.
Em novembro de 1961, por volta das 5 da manhã, em um dia que não me recordo, realizou-se uma festa. Fui despertado pela Banda tocando. A cidade já estava despertada por este acontecimento. Os componentes da banda desfilam enfileirados, com três colunas tocando um dobrado. Fiquei bastante emocionado e corri para lá e para cá, vibrando “parecia um guri buchudo” com aquele fantástico episódio. Confesso que fiquei até com ciúme quando vi Val Colaço, Geroncio Cosme e Dedé de Mitonho tocando com galhardia seus instrumentos. Este fato nunca irei esquecer. Também jamais deixaria de mencionar, Inácio Gurjão, Moises Silva, meu amigo Antônio Colaço, João de Papagaio, Sebastião Estevão, (Basto do Pandeiro), Francisco Sales (Chico Preto), Antenor Luiz, Chico Dantas, João Batista (Dão) e outros manejando com desenvoltura os seus instrumentos.
O desejo do velho cacique, Severino Marinheiro, como expressou acertadamente o meu pai, “o progressista”, se completou, quando por volta das 17 horas a orquestra desfilava defronte a uma multidão no adro da matriz “São José”. Admirandos e dando repetidas salvas de palmas e um grande foguetório pelo fato acontecido, meu pai João Vital, sempre atento fotografou um fato marcante na história da nossa terra.
Se Deus me permite expressar, finalizado essas memórias, está no céu Severino Marinheiro, admirando atentamente o maestro Alfredo Macena, Inácio Gurjão, Geroncio Cosme, Moisés Silva e Basto Estevão, tocando dobrado não acredito, mas, com certeza, cantando maravilhas de canções de Ataulfo Alves, como “Meus Tempos de Criança”. Este pequeno texto é parte integrante da obra sobre Juazeirinho, que pretendo lançar em breve.

16 de outubro de 1966, data de fundação da nossa amada Paróquia São José de Juazeirinho, da diocese de Campina Grande. S...
16/10/2018

16 de outubro de 1966, data de fundação da nossa amada Paróquia São José de Juazeirinho, da diocese de Campina Grande.
São 52 anos de história, cultura, perseverança e acima de tudo amor e fé, de um povo bom e acolhedor que recebe a missão de Cristo e a cumpre, Louvamos a Deus hoje por nossa casa aqui na terra, onde podemos sentir a sua presença, onde de uma pequena igreja e missão se fundou uma linda paróquia, com os seus setores, amados párocos que por aqui passaram e passarão, diáconos, seminaristas, pastorais, grupos e movimentos, o nosso muito obrigada.
A missão e história ainda está só começando, somos humanos, somos igreja que em nome de Cristo buscamos a evangelização Cristã, venha comemorar conosco nesses dias de festividades, e que São José rogue por nós!

A Prefeitura de Juazeirinho preparou uma programação toda especial para comemorar os 61 de Emancipação Política da cidad...
25/07/2018

A Prefeitura de Juazeirinho preparou uma programação toda especial para comemorar os 61 de Emancipação Política da cidade. Confira!

12/06/2018

O último sábado (09) foi marcada por uma grande festa em praça pública dentro da programação do Super Cross 2018. O evento, que contou com a apresentação do Forró da Resenha, Banda Feras e Abraça e Beija, reuniu um multidão em praça pública. Na oportunidade, recebemos ainda a visita do deputado Genival Matias, que aproveitou a oportunidade e conheceu toda a estrutura do São Juá 2018.

12/06/2018

O último fim de semana foi marcado pela realização do Super Cross - Etapa 2018, em Juazeirinho. Uma super estrutura foi montada para receber pilotos de todo o Brasil que participaram de uma disputa acirrada em várias categorias. Uma super estrutura foi montada e recebeu milhares de pessoas que prestigiaram a competição. Recebemos ainda a visita do deputado Genival Matias, que participou da festa durante todo o dia. Gratificante ter a oportunidade de promover um evento dessa natureza que com certeza elevará o nome de Juazeirinho, divulgando nossa cidade em todo o Brasil.

Endereço

Juàzeirinho, PB
58660000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Isso é Juazeirinho posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar