18/08/2015
Você já fez sua inscrição para a IV Conferência Municipal de Juventude?
Acesse e realize sua inscrição online: https://docs.google.com/forms/d/12fsObHujxTcaiucBKr-ArlIF8P-MlaqR5Ng8ziK6PK0/viewform
Sob o tema "As várias formas de mudar Joinville e o Brasil”, a 4ª Conferência Municipal da Juventude está com inscrições abertas para seus onze eixos temáticos. O evento será realizado no dia 22 de agosto, a partir das 13 horas, no auditório da Escola de Educação Básica Professor Germano Timm, bairro América.
Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de agosto pelo site da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br), clicando no banner da conferência, ou diretamente neste link. Serão discutidos direitos referentes aos eixos temáticos: educação; cidadania, participação social e representação juvenil; profissionalização, trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; desporto e lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade; e segurança pública e acesso à justiça.
Cada participante poderá se inscrever em dois eixos de debate. O evento é aberto ao público e a programação ainda conta com apresentações culturais de hip hop e a palestra "Estatuto da Juventude e as várias formas de mudar Joinville e o Brasil", com o gestor municipal João Paulo Taumaturgo, de Blumenau, e o gestor estadual de Santa Catarina, Guilherme Pontes
A conferência tem como objetivo discutir propostas e diretrizes que serão levadas à etapa estadual, bem como eleger delegados que representarão a cidade (neste caso, qualquer participante pode se candidatar à eleição direta). As deliberações municipais e estaduais servem de subsídio à 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, prevista para dezembro, onde será criado o 1º Plano Nacional da Juventude.
Segundo o coordenador de Políticas para Juventude, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial de Joinville, Cleiton Schulz, o momento se constitui importante para que os jovens expressem sua opinião. "Diante da percepção de uma juventude que gosta e precisa expressar sua opinião, e muitas vezes a sua insatisfação, é essencial que demonstrem ao poder público quais são as suas principais necessidades e as demandas mais importantes para serem realizadas", explica.
A realização da conferência é da Prefeitura de Joinville, por meio da Coordenação de Políticas para Juventude, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial; e do Conselho Municipal da Juventude, com apoio de entidades juvenis e secretarias municipais.
Propostas para o Plano Municipal da Juventude
Não só colaborar para a criação do primeiro Plano Nacional da Juventude, a conferência também tem como intuito promover um debate que contribua para a criação de um plano municipal para Joinville.
Segundo o coordenador Cleiton Schulz, duas propostas de cada um dos onze eixos da conferência serão encaminhadas à etapa estadual, totalizando 22 propostas. Porém, o intuito é que cada eixo tenha cinco propostas para subsidiar a elaboração do Plano Municipal da Juventude.
"A novidade deste ano é que, juntamente com a proposta, haverá uma planilha onde também deverão ser apontadas ações e responsabilidades para as metas e objetivos estipulados ao Plano Municipal da Juventude", explica Cleiton.
De acordo com ele, a ideia é que a juventude joinvilense elabore propostas que integrarão o plano municipal, visando um conjunto de políticas públicas. "Hoje, em Joinville, não há nada que diga o que a juventude quer e precisa, logo, não há um mecanismo para cobrar do poder público. Instituindo um plano municipal de forma democrática e participativa, feito pelas pessoas e ouvindo as pessoas, ele terá muito mais efetividade", avalia.
Confira a programação
13h | Início do credenciamento
13h | Apresentação cultural
13h30 | Cerimonial
14h | Leitura do Regimento Interno
14h15 | Palestra "Estatuto da Juventude e as várias formas de mudar Joinville e o Brasil"
15h | Grupo de Trabalho
16h | Café e apresentação cultural
16h30 | Grupo de Trabalho
17h30 | Plenária para apresentação e aprovação das propostas da 4ª Conferência Municipal da Juventude
18h30 | Escolha dos delegados
19h | Encerramento
IV Conferência Municipal da Juventude de Joinville Dia: 22 de agosto Horário: 13h Local: Escola Germano Timm Rua Orestes Guimarães, 406 - América - Joinville/SC Dúvidas e informações: [email protected] ou pelo telefone 3431-3367