25/04/2026
Rogéria (minha mãe) e eu passamos muito tempo nos perguntando o que poderíamos fazer para “mudar o mundo” e, após muitos trabalhos desenvolvidos, muitas fantasias costuradas, muitas histórias contadas e uma quantidade descomunal de bolos e lanches compartilhados; resolvemos abrir um Espaço de Leitura em nossa casa, unindo duas das coisas que mais amamos em todo o mundo: crianças e livros!
Nossa inauguração foi no dia 29 de abril de 2017 e, desde esse dia, realizamos ações que envolvem as múltiplas faces da leitura literária para as crianças do município de João Neiva/ES e região.
Hoje celebramos com pessoas muito queridas, numa manhã quente e colorida, NOVE ANOS de Cofabulando - Espaço de Leitura!
Ao longo dos anos, o Confabulando passou por muitas metamorfoses, transmutando desejos em sonhos concretizados. Porém, algo permanece imutável: nossa missão de fomentar nas pessoas a paixão pelo universo das palavras, estimulando o gosto pela leitura e semeando afeto.
Nossa intenção, desde a inauguração, é de propagar ações culturais que realizarão mudanças positivas na vida das pessoas tendo como principal fundamento a
afetividade.
O Confabulando é, acima de tudo, um espaço de LIBERDADE. Nosso maior desejo é que todos que passem por nosso portal estejam à vontade para externar seus anseios, para praticar a escuta afetiva, para rir e, especialmente, confabular!
Como disse hoje na acolhida: que saibamos, cada dia mais, quem somos, o que queremos e, principalmente, o que MERECEMOS. E nós, seres pensantes, crias do Morro, merecemos aquilo que há de melhor: experiências literárias e partilhas afetivas. Olho no olho. Abraço apertado. Voz embargada…
Mediar histórias e acreditar num mundo melhor… É, somos assim. Isso nos apetece.
Que venham muito mais anos!
Com carinho,
Professor Helder Guastti