Confabulando - Espaço de Leitura

Confabulando - Espaço de Leitura Nossa missão é fomentar nas pessoas a paixão pelo universo das palavras, estimulando o gosto pela leitura e semeando afeto.

VAMOS SER LOUCOS JUNTOS!
“As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mud

Rogéria (minha mãe) e eu passamos muito tempo nos perguntando o que poderíamos fazer para “mudar o mundo” e, após muitos...
25/04/2026

Rogéria (minha mãe) e eu passamos muito tempo nos perguntando o que poderíamos fazer para “mudar o mundo” e, após muitos trabalhos desenvolvidos, muitas fantasias costuradas, muitas histórias contadas e uma quantidade descomunal de bolos e lanches compartilhados; resolvemos abrir um Espaço de Leitura em nossa casa, unindo duas das coisas que mais amamos em todo o mundo: crianças e livros!

Nossa inauguração foi no dia 29 de abril de 2017 e, desde esse dia, realizamos ações que envolvem as múltiplas faces da leitura literária para as crianças do município de João Neiva/ES e região.

Hoje celebramos com pessoas muito queridas, numa manhã quente e colorida, NOVE ANOS de Cofabulando - Espaço de Leitura!

Ao longo dos anos, o Confabulando passou por muitas metamorfoses, transmutando desejos em sonhos concretizados. Porém, algo permanece imutável: nossa missão de fomentar nas pessoas a paixão pelo universo das palavras, estimulando o gosto pela leitura e semeando afeto.

Nossa intenção, desde a inauguração, é de propagar ações culturais que realizarão mudanças positivas na vida das pessoas tendo como principal fundamento a
afetividade.

O Confabulando é, acima de tudo, um espaço de LIBERDADE. Nosso maior desejo é que todos que passem por nosso portal estejam à vontade para externar seus anseios, para praticar a escuta afetiva, para rir e, especialmente, confabular!

Como disse hoje na acolhida: que saibamos, cada dia mais, quem somos, o que queremos e, principalmente, o que MERECEMOS. E nós, seres pensantes, crias do Morro, merecemos aquilo que há de melhor: experiências literárias e partilhas afetivas. Olho no olho. Abraço apertado. Voz embargada…

Mediar histórias e acreditar num mundo melhor… É, somos assim. Isso nos apetece.

Que venham muito mais anos!

Com carinho,
Professor Helder Guastti

Democratizar os afetos!Hoje estivemos com nosso Projeto “Confabulando em Diferentes Espaços” na Praça do Bairro Elias Br...
18/04/2026

Democratizar os afetos!

Hoje estivemos com nosso Projeto “Confabulando em Diferentes Espaços” na Praça do Bairro Elias Bragatto, no município de Ibiraçu/ES.

“Confabulando em Diferentes Espaços” é uma ação que busca ampliar o acesso à literatura de qualidade, bem como a efetivação do fomento às boas práticas leitoras, estreitando as relações afetivas entre sociedade e literatura.

Uma maneira de levar um pouco daquilo que acreditamos e realizamos no Espaço de Leitura à outros públicos, ocupando novos espaços e semeando a coletividade afetiva-literária.

A manhã foi iluminada, cheia de histórias de bichos, risadas e uma boa dose de birutice confabulatória!

*O Ponto de Cultura “Confabulando – Espaço de Leitura”, idealizado pelos Professores Helder Guastti e Rogéria Guastti, tem sua sede no Bairro de Fátima, município de João Neiva/ES, onde são realizadas ações culturais de fomento à leitura, semeaduras afetivas e poéticas das infâncias.

-SOMOS MEMÓRIA QUE INSISTE-

A Revolução do Amor está a todo vapor… você está conosco?!

**Leituras do Dia:
- Seis meses depois, por Professor Helder Guastti;
- A espera; por Professora Rogéria Guastti;
- A paca foi buscar água, por Professora Edilane Alvina;
- Eu quero um cachorro, por Professora Kitty Guastti.

O Ponto de Cultura “Confabulando – Espaço de Leitura”, idealizado pelos Professores Helder Guastti e Rogéria Guastti, de...
13/04/2026

O Ponto de Cultura “Confabulando – Espaço de Leitura”, idealizado pelos Professores Helder Guastti e Rogéria Guastti, desembarca, mais uma vez, na Pracinha do Bairro Elias Bragatto, em Ibiraçu/ES, para uma manhã cheia de histórias, muitas risadas e a dose certa de bagunça organizada!

O Projeto “Confabulando em Diferentes Espaços” é uma ação que busca ampliar o acesso à literatura de qualidade, bem como a efetivação do fomento às boas práticas leitoras, estreitando as relações afetivas entre sociedade e literatura.

Neste sábado, dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, a partir das 9 horas. Chamem as crianças, os alunos, os netos, os sobrinhos e até os vizinhos e venham celebrar o poder da palavra conosco!

Ontem, 08/04, realizamos mais uma edição de nossos Círculos de Leitura, onde dialogamos e confabulamos a partir da leitu...
09/04/2026

Ontem, 08/04, realizamos mais uma edição de nossos Círculos de Leitura, onde dialogamos e confabulamos a partir da leitura do conto “Leite de cacto”, presente no livro “O ninho”, de Bethânia Pires Amaro.

Nesta obra, Bethânia esgarça os limites das histórias de maternidade ao incluir um elemento devastador. A partir daí, o leitor não consegue mais largar as páginas. A autora revela, com coragem, a disfuncionalidade dos ninhos familiares.

Longe de julgamentos e moralismos, a leitura de seus contos emerge a percepção de que, sim, somos minúsculos e fracos, mas também imensos na capacidade de resistir a privações.

“Leite de cacto” gerou MUITA reflexão por aqui! E os participantes do Círculo se pegaram, dentre tantas discussões, refletindo sobre o “pré-conto”, sobre o passado das personagens, sobre quais bifurcações se mostraram diante de seus caminhos para que suas jornadas se dessem daquela maneira...

- Livro: O ninho.
- Autora: Bethânia Pires Amaro.
- Editora: Record.

*os Círculos de Leitura são um espaço de partilha (literária e afetiva) e de segurança para o estabelecimento de boas trocas e bons diálogos entre adultos leitores.

Aqui no Confabulando acreditamos no PODER das palavras. Ditas e não ditas.Acreditamos que podemos ser TUDO que quisermos...
28/03/2026

Aqui no Confabulando acreditamos no PODER das palavras. Ditas e não ditas.

Acreditamos que podemos ser TUDO que quisermos, especialmente nós mesmos, e que a liberdade, quando transborda de dentro para fora, se transmuta em afeto.

Para nós, a Literatura e os livros ilustrados transcendem todos os signos e significados: são partes elementares de nossa essência, daquilo que nos compõe e do que nos torna humanos.

Hoje realizamos mais uma de nossas Manhãs Confabulatórias, do jeito que amamos: com muitas histórias, partilha (literária e afetiva) e ressignificação coletiva de sentidos.

Das inúmeras maneiras possíveis de (R)existir, escolhemos aquela em que acreditamos de mente, corpo, alma e coração: na COLETIVIDADE, no olho no olho, no gesto sensível da escuta franca e afetiva…

Somos feitos do verbo que não cala!

*Leituras do Dia:

- O bilhete, por professora Rogéria Guastti;
- Estou muito ocupado; por Professor Helder Guastti;
- Esse livro está fora de controle!; por Professora Luana Rui;
- Tudo que posso ser; por Professor Helder Guastti.

**agradecimento mais que especial ao querido Josué que, com sua contribuição, tornou possível ofertarmos o lanche do dia :)

***no próximo mês será nosso ANIVERSÁRIO de 9 anos!

Ponto de Cultura Confabulando Espaço de Leitura - Somos memória que INSISTE.

Ontem realizamos o segundo encontro do Grupo de Estudos Confabulando, voltado a educadores e mediadores de leitura que d...
26/03/2026

Ontem realizamos o segundo encontro do Grupo de Estudos Confabulando, voltado a educadores e mediadores de leitura que desejam aprofundar reflexões sobre literatura, formação de leitores e práticas educativas.

A obra lida e discutida neste encontro foi “Infâncias e leituras – Presenças negras e indígenas na literatura infantil”, de Márcia Licá (organizadora), Ananda Luz, Carina Pataxó, Juliana Piauí, Magno Rodrigues Faria, Sonia Rosa e Tiago Hakiy, publicado pela Editora Pulo do Gato.

“O convívio com a literatura [...] é um gesto que traz em si certa desobediência, já que a atitude de ler faz irromper um tempo mais dilatado e espiralado dentro do tempo útil, produtivo e mercantil do capitalismo, que constantemente destitui o SER de seu próprio corpo para atender a necessidades vitais e artificiais.” [PIAUÍ, Juliana, página 47]

Nosso intuito é estabelecer um espaço de troca, estudo e diálogo, onde possamos repensar nossas trajetórias formativas e fortalecer a atuação leitora em nossas comunidades educativas.

“Oportunizar o acesso às histórias e aos livros é proporcionar ao/à leitor/a um mergulho no seu mundo e nos muitos mundos existentes para palavrear com modos de ver, ouvir, ser e perceber distintos do seu; e este encontro é tão precioso que todas as pessoas têm [deveriam ter] o direito de vivenciar. [LUZ, Ananda, página 126]

Neste sábado, 21 de março, desembarcaremos em Guaraná com muitas histórias, risadas e uma dose certa de bagunça (organiz...
17/03/2026

Neste sábado, 21 de março, desembarcaremos em Guaraná com muitas histórias, risadas e uma dose certa de bagunça (organizada)!

Hoje realizamos o primeiro encontro do Grupo de Estudos Confabulando, voltado a educadores e mediadores de leitura que d...
26/02/2026

Hoje realizamos o primeiro encontro do Grupo de Estudos Confabulando, voltado a educadores e mediadores de leitura que desejam aprofundar reflexões sobre literatura, formação de leitores e práticas educativas.

A obra lida e discutida neste encontro foi “Leitores e leituras: experiências literárias na escola”, de Ana Carolina Carvalho .carvalho11 e Josca Ailine Baroukh , publicado pela Editora Peirópolis .

“A polifonia existente no encontro coletivo com um livro possibilita a descoberta de que é possível compartilhar e ouvir outras percepções e impressões sobre o lido. Dessa maneira, a conversa enquanto espaço de criação e de ação de cada leitor revela a beleza de ler junto, de aprender com os outros – o texto, as ilustrações, o autor, os leitores e as leituras.” [página 109]

Nosso intuito é estabelecer um espaço de troca, estudo e diálogo, onde possamos repensar nossas trajetórias formativas e fortalecer a atuação leitora em nossas comunidades educativas.

“Se experiência é aquilo que nos toca, que nos acontece, que nos passa, enfim, que nos desloca, o que significaria estar em uma escola em que os processos de aprendizagens seriam constituídos com base em experiências?” [página 24]

Neste sábado, dia 28 de fevereiro, a partir das 9h, aqui no Ponto de Cultura Confabulando Espaço de Leitura, no Bairro d...
25/02/2026

Neste sábado, dia 28 de fevereiro, a partir das 9h, aqui no Ponto de Cultura Confabulando Espaço de Leitura, no Bairro de Fátima, em João Neiva, realizaremos mais uma Manhã Confabulatória!

Não sabe como funciona?! Eu explico: nos reunimos, mensalmente, para compartilhar histórias, dar boas risadas, semear afeto e comer aquele cachorro-quente maroto feito com muito carinho.

A cada Manhã Confabulatória, nos debruçamos em nosso acervo a fim de realizar uma curadoria sensível e poética, com narrativas que envolvem e entrelaçam os leitores-ouvintes.

Uma maneira de ressignificar as trajetórias pelo poder das palavras.

Chame os sobrinhos, os netos, os alunos, os filhos e até os vizinhos e venham confabular conosco!

Nosso Espaço é, acima de tudo, um espaço de LIBERDADE, onde todos podem se sentir à vontade para ser o que quiser e viver as melhores experiências possíveis…

A Revolução do Amor está a todo vapor… você está conosco?!

Hoje recebemos nossa certificação como Ponto de Cultura no Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura.Pouco a pouc...
20/02/2026

Hoje recebemos nossa certificação como Ponto de Cultura no Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura.

Pouco a pouco vamos alinhando nossos desejos às ações, tendo como constante nossa MISSÃO de fomentar nas pessoas a paixão pelo universo das palavras, estimulando o gosto pela leitura e semeando afeto.

Percorrendo esta jornada, dia a dia, ampliando nossa VISÃO de propagar ações culturais que realizarão mudanças positivas na vida das pessoas tendo como principal fundamento a afetividade.

Seguimos lutando nossa Revolução do Amor, tendo como VALORES: Amor, equidade, fraternidade, liberdade e responsabilidade social.

Somos feitos do verbo que não cala. ❤️‍🔥 Lutadores da Liberdade.

O Ano Novo chegou, e com ele a promessa de novas leituras!Durante o mês de Janeiro estaremos em recesso por aqui, mas, e...
01/01/2026

O Ano Novo chegou, e com ele a promessa de novas leituras!

Durante o mês de Janeiro estaremos em recesso por aqui, mas, em Fevereiro estamos de volta com nossas ações: Manhã Confabulatória, Círculos de Leitura, Confabulando em diferentes espaços, e muito mais…

Feliz ano novo! 🌟

Somos feitos do verbo que não cala.

15/12/2025

Endereço

Rua Bepim Negri, Bairro De Fátima
João Neiva, ES
29680000

Horário de Funcionamento

Terça-feira 09:00 - 11:00
13:00 - 15:00
Sexta-feira 08:00 - 10:00
13:00 - 15:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Confabulando - Espaço de Leitura posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Confabulando - Espaço de Leitura:

Compartilhar

Categoria