Câmara Municipal de Jaguari

Câmara Municipal de Jaguari Poder Legislativo do Município de Jaguari. A etimologia Jaguari confirma essa assertiva, vez que jaguar é o nome daquele felino e o sufixo y significava rio.

Histórico da Câmara Municipal de Jaguari

Por Cevy Rinaldo Tambara

Ao principiar um relato do Legislativo Jaguariense, é oportuno que seja feito breve referência sobre a formação do Município de Jaguari. Nossas raízes mais profundas nos remetem a existência de uma comunidade indígena, assinalando o ano de 1632 a chegada do primeiro homem branco na região, os padres jesuítas, então povoada pelos í

ndios Guaranis, de quem herdamos o nome, numa referência ao “rio das onças”. O processo de colonização de terras que veio a ser implantado pela província do Rio Grande do Sul, regulamentando a lei geral denominada, Lei de Terras, culminou com a edição a Lei Estadual n.º 747, de 29 de abril de 1871, a qual cria a Colônia Jaguari. Fruto de um bem estruturado projeto de colonização, temos o ano de 1888 como marco da chegada dos primeiros imigrantes, que empunhando machado e enxada como armas asseguraram a ocupação e o desenvolvimento deste torrão do Rio Grande e, com o fruto do seu labor vieram a pagar ao Governo do Estado, palmo a palmo, de cada lote de terras que lhes foi destinado. Com certeza, a bravura e determinação de nossos imigrantes, mas sobretudo o seu elevado espírito de vida em comunidade foi decisivo para que ecoasse o grito da causa emancipacionista propiciando que no ano de 1920 nossa Colônia fosse elevada à categoria de município. Assim, pelo Decreto Estadual n.º 2.627, de 16 de agosto de 1920 ocorreu a emancipação político administrativa de Jaguari, mediante desmembramento dos municípios então denominados de São Vicente, São Francisco de Assis, Santiago do Boqueirão e Julio de Castilhos. E, com a edição de decretos subsequentes foi instituída a organização do novo município, determinando o cadastramento de eleitores e adoção de lei eleitoral para o pleito vindouro, sendo nomeado como Intendente Provisório de Jaguari, o Bacharel Miguel Chmielewski. As primeiras eleições municipais ocorreram a 25 de setembro de 1921, segundo o disposto na Lei Orgânica do município de São Vicente, sendo apurado os seguintes eleitos: para Intendente, Miguel Chmielewski; para Vice – Intendente, Cloraldino Teixeira. Para Conselheiros foram escolhidos sete cidadãos: João Lena, Acácio d’Ávila Menezes, Jacob Leopoldo Diefenbach, Luiz Saran, Redencio Frizzo, Artidor Rodrigues Soares, Juvêncio Menezes de Ávila. Os Conselheiros Municipais realizaram a primeira reunião a 13 de novembro de 1921, ocorrendo nessa sessão a diplomação dos mesmos e o compromisso do Intendente eleito. Ainda nessa ocasião foi escolhida a mesa do Conselho que ficou assim composta: Jacob Leopoldo Diefenbach – Presidente; João Lena – Vice-Presidente; Acácio d’Ávila Menezes – Secretário. A primeira Lei Orgânica do Município foi sancionada a 14 de novembro de 1921, precedida de sua aprovação, por unanimidade, pelo Conselho Municipal, em sessão que se realizou na mesma data. Até o ano de 1947 o legislativo jaguariense funcionou através do seu Conselho Municipal, que foi se renovando a cada eleição verificada, sendo que nesse período foram editadas mais duas Leis Orgânicas, em 1924, promulgada a 25 de dezembro de 1924 e a de 1936, promulgada a 7 de março de 1936. As eleições de 1947 assinalam a redemocratização do Brasil, quando então voltam à cena os partidos políticos. Nesse pleito foi eleita a primeira Câmara Municipal de Jaguari, formada por nove vereadores, sendo eleitos cinco vereadores do PSD (Partido Social Democrático): Atílio Sesti, Eugenio Rigon, Hugo Eder, João Vielmo e Pedro Antonio Machado; dois vereadores do PL (Partido Libertador): Atílio Reghelin e João Crivellaro; e dois vereadores do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro): Iduino Disconsi e Maximiliano Cortiana. Foram suplentes Dary Silva Steinstrasser e João Frizzo. A instalação dessa primeira Câmara foi realizada em sessão de 24 de novembro de 1947, quando foi deferido o compromisso e posse dos vereadores eleitos pelo Juiz Eleitoral da 26ª Zona, Dr. Clovis Rodrigues do Canto. A Mesa provisória eleita ficou assim constituída: Presidente: Eugenio Rigon, Vice-Presidente: Atílio Sesti e Secretário: Hugo Eder. O primeiro Regimento Interno da Câmara foi aprovado em sessão de 23 de dezembro de 1947, ocasião em que foi eleita a Mesa Diretora, assumindo como Presidente, João Vielmo; Vice-Presidente, Atílio Sesti; e Secretário, Atílio Reghelin. A nova Lei Orgânica do município foi aprovada em sessão de 26 de janeiro de 1948. Após, foram editadas as Leis Orgânicas de 1976, promulgada a 1º de agosto de 1976; a de 1984, de 23 de agosto de 1984 e, finalmente, com o advento da Constituição Federal “Cidadã” de 1988, foi editada a Lei Orgânica atual, de 1990, promulgada a 03 de abril de 1990. O Poder Legislativo Municipal de Jaguari continua integrado por nove Vereadores, tendo assento Vereadores da Bancada do MDB, Vereadores da Bancada Progressistas e Vereadores Bancada do PDT. Merece registro a presença de quatro mulheres no parlamento jaguariense. Atualmente o Legislativo Jaguariense é presidido pelo Vereador Igor Rosa Tambara (MDB).

Na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, a presidente da Câmara Municipal de Jaguari, Cátina Monteiro Frescura, recebe...
01/06/2026

Na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, a presidente da Câmara Municipal de Jaguari, Cátina Monteiro Frescura, recebeu em seu gabinete o catequista Douglas Ferraz e a coordenadora Irene Ferraz, que realizaram o convite oficial para a tradicional Festa da Capela Nossa Senhora da Consolata, que acontece no próximo domingo, dia 7 de junho.

A programação terá início às 10h, com a celebração da Missa. Em seguida, será servido o tradicional almoço, animado pela música ao vivo de Maicon Rosa.
Durante a tarde, o público poderá prestigiar apresentações artísticas, homenagens, sorteio de brindes, brincadeiras e a venda de doces.

As festividades, porém, começam já na sexta-feira à noite e seguem durante o sábado, com atividades como o tradicional esquenta-braço(torneio de bochas na modalidade simples) promovendo momentos de integração e confraternização entre a comunidade.

A Câmara Municipal de Jaguari convida toda a população para participar e prestigiar este importante momento de fé, união e valorização das tradições de nossa comunidade.

Junho Vermelho: Doe Sangue, Doe Vida ❤️O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sang...
01/06/2026

Junho Vermelho: Doe Sangue, Doe Vida ❤️

O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Todos os dias, hospitais e bancos de sangue dependem da solidariedade de doadores para atender pacientes que necessitam de transfusões em tratamentos, cirurgias, acidentes e diversas outras situações de emergência.
Doar sangue é um ato de amor ao próximo, de cidadania e de responsabilidade social. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

A Câmara Municipal de Vereadores de Jaguari apoia a campanha Junho Vermelho e convida a comunidade a refletir sobre a importância desse gesto tão nobre. Se você está apto a doar, procure um hemocentro e faça a diferença na vida de alguém.

🩸 Doe sangue. Compartilhe esperança. Salve vidas.

📢Comunicado Oficial: Confirme Resolução de Mesa N° 003/2026, a Tribuna Livre, que tradicionalmente ocorre na primeira Se...
01/06/2026

📢Comunicado Oficial:
Confirme Resolução de Mesa N° 003/2026, a Tribuna Livre, que tradicionalmente ocorre na primeira Sessão Ordinária de cada mês, não será realizada no dia 1º de junho de 2026. Excepcionalmente, sua realização foi transferida para o dia 8 de junho de 2026 (segunda-feira), às 18h.

A alteração ocorre em razão da necessidade de adequação dos trabalhos legislativos e de interesse público, mantendo-se inalteradas todas as demais disposições regimentais referentes à sessão.

Contamos com a compreensão da comunidade e reforçamos o convite para que todos acompanhem os trabalhos do Poder Legislativo Municipal.

A presidente da Câmara de Vereadores, Cátina Monteiro Frescura, esteve ontem 30/05, representando o Poder Legislativo na...
30/05/2026

A presidente da Câmara de Vereadores, Cátina Monteiro Frescura, esteve ontem 30/05, representando o Poder Legislativo na formatura do curso de capacitação “Empreender na Prática – Módulo 1”.

O curso, promovido pelo Corede, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguari, e ministrado pelas professoras da URI, proporcionou conhecimentos sobre empreendedorismo e educação financeira, temas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Iniciativas como esta fortalecem nossa comunidade, ampliam oportunidades e demonstram a importância do acesso ao conhecimento como ferramenta de transformação e crescimento.

Parabéns a todos os 30 formandos por essa importante conquista!

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a Câmara Municipal de Jaguari recebeu a visita do casal Evanice Zaiosc e Jonata Zaiosc.E...
28/05/2026

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a Câmara Municipal de Jaguari recebeu a visita do casal Evanice Zaiosc e Jonata Zaiosc.

Evanice, festeira da tradicional Festa das Taquara, esteve na Câmara para fazer um convite especial à presidente da Câmara, vereadora Cátina Monteiro Frescura, para participar das festividades que acontecem neste domingo, 31 de maio de 2026, na comunidade.

A programação contará com tradicional almoço, venda de doces e, a partir das 14h, uma animada Domingueira com o Grupo Estampa Campeira.

A Câmara Municipal agradece o convite e reforça o convite a toda a comunidade para prestigiar este importante momento de confraternização e tradição.

Na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, a Presidente da Câmara Municipal de Jaguari, Cátina Monteiro Frescura, recebeu ...
28/05/2026

Na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, a Presidente da Câmara Municipal de Jaguari, Cátina Monteiro Frescura, recebeu em seu gabinete a visita do psicólogo Peter W. Acosta.

Após um período estudando e residindo fora de Jaguari, Peter está retornando ao município para estar mais próximo de seus familiares.

Formado há 6 anos em Psicologia, possui especializações na área e traz consigo experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória profissional.

Desejamos que seja muito bem-vindo novamente à nossa Jaguari. Foi um prazer recebê-lo e dialogar sobre projetos, experiências e perspectivas para nossa comunidade.

E reafirmamos que a "Casa do Povo" está de portas abertas para receber toda a comunidade.

Entre os dias 18 e 21 de maio, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguari, Cátina Monteiro Frescura, junt...
25/05/2026

Entre os dias 18 e 21 de maio, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguari, Cátina Monteiro Frescura, juntamente com a assessora parlamentar Cristina Sued Lanes de Paula, esteve em Brasília participando da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o maior evento municipalista da América Latina, que reuniu mais de 15 mil lideranças de todo o país.
A participação no evento reforça a importância da representatividade dos municípios nos debates nacionais, buscando conhecimento, troca de experiências e melhorias para a nossa comunidade.
A Câmara de Vereadores segue firme no compromisso de representar a população jaguariense com responsabilidade, dedicação e trabalho.

Endereço

Praça Gilson Carlos Reginato
Jaguari, RS
97760000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 20:00
Terça-feira 08:00 - 15:30
Quarta-feira 08:00 - 15:30
Quinta-feira 08:00 - 15:30
Sexta-feira 08:00 - 15:30

Telefone

+555532551451

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Câmara Municipal de Jaguari posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Câmara Municipal de Jaguari:

Compartilhar