SindMetal Jaguariúna e Região

SindMetal Jaguariúna e Região Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos e de Materiais Elétricos de Jaguariúna, Amparo

Além de ser um sindicato forte e combativo, a entidade também mantém a Escola João Amazonas, com cursos profissionalizantes subsidiados pelo Sindicato, dando à comunidade mais carente a oportunidade de melhorar o currículo, aprender a utilizar o computador e internet, outras línguas, e cursos técnicos como Operador de Empilhadeira, Leitura de Desenho CAD, etc

SINDMETAL LEVA A LUTA PELO FIM DA ESCALA 6X1 E PELO COMBATE AO FEMINICÍDIO AO 7º ENCONTRO NACIONAL DA MULHER TRABALHADOR...
01/06/2026

SINDMETAL LEVA A LUTA PELO FIM DA ESCALA 6X1 E PELO COMBATE AO FEMINICÍDIO AO 7º ENCONTRO NACIONAL DA MULHER TRABALHADORA DA CTB

O SindMetal Jaguariúna e Região participou ativamente do 7º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, realizado neste fim de semana, em São Paulo, contribuindo com os debates e fortalecendo as lutas que também estão presentes no dia a dia das nossas assembleias e mobilizações.

Representaram o sindicato a vice-presidente, secretária da Mulher da Fitmetal e dirigente da CTB, Luciana Arcanjo Nunes, a diretora Gercilene Alves Bruno, representante das mulheres PCD, a diretora Michele de Souza Lima e o presidente José Francisco Salvino (Buiú).

Luciana e Buiú tiveram a oportunidade de discursar, reforçando a importância da organização sindical, da valorização das mulheres trabalhadoras, do combate à violência contra as mulheres, da sociedade dar um basta ao feminicídio e da luta pelo fim da escala 6x1.

Essas são bandeiras que o SindMetal tem levado para dentro das fábricas, dialogando com os trabalhadores em cada assembleia e reforçando que a construção de uma sociedade mais justa passa pelo respeito às mulheres, pela defesa da vida e por condições de trabalho que garantam mais tempo para viver, conviver com a família e cuidar da saúde.

Ao final do encontro, as participantes aprovaram a resolução final do 7º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB. O documento reafirma o compromisso da Central com a defesa dos direitos das mulheres, o enfrentamento às desigualdades, a valorização do trabalho, a igualdade salarial, o combate à violência de gênero e a ampliação da presença feminina nos espaços de decisão.

🚨 VITÓRIA HISTÓRICA DA CLASSE TRABALHADORA!  A LUTA AGORA É NO SENADO! ✊🏽A Câmara dos Deputados aprovou a PEC pelo fim d...
28/05/2026

🚨 VITÓRIA HISTÓRICA DA CLASSE TRABALHADORA! A LUTA AGORA É NO SENADO! ✊🏽

A Câmara dos Deputados aprovou a PEC pelo fim da escala 6x1 com ampla maioria: foram 461 votos favoráveis e apenas 19 contrários.

A proposta garante redução da jornada sem corte de salários, representando mais dignidade, saúde, descanso e qualidade de vida para milhões de trabalhadores.

📌 E AGORA?

O texto segue para votação no Senado Federal. Se aprovado, a redução da jornada será implantada de forma gradual, sem redução salarial.

Essa conquista só foi possível graças à mobilização da classe trabalhadora e do movimento sindical. Os Metalúrgicos de Jaguariúna e Região seguem firmes nessa luta por um trabalho mais digno e humano!

✊🏽 Mais tempo para viver.
✊🏽 Fim da escala 6x1!

28/05/2026
28/05/2026

APROVADA 📢 | O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 (seis dias de trabalho com apenas um de descanso) e reduz a jornada das atuais 44 para 40 horas semanais. A proposta segue ao Senado.

A PEC precisava de no mínimo de 308 votos em dois turnos. No primeiro, obteve 472 votos favoráveis contra apenas 22 contrários de deputados da direita e da extrema direita de partidos como PL e Novo. No segundo turno, foram 461 votos a 19.

Aprovada mais cedo na comissão especial, a PEC adota de imediato o modelo 5×2 (cinco dias de trabalho com dois dias de folga) e reduz a jornada de 44 para 42 horas após 60 dias da promulgação, sem redução de salário. Depois de 12 meses, a nova jornada semanal será definitivamente de 40 horas.

Respeitado esse padrão, estão preservados os acordos e convenções coletivas para estabelecer jornadas, inclusive para regimes diferenciados de áreas essenciais como saúde, segurança, transporte e limpeza urbana.

Assim como ocorreu na comissão, o PL tentou apresentar um destaque de preferência na defesa da PEC, de autoria de Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a escala 4×3 (quatro dias de trabalho com três de descanso). Contudo, a manobra oportunista foi rejeitada na emenda aglutinava.

A ação dos deputados bolsonaristas foi no sentido de evitar a aprovação da PEC. Os deputados do partido tentaram obstruir a votação e 62 deles assinaram a emenda para adiar, por dez anos, a entrada em vigor desses benefícios aos trabalhadores.

por Iram Alfaia
📸 Richard Silva/PCdoB na Câmara

___

📲 Leia a matéria completa em: www.vermelho.org.br | Link na Bio ⤴

📰 Siga o @‌oportalvermelho e fique por dentro de tudo que acontece na política nacional e internacional

O SindMetal Jaguariúna e Região realizou nesta quarta-feira (27) assembleia com os trabalhadores do setor administrativo...
27/05/2026

O SindMetal Jaguariúna e Região realizou nesta quarta-feira (27) assembleia com os trabalhadores do setor administrativo da Flex, em Jaguariúna, para votação da renovação do acordo de ponto móvel. A proposta foi aprovada por unanimidade.

O presidente do sindicato, José Salvino - Buiú, e o assessor Joaquim Amorim aproveitaram o encontro com os trabalhadores para novamente ressaltar a luta pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada sem redução salarial — uma pauta cada vez mais urgente e que está em vias de ser votada para garantir mais qualidade de vida à classe trabalhadora.

Também alertaram sobre a importância da consciência política e do voto em candidatos comprometidos com os direitos dos trabalhadores, e não com a retirada de conquistas históricas da categoria.

Unidade, Consciência e Luta! ✊🏾

26/05/2026
🟢 SAÚDE MENTAL NO TRABALHO É RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS 🔴Neste dia 26 de maio, entram em vigor as novas determinações...
26/05/2026

🟢 SAÚDE MENTAL NO TRABALHO É RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS 🔴

Neste dia 26 de maio, entram em vigor as novas determinações da NR-1, reforçando que as empresas também são responsáveis pela saúde mental dos trabalhadores.

A partir de agora, riscos psicossociais como assédio, pressão excessiva, metas abusivas, sobrecarga e ambientes tóxicos devem ser identificados e combatidos dentro das empresas.

A saúde mental é um direito da classe trabalhadora e não pode mais ser ignorada. O SindMetal segue na luta diária por ambientes de trabalho mais seguros, humanos e respeitosos para todos os trabalhadores e trabalhadoras.

⚠️ Sofreu pressão abusiva, assédio ou outras situações que afetam sua saúde mental no trabalho? Denuncie ao Sindicato pelos nossos canais de atendimento ou pelo WhatsApp: 📲 (19) 99549-6624.

✊🏽 Saúde mental importa. Respeito também!

Apesar das pressões do patronato e seus representantes no Congresso Nacional com o objetivo de impedir a votação da PEC ...
26/05/2026

Apesar das pressões do patronato e seus representantes no Congresso Nacional com o objetivo de impedir a votação da PEC que acaba com a escala 6×1 e reduz a jornada de salários para 40 horas semanais sem redução de salário, a tramitação da proposta e avança e deve ser votada, e muito provavelmente aprovada na Comissão Especial e em Plenário, até a próxima sexta-feira (29).

A pressão dos capitalistas não deixou de ter efeito, uma vez que a proposta original previa jornada de 36 horas semanais e instituição da escala 4×3, que garante três dias de folga na semana e vem sendo implantada em alguns países europeus. A proposta que será votada prevê dois dias de folga por semana (escala 5×2) e redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salários, que será implantada com um período de transição de 12 meses, resultado que configura uma vitória histórica para o Fórum das Centrais Sindicais.

Apesar das pressões do patronato e seus representantes no Congresso Nacional com o objetivo de impedir a votação da PEC que acaba com a escala 6×1 e reduz a jornada de salários para 40 horas semanais sem redução de salário, a tramitação da proposta e avança e deve ser votada, e muito prov...

25/05/2026

Endereço

Rua Alcides De O. Germano, 378
Jaguariúna, SP
13820-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando SindMetal Jaguariúna e Região posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar