20/05/2018
Nobre Senhor Pedro Eurico. Boa noite.
Em face de suas declarações recentes acerca da implantação do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) em nosso país, através do qual as guardas municipais passam a compor o referido sistema, unindo forças com os demais órgãos de segurança e de justiça criminal para o enfrentamento da criminalidade e da violência que, infelizmente, grassam em nosso amado Brasil, venho, na qualidade de presidente do Sindguardas Jaboatão, data máxima vênia, manifestar repúdio às vossas declarações da forma que se segue.
Deus nos livre de políticos de sua estirpe, Sr. Pedro Eurico, que nada sabem e nada querem saber sobre a municipalização da segurança pública, que vem sendo paulatinamente implantada em nosso país nos últimos 16 anos.
Deus nos livre de políticos de seu naipe, que nada sabem sobre a Lei Nacional n° 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), que regulamentou o parágrafo oitavo do artigo 144 da CF/1988, e disciplinou as *atividades policiais* desenvolvidas pelas guardas municipais no âmbito das cidades brasileiras.
Que Deus nos livre de políticos de sua qualidade, que nada sabem sobre a Matriz Curricular Nacional das guardas municipais, a qual orienta e estabelece diretrizes concernentes à formação dos guardas civis, no sentido de que esses agentes da lei executem ações qualif**adas de prevenção e repressão à criminalidade e violência, contribuindo, destarte, para a implantação de uma cultura de paz e para a redução dos índices de violência.
Que Deus nos livre de políticos de seu condão, que preferem bandidos armados a profissionais de segurança pública preparados psicológica e tecnicamente (inclusive formados nas mesmas academias e pelos mesmos instrutores que os demais policiais).
Deus nos livre de políticos de sua espécie, Sr. Pedro Eurico, que desconhecem a Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), bem como o Decreto 5.123/2004, diplomas legais estes que proibiram a posse e o porte de armas ao cidadão comum, permitindo que apenas Policiais (incluindo guardas municipais) possam andar armados.
Deus nos livre de vc, Pedro Eurico, péssimo político, péssimo cidadão, que usa o prestigio de seu cargo para proferir discursos vazios de conteúdo, mas impregnados de ignorância, de inverdades, de arrogância, de má-fé.
Deus nos livre de vc, Sr. Pedro Eurico, que envergonha a sociedade e a política do nosso Estado, ao se posicionar contra politicas públicas que visam combater a criminalidade que, a propósito, se agiganta em proporções inimagináveis em nosso Estado.
Deus nos livre a nós, pernambucanos, nordestinos e brasileiros de políticos como vc, Sr. Pedro Eurico, que com sua incompetência, ignorância e retórica inexpressiva prestam um desserviço à sociedade.
Paulo Sérgio Lemos, subinspetor da guarda civil municipal do Jaboatão dos Guararapes, presidente interino do Sindguardas Jaboatão.