16/01/2019
https://www.facebook.com/602367726602490/posts/1062434333929158/
CONVITE
Assunto: Evento científico-cultural nos dias 20 e 21 de janeiro no Parque Dona Lindu.
Em nome do projeto de extensão “Desvendando o Céu Austral” da UFRPE, do Espaço Ciência, da Fundação Gilberto Freyre e da CECINE, convidamos toda a população para participar do evento abaixo descrito:
Na noite do dia 20 de janeiro (domingo) e na madrugada do dia 21 (segunda-feira), ocorrerá um eclipse total da Lua, visível em Recife. O que torna este evento ainda mais especial é que este eclipse acontecerá durante uma Superlua, quando nosso satélite natural chega ao ponto mais próximo da Terra (perigeu), aparentando ser 30% maior e 15% mais brilhante.
É notório o crescente interesse da população por Astronomia e temas relacionados. Associar Cultura, Artes e Astronomia em uma noite tão especial, será uma grande contribuição à divulgação da Cultura, da História e da Ciência em nossa cidade, Recife “Berço da Astronomia nas Américas” desde o observatório de Jorge Marcgrave/Maurício de Nassau e o da Torre Malakoff/Dom Pedro II.
Título do Evento:
LUAU ASTRONÔMICO E CULTURAL
(Super Lua, Eclipse Lunar, Lua de Sangue)
* Disponibilizaremos ao público, 10 (dez) telescópios e lunetas para observação da Lua cheia, com orientação de monitores, a partir do nascer da Lua, às 17:22;
*Lançamento de foguetes educacionais às 17:30;
*Próximo a meia-noite (às 23:36) ocorrerá o Eclipse Lunar Total (Lua de Sangue) que se estenderá até às 05 horas da manhã do dia 21 (segunda-feira);
*Em seguida, usaremos os telescópios (todos com filtro solar) para observar o Sol Nascente e suas famosas manchas solares, repetindo um dos feitos de Galileu Galilei em 1610;
Além disso, teremos a presença de um grupo de Teatro Científico, com monitores fantasiados de ET, Astronauta, Galileu, Sábios Gregos, etc;
Palestras proferidas sobre “O Satélite Lua e suas curiosidades”; “Eclipse Lunar e “Eclipse Solar e “O Sol e seus planetas”;
As atividades são parceria: UFRPE, Espaço Ciência, CECINE, da Fundação Gilberto Freire, Clube de Astronomia ODYSSEY (formado por estudantes de escolas estaduais de Jaboatão), Clube de Astronomia de Surubim, Clube de Astronomia de Alagoinha, Clube de Astronomia do Colégio Divino Mestre, CEU de Pernambuco, Clube de Astronomia do Colégio São José de Camaragibe, Equipe do Colégio N. S. Conceição de Olinda, Diretório Acadêmico - e Coletivo Entropia – do curso de Licenciatura em Física da UFRPE, BANDEIRANTES - Tecnologia aeroespacial para a educação.