29/06/2022
Na última sexta-feira, 24 de Junho, realizamos o 1°Fórum Municipal de Políticas Sobre Dr**as da cidade de Itanhaém-SP. O evento foi realizado na Câmara Municipal, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - Secretário Hugo Di Lallo, contando com a participação de autoridades públicas, o Presidente da camâra Municipal, Silvio César de Oliveira, à Secretaria de Relações do Trabalho, Secretário Eliseu Braga Chagas, representada pela Sra. Cíntia Depiei, à Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Secretária Márcia Galdino, representada pelo Sr. Damião Avelino, à Secretária da Saúde, Secretária Guacira Nobrega Barbi, à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Secretário Rogélio Ferreiro Rodrigues Salceda, o representante do Ministério Público, Promotor de Justiça Dr. Guilherme Silveira de Portella Fernandes, palestrantes, associações e sociedade civil.
Sendo de extrema importância ao município, o fórum proporcionou abordar o tema de maneira clara, dando voz as famílias em busca de apoio e suporte emocional. Foram realizadas palestras, trazendo fontes importantes a respeito a prevenção, tanto as ferramentas proporcionadas pelo esporte como também pelas lideranças religiosas como base preventiva. Trouxe diversidade do tratamento como redução de danos, oferecida pelas redes de tratamento CAPS, o trabalho das comunidades terapêuticas, das repúblicas inclusivas, que fazem um trabalho de inteligência socioemocional. Também levou a condição do pensamento do trabalho e inclusão social, trazendo a dinâmica da discussão da dependência de substância psicoativa.
Hoje no município, já existem diversas organizações que realizam o trabalho de prevenção fazendo o fortalecimento de vínculos, retirando as famílias da vulnerabilidade e situação de risco.
Foi um evento de muita valia, pois abre as portas para futuros projetos voltados a área de prevenção e dando a oportunidade as famílias de serem ouvidas.
Gostaríamos de agradecer a todos os presentes e envolvidos pela oportunidade de abordar de maneira pública o tema, agradecer aos palestrantes por concordarem em contribuir com seu conhecimento. As associações ANNI, ADI, Conviver, Viver Bem e Tathy Ballet, por realizarem apresentações culturais de dança. As instituições de conscientização e prevenção, Nar-Anon, Alcoólicos Anônimos e Amor Exigente por compartilharem experiências e informação. Agradecemos a comparência das autoridades presentes, aos membros deste conselho e a toda sociedade civil.
Foto por Maicon Bargas Fotografia