14/12/2025
Itamarandiba Enfrenta Novo Aumento Abusivo na Tarifa de Esgoto em Meio a Histórico de Problemas no Saneamento Básico
🎧 Se ligue na sintonia web da melhor rádio da cidade: https://portalminas.com/radio
A população de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, vê-se novamente pressionada por questões relacionadas ao saneamento básico. A Prefeitura Municipal acionou a Justiça para suspender um aumento considerado abusivo na tarifa de esgotamento sanitário, que saltou de 25% para impressionantes 74% do valor da conta de água. A medida, imposta pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE/MG), atinge os munícipes indiscriminadamente, independentemente de haver ou não tratamento completo do esgoto na localidade.
Este novo embate se soma a um cenário persistente de desafios no fornecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. Em março de 2025, moradores relataram ter ficado até 15 dias sem abastecimento regular e, em outra ocasião, receberam água suja nas torneiras. Estatísticas recentes indicam que 20,9% da água captada em Itamarandiba é perdida na rede de distribuição, e que 64% da população tem acesso a serviços de esgotamento sanitário, um índice inferior à média estadual de Minas Gerais.
📲 Participe do nosso grupo de notícias https://portalminas.com/zap
Apesar da ação judicial da prefeitura para conter o aumento, a falta de engajamento popular em discussões cruciais sobre o saneamento é preocupante. Conforme dados, não houve debates, audiências ou consultas públicas nos últimos 12 meses para abordar as questões de saneamento em Itamarandiba. Essa ausência de diálogo dificulta a participação cidadã na busca por soluções efetivas e transparentes para os problemas que afetam diretamente a qualidade de vida, deixando a população à mercê de decisões que impactam diretamente seu bolso e bem-estar.
🔗 Veja esta e outras notícias no site https://portalminas.com/