01/06/2026
PORQUE OS METALÚRGICOS DE NOSSA CATEGORIA ESTÃO ADOECENDO !?
A combinação cruel entre a pressão cotidiana por produtividade e a sobrecarga de trabalho acendeu um alerta vermelho na base de nossa categoria.
Empresas como Mahle, Helibras, Aptiv e GE e outras, têm adotado um modelo de gestão produtiva abusivo, que tem transformado os setores da fábrica em ambiente de adoecimento físico e mental.
Menos trabalhadores, mais cobranças e produtividade, esta é a lógica da reestruturação permanente. Demitir trabalhador e redistribuir as tarefas dos que saíram entre os que permanecem e assim lucrar mais.
O resultado é o trabalhador sobrecarregado, executando a função que antes era dividida por dois ou três. A engenharia de produção modernizou as máquinas, mas passou a tratar o trabalhador como uma engrenagem descartável. Com o objetivo de melhor explorar, há uma divisão de tarefas nas empresas que nem sempre é muito claro ao trabalhador.
A engenharia estabelece as metas, sempre altas, enxuga as áreas de produção demitindo o máximo possível, sobrecarregando quem f**a. Aos lideres de cada área cabe impor a pressão através de ameaças e o ritmo acelerado na produção, o plano é produzir mais, com menos trabalhadores.
Não se trata ap***s de cansaço físico, o ritmo frenético e a cobrança implacável destroem a saúde mental do trabalhador. O termo "colaborador" usado pelos RHs, vale até você entregar o primeiro atestado médico, comunicando a incapacidade laboral, após isso vem o abandono.
A explosão das doenças psíquicas e acidentes de trabalho é o reflexo direto da precarização. Assim os transtornos depressivos, crises de ansiedade crônica e o esgotamento profissional deixaram de ser exceções e viraram rotina.
Quantos trabalhadores estão trabalhando já doentes, muitos por não aguentarem mais pedem demissão
Em nome da saúde de nossa categoria é preciso conversar sobre o aumento da exploração, das metas de produção e denunciar as pressões, este é o papel do Sindicato, mas também das comissões de negociação de PLR e dos Cipeiros comprometidos com a saúde dos trabalhadores.
Lutar pela saúde é combater as metas abusivas, e o aumento da exploração. Denuncie !