Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá e região

Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá e região Fundado em 1988 o Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá e Região é uma referência de luta dos trabalhadores.

Greves dos trabalhadores da IMBEL, foram exemplos de lutas e resistência em toda nossa categoria.

02/06/2026

Os Ricos não querem perder seus lucros tirado do couro dos trabalhadores.

MAIS UMA CONDENAÇÃO!A DIREITA BOLSONARISTA E O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA CIDADE!Na última quarta feira, dia 27, a 2°...
02/06/2026

MAIS UMA CONDENAÇÃO!
A DIREITA BOLSONARISTA E O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA CIDADE!

Na última quarta feira, dia 27, a 2° vara criminal de Itajubá condenou, o Ex vice Prefeito de Itajubá, Nilo Baracho e outras réus a 6 anos e 10 meses de reclusão, para cumprimento inicial em regime semiaberto, por práticas de corrupção e associação criminosa.

Ja o empresário Hassan El Mouallem foi condenado a 3 anos e 6 meses de reclusão, mas teve a prisão substituída por p***s mais leves. Aliás, todos os condenados receberam o direito de recorrer da decisão em liberdade.

Alinhado ideologicamente ao bolsonarismo, Nilo fez parte de uma gestão administrada pela direita Bolsonarista, marcada não ap***s por desvios milionários de dinheiro público, mas também por um histórico de arrogância no trato institucional, incluindo ataques públicos a professores e servidores municipais.

O volume de recursos desviados e a sofisticação das fraudes superaram qualquer outro caso registrado na cidade. Além do esquema no Hospital das Clínicas (HCI), foi comprovado fraude em esquema de Frotas e devido ao desvio de verbas destinadas à manutenção de ambulâncias e veículos da Secretaria de Saúde.

Sua trajetória na administração pública simboliza o comportamento de uma elite atrasada, provinciana e arrogante. Sob o manto de um falso moralismo, a gestão utilizou a máquina pública também para perseguir professores.

Típico de coronéis o ex Prefeito Cristian Gonçalves, (que não é réu) esteve diretamente ligado a episódios de amedrontamento contra trabalhadores de rede de supermercado local, usando o terror psicológico de que o Brasil "viraria uma Venezuela comunista" caso votassem "errado".

Nilo representa está moral de fachada da elite local, de direita. Enquanto discursava em defesa dos valores conservadores e da família, operava por baixo dos panos o desvio de verbas destinadas à manutenção de ambulâncias e insumos hospitalares.

Mesmo diante do silêncio dos instrumentos de comunicação da cidade, (com alguma excessão) é fundamental dar publicidade aos atos de corrupção e as consequências do maior esquema de corrupção da cidade, estando a frente a direita Bolsonarista local e sua falsa moral.

PORQUE OS METALÚRGICOS DE NOSSA CATEGORIA ESTÃO ADOECENDO !?A combinação cruel entre a pressão cotidiana por produtivida...
01/06/2026

PORQUE OS METALÚRGICOS DE NOSSA CATEGORIA ESTÃO ADOECENDO !?

A combinação cruel entre a pressão cotidiana por produtividade e a sobrecarga de trabalho acendeu um alerta vermelho na base de nossa categoria.

Empresas como Mahle, Helibras, Aptiv e GE e outras, têm adotado um modelo de gestão produtiva abusivo, que tem transformado os setores da fábrica em ambiente de adoecimento físico e mental.

Menos trabalhadores, mais cobranças e produtividade, esta é a lógica da reestruturação permanente. Demitir trabalhador e redistribuir as tarefas dos que saíram entre os que permanecem e assim lucrar mais.

O resultado é o trabalhador sobrecarregado, executando a função que antes era dividida por dois ou três. A engenharia de produção modernizou as máquinas, mas passou a tratar o trabalhador como uma engrenagem descartável. Com o objetivo de melhor explorar, há uma divisão de tarefas nas empresas que nem sempre é muito claro ao trabalhador.

A engenharia estabelece as metas, sempre altas, enxuga as áreas de produção demitindo o máximo possível, sobrecarregando quem f**a. Aos lideres de cada área cabe impor a pressão através de ameaças e o ritmo acelerado na produção, o plano é produzir mais, com menos trabalhadores.

Não se trata ap***s de cansaço físico, o ritmo frenético e a cobrança implacável destroem a saúde mental do trabalhador. O termo "colaborador" usado pelos RHs, vale até você entregar o primeiro atestado médico, comunicando a incapacidade laboral, após isso vem o abandono.

A explosão das doenças psíquicas e acidentes de trabalho é o reflexo direto da precarização. Assim os transtornos depressivos, crises de ansiedade crônica e o esgotamento profissional deixaram de ser exceções e viraram rotina.

Quantos trabalhadores estão trabalhando já doentes, muitos por não aguentarem mais pedem demissão

Em nome da saúde de nossa categoria é preciso conversar sobre o aumento da exploração, das metas de produção e denunciar as pressões, este é o papel do Sindicato, mas também das comissões de negociação de PLR e dos Cipeiros comprometidos com a saúde dos trabalhadores.

Lutar pela saúde é combater as metas abusivas, e o aumento da exploração. Denuncie !

30/05/2026
PARA ONDE VAI A RIQUEZA !TRABALHADORES DA GE E WEG QUEREM 10% de AUMENTO NA PLR !De fato existe um processo de investime...
29/05/2026

PARA ONDE VAI A RIQUEZA !
TRABALHADORES DA GE E WEG QUEREM 10% de AUMENTO NA PLR !

De fato existe um processo de investimento indústrial na cidade. Empresas como Aptiv, Weg, Cabelauto e Mahle tem ampliado a produção, com aquisição de novas máquinas ou mesmo ampliando as fábricas.

Se aproveitando de salários mais baixos que os grandes centros, estas empresas de maioria de capital internacional tem enviado milhões para seus países. A riqueza produzida aqui pelos trabalhadores, serve para desenvolver a economia dos países de origem destas empresas.

Enquanto isso, com salários e PLR mais baixos os trabalhadores daqui perdem o poder de compra, com consumo menor o comércio não vende, não contrata e a cidade e região não se desenvolve, ao contrário retrai.

Por tudo isso, o Sindicato entende que parte dos lucros que os trabalhadores produzem nestas empresas tem que f**ar aqui, para melhorar a vida dos metalúrgicos e desenvolver o comércio e a economia da cidade.

"Desta forma os trabalhadores da GE e da Weg reprovaram as propostas de metas abusivas e PLR e votaram por 10% de aumento nos valores além de redução das metas que provocam exploração e doenças ocupacionais." Disse Carlinhos presidente do trabalho.

Fique ligado no Chamado do sindicato. Vamos a luta.

29/05/2026

Por menos metas abusivas e por PLR com valor fixo.

Jornal especial Helibras.
29/05/2026

Jornal especial Helibras.

29/05/2026

Vitória dos trabalhadores agora vamos a luta por 36 horas semanais sem transição.

PLR E NR-1 !SINDICATO PODE INCLUIR METAS ABUSIVAS EM RELATÓRIO DE RISCOS PSICOSSOCIAIS NA EMPRESA !Você sabia que aquela...
29/05/2026

PLR E NR-1 !
SINDICATO PODE INCLUIR METAS ABUSIVAS EM RELATÓRIO DE RISCOS PSICOSSOCIAIS NA EMPRESA !

Você sabia que aquela meta de PLR abusiva e difícil de alcançar não é ap***s "desafiadora", mas sim um risco à sua saúde mental reconhecido por lei?

A nossa categoria é forte, opera máquinas e aguenta o ritmo duro da fábrica. Mas o que ninguém precisa aguentar é a pressão psicológica que adoece.

Com a nova NR-1 que entrou em vigor nesta última terça feira, dia 26, as empresas de nossa base serão obrigadas por lei a mapear e combater os Riscos Psicossociais.

E adivinhe? Cobranças sufocantes e metas de PLR que impoe muito esforço do Metalúrgico, aumenta o ritmo e a pressão entraram direto na mira da fiscalização!

Com a Nr1 Meta abusiva é infração, chefia não pode mais criar metas absurdas na PLR para fazer o trabalhador correr feito louco e ganhar uma doença ocupacional.

PLR submetido a metas de produção, qualidade, refugo e reclamação do cliente, vamos que f**ar de olho e o Sindicato pode emitir relatório de riscos ao MPT.

O estresse crônico causado por estas metas e pressões psicológicas no chão de fábrica agora será tratado com a mesma gravidade de um acidente trabalho.

Já estamos de olho em algumas empresas, o Sindicato pode exigir que a empresa mude a forma de cobrar resultados antes mesmo que o trabalhador precise de um afastamento médico.

Desta forma em relação a PLR temos que f**ar de olho no ritmo de produção acelerado ao extremo para tentar bater indicadores irreais. Nas cobranças humilhantes na frente dos colegas ou em grupos de WhatsApp, alem do aumento das doenças psíquicas e motoras.

A PLR é um direito conquistado para dividir o lucro que você gerou com o seu suor, e não uma ferramenta de tortura para arrancar a sua saúde.
Vamos fazer valer a Nr1 também mas negociações da PLR. Denuncie os abusos aos Sindicato.

Endereço

Rua Fortunato Pereira
Itajubá, MG
37504060

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+553536231856

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá e região posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá e região:

Compartilhar