16/05/2026
🏛️ Marco dos 200 anos da PMBA é eternizado com inauguração de monumento no Largo dos Aflitos
Na noite desta quinta-feira (14), a Polícia Militar da Bahia celebrou mais um capítulo histórico de sua trajetória bicentenária com a inauguração do Monumento dos 200 anos da Corporação, no Largo dos Aflitos, em Salvador. A solenidade também foi marcada pela entrega da Medalha Comemorativa dos 200 anos da PMBA a 130 personalidades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento da Instituição e da segurança pública baiana.
A cerimônia, realizada em frente ao Quartel do Comando-Geral, reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Dr. Marcelo Werner, o comandante-geral da PMBA, coronel Magalhães, autoridades civis e militares, integrantes da ativa, veteranos, familiares e convidados.
Assinado pelo arquiteto e artista plástico baiano André Moreno, o monumento traduz, em linguagem artística e simbólica, os valores que acompanham a PMBA ao longo de seus dois séculos de existência, homenageando gerações de policiais militares que dedicaram suas vidas à preservação da ordem pública e à proteção da sociedade baiana.
Instalada em um dos espaços históricos mais tradicionais da capital, a obra passa a integrar o conjunto arquitetônico e cultural do Largo dos Aflitos, reafirmando a presença da Polícia Militar da Bahia como parte da memória e da identidade do povo baiano.
📍 Salvador/BA - 14/05/2026
📸 PMBA/Flickr GOV BA