Câmara de Vereadores de Itabaiana/SE

Câmara de Vereadores de Itabaiana/SE Esta é a página oficial da Câmara Municipal de Vereadores de Itabaiana/SE. João de Alencastro de 20 de outubro de 1997.

HISTÓRICO
Câmara Municipal de Itabaiana

A História da Câmara Municipal de Itabaiana se confunde com a história do município desde que suas terras foram elevadas à condição de Vila em 1698, como conseqüência de Portaria de D. Instalava-se ali,o parlamento itabaianense que teria dias de glória no futuro como por exemplo quando seus vereadores levantaram-se contra as imposições da Capitania da Bahi

a que, após o Decreto Régio de D. João VI, Príncipe Regente, de 08 de julho de 1821, e que criava a Capitania de Sergipe D'El Rey, o Governo daquela Capitania quis arremeter contra a nova, indicando um Governador, num claro desacato às ordens régias e à vontade do povo sergipano. Foi a Câmara de Vereadores de Itabaiana a primeira na jovem Capitania a se levantar contra tal arbítrio no que foi apoiada naturalmente por todas as demais que então faziam parte da nova Capitania de Sergipe D'El Rey. Em 1822, com a Independência do Brasil de Portugal, as Capitanias seriam transformadas em Províncias e a Província de Sergipe d'El Rey foi durante anos abastecida em sua Assembléia Provincial (Assembléia Legislativa) de figuras importantes que fizeram estágio como Edis na Câmara Municipal de Itabaiana. Em 1936, na primeira eleição municipal com separação entre os Poderes Executivo e Legislativo, a Câmara Municipal ganharia a composição que perdura até hoje, mudada apenas em número de representantes do povo Itabaianense. Até em 1936, o Intendente - administrador do Município - era encolhido pelos vereadores e, quase sempre coincidia com o cargo de Presidente da Câmara Municipal. A partir daí, passou a existir a eleição para vereadores e Prefeito Municipal, que é chefe do Executivo. No dia 02 de Julho de 2004 foi inaugurada a nova sede da câmara com o deslocamento democrático para a região sul da cidade. A casa Legislativa conta atualmente com suas atividades situada à Rua Sebastião de Oliveira nº 04 no Bairro Marianga.

28/05/2026

Nesta quinta, 28, a Câmara Municipal de Itabaiana realizou uma sessão itinerante e visitou a Estação de Tratamento de Esgoto da Igua. A ação foi indicação do vereador Erotildes de Jesus e reuniu vereadores de situação e oposição em fiscalização conjunta, mostrando que quando o assunto é o bem da população, não existe lado.

O presidente Breno Góis destacou: “Quando situação e oposição caminham juntas para fiscalizar, quem ganha é a população. Saneamento é saúde e é dever desta Casa cobrar resultados.” Nosso papel é fiscalizar e garantir serviço de qualidade para todos.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛️
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

26/05/2026

A Câmara Municipal de Itabaiana realizou, nesta terça-feira (26), mais uma sessão ordinária marcada por debates sobre infraestrutura, geração de empregos, saúde pública e obras municipais. Durante o Grande Expediente, Ivoni Lima destacou o início do trezenário de Santo Antônio, a entrega da Medalha Rolopeu e do Título de Cidadão Itabaianense, além de cobrar a entrega da Creche do Bairro Queimadas e melhorias na infraestrutura da localidade. Erotildes de Jesus informou que a creche aguarda apenas a chegada da mobília para ser entregue à população, destacou ações da gestão municipal e parabenizou a condução dos trabalhos legislativos pelo presidente Breno Góis. Anderson Pereira demonstrou preocupação com a possível paralisação dos servidores da saúde e solicitou providências para reduzir acidentes em cruzamento do município.

João Cândido apresentou dados relacionados à geração de empregos em Itabaiana e destacou ações e obras desenvolvidas pelo Poder Público Municipal. Alex Henrique criticou a demora na entrega da Creche do Bairro Queimadas, da UPA Municipal e do Centro de Imagem, além de parabenizar o Governo do Estado pelos índices de geração de empregos e pelas mil cirurgias bariátricas realizadas através do Opera Sergipe. Roosevelt Santana abordou a situação da CEASA Municipal, destacou investimentos realizados desde a primeira gestão de Valmir de Francisquinho e afirmou que as ações contribuíram para o desenvolvimento de Itabaiana.

Na Ordem do Dia, os projetos constantes na pauta foram devidamente apreciados e votados. Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente encerrou a sessão, convocando os vereadores para a próxima sessão ordinária, a realizar-se no dia 28 de maio de 2026, a qual será realizada de forma itinerante.

Acompanhe a matéria completa em nosso site.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

21/05/2026

A Câmara Municipal de Itabaiana realizou, nesta terça-feira (21), mais uma sessão ordinária marcada por debates sobre abastecimento de água, geração de empregos, investimentos públicos e políticas sociais.

Durante o Grande Expediente, Ivoni Lima destacou ações do Governador Fábio Mitidieri em busca de soluções para o abastecimento de água em Sergipe, além da instalação do aparelho de ressonância magnética no Hospital Regional de Itabaiana. Erotildes de Jesus rebateu críticas da oposição, apresentou esclarecimentos sobre processo judicial em andamento e voltou a defender o nome de Valmir de Francisquinho como pré-candidato a goverbador. Michael Douglas cobrou mais políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, questionou investimentos na área de segurança pública e abordou problemas estruturais nas escolas municipais.

Moises Mendonça destacou os índices de geração de empregos em Itabaiana, além das obras e investimentos realizados pelo Poder Público Municipal. Alex Henrique ressaltou políticas estaduais voltadas ao empreendedorismo, rebateu falas de parlamentares e apresentou denúncias relacionadas à saúde e à educação municipal. Roosevelt Santana defendeu os investimentos realizados em segurança pública e destacou ações estruturantes que, segundo ele, contribuem para o desenvolvimento econômico do município e para a geração de empregos.

Na Ordem do Dia, os projetos constantes na pauta foram devidamente apreciados e votados. Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente encerrou a sessão, convocando os vereadores para a próxima sessão ordinária, a realizar-se no dia 26 de abril de 2026.

Acompanhe a matéria completa em nosso site.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

19/05/2026

A Câmara Municipal de Itabaiana realizou, nesta terça-feira (19), mais uma sessão ordinária marcada por importantes debates voltados à saúde mental e aos direitos humanos.

Durante o Grande Expediente, fez uso da palavra o palestrante Fábio de Jesus Costa, conhecido como Fabinho do Abrigo, que abordou o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, destacando a importância do cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento psíquico, a defesa da autonomia e o fim das internações em manicômios.
Fabinho do Abrigo também ressaltou o fechamento de um dos últimos manicômios do Estado de Sergipe, destacou a relevância da Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei Paulo Delgado, e apresentou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Fabinho do Abrigo, enfatizando os tratamentos realizados, a expansão da instituição e a necessidade do apoio da população à causa.

Na Ordem do Dia, os projetos constantes na pauta foram devidamente apreciados e votados. Não havendo mais assuntos a tratar, o Presidente encerrou a sessão, convocando os vereadores para a próxima sessão ordinária, a realizar-se no dia 21 de maio de 2026.

Acompanhe a matéria completa em nosso site.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

14/05/2026

A Câmara Municipal de Itabaiana realizou, nesta quinta-feira (14), mais uma sessão ordinária marcada por debates importantes em defesa dos trabalhadores da limpeza urbana. Durante o Grande Expediente, os vereadores Cledson da Rocha, Ivoni Andrade, José Amâncio, Alex Henrique, Roosevelt Santana, Anderson Pereira, Erotildes de Jesus, Michael Douglas e João Cândido manifestaram apoio ao PL 4146/20, conhecido como “PL dos Garis”, que prevê piso salarial nacional, insalubridade em grau máximo, aposentadoria especial e regulamentação da profissão.
Além do apoio à categoria, os parlamentares também discutiram temas como duplicação da BR-235, abastecimento de água em Sergipe, obras realizadas por meio de emendas parlamentares, valorização dos servidores públicos e projetos voltados à educação ambiental. Ao final, as matérias da Ordem do Dia foram apreciadas e votadas, sendo a próxima sessão ordinária convocada para o dia 19 de maio de 2026.

Acompanhe a matéria completa em nosso site.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

12/05/2026

Na sessão ordinária realizada em 12 de maio, presidida por Breno Góis de Rezende, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior após leitura realizada pelo 1º Secretário em exercício, Edivaldo Oliveira. No Grande Expediente, o vereador José Rodrigues destacou a entrega do ônibus à Associação Olímpica de Itabaiana por meio de emenda do Deputado Federal Ícaro de Valmir e solicitou celeridade na reforma do Estádio Etelvino Mendonça. Ivoni Lima ressaltou investimentos destinados pelo Senador Alessandro Vieira ao município e defendeu a participação feminina na política. Ana Paula rebateu críticas direcionadas ao pré-candidato Valmir de Francisquinho, criticou problemas enfrentados pelo estado e destacou a entrega do ônibus à AOI. Cristina Oliveira defendeu melhorias ambientais, homenageou as mães e sugeriu estudo para duplicação da rodovia entre Itabaiana e Macambira.

Ainda no Grande Expediente, Moisés Mendonça destacou investimentos realizados pelo Deputado Federal Ícaro de Valmir e obras executadas nos povoados de Itabaiana. Anderson Pereira cobrou a implantação da Casa de Apoio ao Mototaxista, e a entrega de equipamentos de segurança para a classe. Erotildes de Jesus destacou ações do grupo político de Valmir de Francisquinho e a entrega do ônibus à AOI. Alex Henrique cobrou pagamentos atrasados a prestadores de serviço e criticou declarações atribuídas a Valmir de Francisquinho. Por fim, João Cândido rebateu críticas ao pré-candidato, destacou denúncias relacionadas aos hospitais estaduais e enfatizou realizações da gestão de Valmir. Na Ordem do Dia, os projetos constantes na pauta foram apreciados e votados, sendo a próxima sessão convocada para o dia 14 de maio de 2026.

Acompanhe a matéria completa em nosso site.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

07/05/2026

Na sessão ordinária realizada em 7 de maio, sob a presidência de Breno Góis de Rezende, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior após leitura realizada pelo 1º Secretário, Roosevelt Santana. Em seguida, foram lidas as matérias da pauta e teve início o Grande Expediente. O vereador Erotildes de Jesus abordou o cenário político estadual, comentou ataques direcionados ao pré-candidato Valmir de Francisquinho e criticou programas do Governo do Estado que não estão efetivamente beneficiando a população. Já Ivoni Lima manifestou apoio aos mototaxistas, defendeu melhorias para a categoria e destacou a campanha Maio Laranja, voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Ainda no Grande Expediente, Anderson Pereira repudiou informações falsas envolvendo sua vida pessoal e ataques a sua família e reafirmou seu compromisso com a população. O vereador Alex Henrique solidarizou-se com Anderson, apresentou indicações voltadas à acessibilidade em eventos públicos e à aquisição de guincho para a SMTT, além de abordar denúncia envolvendo possíveis desvios de função na Guarda Municipal e defender a regulamentação da profissão dos garis e trabalhadores da limpeza urbana.
Na Ordem do Dia, os projetos pautados foram apreciados e votados, sendo a próxima sessão convocada para o dia 12 de maio de 2026.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

05/05/2026

Na sessão ordinária realizada em 5 de maio, sob a presidência de Breno Góis de Rezende, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior após leitura realizada pelo 1º Secretário, Roosevelt Santana. Em seguida, foram lidas as matérias da pauta e iniciou-se o Grande Expediente.

Fizeram uso da palavra os vereadores Cledson da Rocha, que tratou do não funcionamento da Ceasa de Itabaiana e parabenizou o Deputado Federal Ícaro de Valmir pela chegada de ônibus destinado ao time do Itabaiana; Ivoni Lima, que destacou o Itabaiana Festival, abordou questões relacionadas à Ceasa e ao trânsito no entorno do Mercado Municipal; Erotildes de Jesus, que comentou criticou a forma de concessão da Ceasa e também destacou a entrega do ônibus ao time do Itabaiana; e Alex Henrique, que abordou declarações políticas, criticou a proibição de torneios amadores, tratou da Ceasa e destacou obras e programas estaduais.

Ainda no Grande Expediente, Moisés Mendonça falou sobre apoio político a Valmir de Francisquinho, problemas estruturais da Ceasa e obras municipais; Cristina Oliveira apresentou indicações voltadas à construção de pontos de ônibus e passarelas na BR-235, além de destacar o Festival Itabaiana; Roosevelt Santana ressaltou a entrega de ônibus para a Associação Olímpica de Itabaiana e futura entrega de veículo à Associação dos Estudantes; e João Cândido abordou críticas a forma de como foram realizados programas estaduais no município e destacou ações do grupo político de Valmir.

Na Ordem do Dia, os projetos pautados foram apreciados e votados, sendo realizada ainda sessão extraordinária para aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 02/2026, que cria o cargo de Médico Reumatologista na Secretaria Municipal de Saúde. Ao final, o Presidente convocou nova sessão para o dia 7 de maio de 2026.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

28/04/2026

Na sessão ordinária de 28 de abril, presidida por Breno Góis de Rezende, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior, após leitura realizada pelo 1º Secretário em exercício, Edivaldo Oliveira, sendo posteriormente lidas as matérias da pauta.

No Grande Expediente, Ivoni Lima convidou para a solenidade de título de cidadão e destacou o Festival Itabaiana; Erotildes de Jesus tratou dos problemas no abastecimento de água em Sergipe; Anderson Pereira manifestou solidariedade a matriarca da família Chagas, falou do festival e cobrou melhorias em serviços urbanos; Roosevelt Santana apresentou homenageados e abordou mudanças na tarifa de água e comentou o cenário político sergipano; Michael Douglas convidou para sessão solene de entrega de Título e cobrou transparência em temas públicos; e João Cândido criticou a falta de execução de obras pelo governo do estado e problemas no sistema de abastecimento no estado.

Na Ordem do Dia, os projetos foram apreciados e votados, sendo a sessão encerrada com convocação para 30 de abril de 2026.

Acompanhe a matéria completa em nosso site.

𝑪â𝒎𝒂𝒓𝒂 𝑴𝒖𝒏𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑰𝒕𝒂𝒃𝒂𝒊𝒂𝒏𝒂 🏛
𝐶𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑙𝑒𝑖𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

Endereço

Rua Sebastião De Oliveira, 04, Bairro Marianga
Itabaiana, SE
49500-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Câmara de Vereadores de Itabaiana/SE posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar