Câmara de Vereadores de Ipumirim

Câmara de Vereadores de Ipumirim Olá! Aqui você acompanha todas as informações do Poder Legislativo de Ipumirim

Líder do Governo cobra esclarecimentos sobre atendimentos no Hospital São CamiloDurante sessão da Câmara de Vereadores, ...
05/06/2026

Líder do Governo cobra esclarecimentos sobre atendimentos no Hospital São Camilo

Durante sessão da Câmara de Vereadores, o vereador José Carlos Gubert manifestou preocupação com as reclamações que tem recebido da população em relação aos atendimentos realizados no Hospital São Camilo.

Segundo o parlamentar, diversos moradores relataram demora nos atendimentos e dificuldades no acolhimento aos pacientes. Diante da situação, José Carlos destacou a necessidade de buscar esclarecimentos junto aos responsáveis pela instituição e avaliar quais medidas podem ser adotadas para melhorar o serviço prestado à comunidade.

O vereador ressaltou ainda que o município realiza um repasse mensal de aproximadamente R$ 200 mil ao hospital, reforçando a importância de acompanhar a qualidade do atendimento oferecido à população. “Precisamos entender o que está acontecendo, conversar com os responsáveis e buscar soluções para garantir um atendimento adequado aos nossos cidadãos”, afirmou.

Durante sua fala, José Carlos Gubert também parabenizou os eventos realizados recentemente no município, destacando o Happy Hour Empresarial, que reuniu empresários para o lançamento de novos projetos e ações voltadas ao desenvolvimento econômico de Ipumirim, além do tradicional Encontro das Mulheres, que mais uma vez reuniu grande participação da comunidade.

Presidente do Legislativo fala sobre aprovação de  leis que impulsionam desenvolvimento, moradia e geração de oportunida...
04/06/2026

Presidente do Legislativo fala sobre aprovação de leis que impulsionam desenvolvimento, moradia e geração de oportunidades em Ipumirim

"A Câmara de Vereadores de Ipumirim aprovou importantes projetos voltados ao desenvolvimento do município, reforçando ações de incentivo ao setor produtivo, à habitação e à modernização dos processos de regularização" . A citação foi feita pelo presidente do Legislativo vereador Clodomar Carlos Zanella, durante a explanação das ações desenvolvidas pela Secretaria de Indústria, Comércio e Habitação.

De acordo com o vereador, as medidas buscam criar um ambiente mais favorável para a instalação de novas empresas, a ampliação de investimentos e a geração de emprego e renda.
Clodomar destacou que as leis aprovadas oferecem suporte às ações da Secretaria de Indústria e Comércio, contribuem para a desburocratização de procedimentos de regularização e fortalecem iniciativas ligadas à construção de moradias. Segundo ele, os projetos representam um avanço importante para o crescimento organizado do município, proporcionando mais oportunidades para empreendedores e melhores condições de desenvolvimento para a população.

Entre as medidas já aprovadas pela Câmara de Vereadores estão a implantação da Lei da Liberdade Econômica, que simplifica processos e reduz a burocracia para abertura e regularização de empresas. Aprovação da legislação que viabiliza a implantação da tecnologia 5G no município, ampliando a conectividade e oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das empresas e dos serviços públicos.

Também foi aprovado o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), instrumento que permite a união entre o poder público e a iniciativa privada para a realização de investimentos e projetos estratégicos voltados ao crescimento do município. Câmara aprovou a legislação que garante margem de preferência de até 10% nas licitações para empresas sediadas no município, fortalecendo o comércio local, incentivando a geração de empregos e estimulando a circulação de recursos dentro da economia ipumirinense.

Antes de encerrar, o presidente do Legislativo, Clodomar Carlos Zanella, destacou ainda a importância do planejamento para o crescimento populacional e econômico de Ipumirim. Segundo ele, projetos em discussão para ampliação da oferta de moradias, incluindo tratativas para a construção de novas unidades habitacionais, exigem investimentos paralelos em infraestrutura, educação, saúde e serviços públicos, garantindo qualidade de vida às famílias que escolherem o município para viver e trabalhar.

Sessão Legislativa têm participação do Secretário da Indústria , Comércio e Habitação e vereador André Mértins questiona...
03/06/2026

Sessão Legislativa têm participação do Secretário da Indústria , Comércio e Habitação e vereador André Mértins questiona-o sobre regulamentação de moradias contêiner em Ipumirim.

Na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Ipumirim realizada na segunda feira, 1 de junho, houve a participação do Secretário de Indústria, Comércio e Habitação Lauri de Conto, que fez uma explanação das ações realizadas pela secretaria no primeiro ano de existência. Após a apresentação, o vereador André Mértins levantou uma pauta voltada ao futuro habitacional do município ao questionar o secretário sobre a possibilidade de criação de uma legislação específica para regulamentar as moradias em contêiner.

O vereador destacou que o tema ganhou visibilidade durante a última Expo Ipumirim, quando uma casa modelo construída em contêiner foi apresentada ao público. Segundo ele, a proposta surge como uma alternativa habitacional moderna, com rapidez na construção e custos mais acessíveis, sem substituir as moradias convencionais, mas ampliando as opções para a população.

Em resposta, o secretário Lauri De Conto afirmou que a administração municipal já está trabalhando para viabilizar a regulamentação desse modelo habitacional. Conforme explicou, o assunto está sendo analisado paralelamente à atualização do Plano Diretor do município, processo que está em andamento e deve contribuir para a modernização das regras urbanísticas de Ipumirim.

O secretário informou ainda que já solicitou a elaboração de uma proposta de lei específica para tratar das moradias em contêiner e que o projeto deverá ser encaminhado ao Legislativo nos próximos meses para apreciação dos vereadores.

Além da discussão sobre os contêineres, Lauri destacou que o município também busca alternativas para ampliar a oferta de moradias tradicionais. Segundo ele, a administração está mantendo conversas com loteadoras e empresas interessadas em desenvolver novos empreendimentos habitacionais, visando atender à crescente demanda por residências impulsionada pelo desenvolvimento econômico e pela geração de empregos no município.
De acordo com o secretário, a ampliação das opções habitacionais é uma das prioridades da administração, buscando oferecer condições para que trabalhadores e famílias encontrem moradia em Ipumirim e contribuam para o crescimento sustentável da cidade.

01/06/2026

Sessão Ordinária dia 01 junho - participação Secretário Indústria e Comércio de Ipumirim Lauri de Conto

Por conta de atualizações no facebook ocorridas hoje, não foi possível obter a liberação do sistema para transmissão da ...
26/05/2026

Por conta de atualizações no facebook ocorridas hoje, não foi possível obter a liberação do sistema para transmissão da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. Portanto, os vereadores optaram por deixar seus pronunciamentos para a próxima segunda-feira, dia 1º de julho, para que a população possa acompanhar integralmente a Sessão.

Durante a reunião deste dia 25, a secretária da Mesa Diretora, vereadora Rosilei Regert, realizou a leitura do expediente do dia. Entre os assuntos apresentados, esteve o convite aos integrantes da Comissão de Orçamento e Finanças para a audiência pública de avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre, que acontece na próxima quinta-feira, dia 28, às 10 horas, na Casa Legislativa.

Também foi apresentada uma moção de apoio à abertura da CPI do caso “Cão Orelha”, que busca investigar maus-tratos contra animais no Brasil, após a grande repercussão nacional do caso registrado em Santa Catarina.

Ainda durante o expediente, os vereadores foram convidados para o Happy Hour Empresarial, que será realizado na sexta-feira, a partir das 18 horas, reunindo empresários, empreendedores e representantes de cooperativas e entidades públicas em um momento de integração e fortalecimento do empreendedorismo local, promovido pelo SEBRAE e Sala do Empreendedor.

Outro convite destacado foi para o evento voltado exclusivamente às mulheres, promovido pela Secretaria de Assistência Social do município, que acontece neste sábado, dia 30.
Por não haver projetos em pauta, não houve votação. Mais uma vez, reforçamos o convite para a próxima sessão Ordinária, dia 01 de junho, as 18:00 horas, com presença do Secretário Municipal da Indústria e Comércio.

Severino Padia sugere destinação de máquinas usadas para associações do interiorDurante sessão na Câmara de Vereadores d...
23/05/2026

Severino Padia sugere destinação de máquinas usadas para associações do interior

Durante sessão na Câmara de Vereadores de Ipumirim, o vereador Severino Padia apresentou uma sugestão relacionada ao destino das máquinas usadas da Prefeitura Municipal. Segundo ele, a ideia já havia sido levantada em administrações anteriores e consiste em, ao invés de encaminhar equipamentos para leilão, realizar os reparos e destinar as máquinas para associações do interior do município.

De acordo com o vereador, uma retroescavadeira, mesmo usada, poderia auxiliar significativamente os trabalhos nas comunidades, especialmente em serviços como abertura de valas para silagem e melhorias em propriedades rurais.

“Às vezes, uma retrozinha ajudaria muito. Se fosse possível, duas associações poderiam dividir uma máquina e, logo, cada comunidade teria mais apoio”, comentou Severino Padia durante a discussão.

O líder do governo na Câmara, José Carlos Gubert, respondeu à sugestão destacando que atualmente não há máquinas previstas para leilão e explicou que, normalmente, os equipamentos encaminhados para venda já estão bastante desgastados devido ao intenso uso diário realizado pela Prefeitura.

Segundo ele, a principal preocupação está relacionada aos custos de manutenção e operação das máquinas pelas associações. “Uma máquina dessas exige manutenção constante, além do pagamento de operador. Muitas associações já enfrentam dificuldades financeiras para manter as atividades”, destacou.

Apesar das dificuldades apontadas, José Carlos Gubert afirmou que a proposta pode ser analisada futuramente, principalmente em um modelo compartilhado entre várias associações, reduzindo custos e aumentando a viabilidade do projeto.

Severino Padia ainda reforçou que, no interior, o desgaste das máquinas tende a ser menor em comparação ao uso intenso realizado pela Prefeitura, o que poderia ampliar a vida útil dos equipamentos e beneficiar diretamente os produtores rurais do município.

Vereadora Roselei fala sobre as melhorias  no Bairro Bom Jesus e informa que outros parquinhos também vão receber  repar...
20/05/2026

Vereadora Roselei fala sobre as melhorias no Bairro Bom Jesus e informa que outros parquinhos também vão receber reparos.

Durante pronunciamento na Câmara de Vereadores, a vereadora Roselei Regert destacou que as melhorias no Bairro Bom Jesus já começaram a ser realizadas. A parlamentar, que anteriormente participou de conversas junto aos moradores e ao prefeito para tratar das demandas da comunidade, afirmou que os trabalhos iniciais já estão acontecendo no local.

Segundo Roselei, em conversa com a Administração, além das ações no Bairro Bom Jesus, outros espaços públicos do município também deverão receber atenção. Conforme relatou, em conversa com o secretário de Administração, a intenção do município é de que diversos parques passem por reparos e melhorias nos próximos meses.

“Todos os parques do município estão precisando de reparos. O Igor disse que já estão comprando novos brinquedos também e os parques serão melhorados. Pedi para eles darem uma ênfase, porque os parquinhos precisam de reparos e eles vão cuidar com carinho”, destacou a vereadora.

Roselei também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os vereadores na busca por melhorias para a população.

“Eu falo em nome de todos os vereadores, porque eu sei que a maioria está atrás disso. É assim que eu vejo nossa Câmara trabalhando junto, os vereadores trabalhando juntos, porque é assim que a gente consegue fazer as coisas acontecerem”, afirmou.

19/05/2026

A Ipumirinense Tânia Zanella, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), participou nesta terça-feira de um evento em Brasília voltado a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e agentes públicos de todo o país. Durante a palestra, Tânia destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Brasil, ressaltando que o sistema reúne atualmente 28 milhões de brasileiros em mais de 4 mil cooperativas espalhadas por cerca de 3 mil municípios.
Em sua fala, ela também enfatizou o papel das cooperativas de crédito, lembrando que mais de 600 municípios brasileiros contam apenas com instituições cooperativas como alternativa financeira. Tânia ainda comentou sobre os desafios da política e reforçou a necessidade de valorização dos bons exemplos na gestão pública.
A presidente da OCB também destacou a satisfação de palestrar tendo como público representantes de sua cidade natal, Ipumirim. Participaram do evento o vice-prefeito Volnei Schmidt e os vereadores Clodomar Carlos Zanella, irmão de Tânia, André Mértins, Edson Luiz Scalco, Deonir Agazzi e Severino Padia, que estão presentes na Marcha dos Prefeitos e Vereadores, em Brasília.

Preocupação com a SC-154 volta à tribuna da Câmara de IpumirimDurante sessão da Câmara de Vereadores de Ipumirim, o vere...
16/05/2026

Preocupação com a SC-154 volta à tribuna da Câmara de Ipumirim

Durante sessão da Câmara de Vereadores de Ipumirim, o vereador Severino Padia voltou a levantar a preocupação sobre a pavimentação da SC-154, rodovia que liga o município a Faxinal dos Guedes.

O parlamentar comentou sobre a expectativa criada novamente em torno da obra, principalmente entre moradores da comunidade do Bonito, mas relembrou promessas antigas que acabaram não sendo concretizadas. Severino citou que, em outra ocasião, também ficou bastante esperançoso após anúncios feitos sobre o asfaltamento, porém o projeto não avançou.

Segundo ele, a preocupação é para que a população não crie novamente uma grande expectativa e, mais uma vez, a obra não saia do papel. Apesar disso, o vereador destacou que torce para que desta vez o asfaltamento realmente aconteça.

Em resposta, o presidente do Legislativo, Clodomar Carlos Zanella, explicou que a situação atual envolve uma decisão judicial. Conforme ele, o recurso destinado para a obra está reservado e não pode ser utilizado para outra finalidade.

Clodomar também afirmou que o secretário de Administração do município vem mantendo conversas com deputados e lideranças políticas, enquanto a bancada do Oeste catarinense estaria pressionando o Governo do Estado para que a pavimentação da SC-154 seja finalmente executada.

A discussão reacende a esperança dos munícipes, que há décadas aguarda a concretização desse asfalto.

Vereadores reconhecem premiação estadual recebida pela Secretaria de Assistência Social de IpumirimDurante sessão da Câm...
15/05/2026

Vereadores reconhecem premiação estadual recebida pela Secretaria de Assistência Social de Ipumirim

Durante sessão da Câmara de Vereadores de Ipumirim, os vereadores destacaram e parabenizaram a secretária municipal de Assistência Social, Jéssica Becker Otfinowski, e toda a equipe da pasta pelo reconhecimento recebido do Governo de Santa Catarina através do prêmio “Conquista Santa Catarina que Cuida – 2ª edição”.

O município de Ipumirim esteve entre os 10 municípios catarinenses premiados entre os 295 municípios do Estado, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área da assistência social. A premiação foi entregue em Florianópolis, em evento que reuniu mais de 600 participantes.

O vereador Deonir Agazzi destacou o reconhecimento ao trabalho realizado pela secretária e equipe.

“Quero parabenizar a secretária da Assistência Social, que foi receber esse prêmio em Florianópolis. Critiquei ela em alguns assuntos que achei que ela fez errado, mas agora quero parabenizar ela por ter ido até lá receber esse prêmio”, afirmou o vereador.

Já a vereadora Roselei Regert ressaltou que a conquista representa o reconhecimento do comprometimento da equipe da assistência social de Ipumirim.

“De 295 municípios, Ipumirim foi agraciado com esse reconhecimento através de um trabalho árduo e de comprometimento da nossa secretária Jéssica e de toda a equipe. Pode parecer apenas uma placa, mas é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido”, destacou.

Roselei também enfatizou que os municípios premiados passam a servir de referência para outras cidades catarinenses.

“Esses 10 municípios agora têm o compromisso de impulsionar os demais através das experiências e da forma como trabalham e desenvolvem suas ações. Isso é motivo de orgulho para Ipumirim”, completou.

A vereadora ainda parabenizou a secretária Jéssica Becker Otfinowski pela dedicação à frente da pasta.

“Você é guerreira, uma moça jovem que abraçou esse cargo e está fazendo acontecer. Temos muito orgulho de você e de toda a equipe”, finalizou.

Endereço

Rua Bento Gonçalves
Ipumirim, SC
89790000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+4934381126

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Câmara de Vereadores de Ipumirim posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Câmara de Vereadores de Ipumirim:

Compartilhar