Câmara Municipal de Indaiatuba

Câmara Municipal de Indaiatuba A Câmara Municipal de Indaiatuba é a sede do Poder Legislativo municipal.

Composto por 12 vereadores, é o órgão responsável pela elaboração de leis, pela representação da população e pela fiscalização do Poder Executivo. As sessões de Câmara são realizadas às segundas-feiras, às 17h30, no Plenário da Câmara.

📌Projeto defende prioridade aos diabéticos nos atendimentos que requeiram jejumOs vereadores aprovaram nesta segunda-fei...
02/06/2026

📌Projeto defende prioridade aos diabéticos nos atendimentos que requeiram jejum

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (1º), por unanimidade e em primeira votação, projeto de lei que institui atendimento prioritário às pessoas com diabetes mellitus na realização de exames laboratoriais e nos demais procedimentos diagnósticos em cujo preparo é necessário que o paciente se apresente em jejum. A medida vale para estabelecimentos de saúde públicos e privados.

De autoria do presidente da Câmara, Túlio Tomass do Couto, o projeto estabelece que, para fazer jus ao atendimento prioritário, o diabético deverá informar a condição no ato do agendamento, da solicitação ou da recepção para o exame, comprovando-a por meio de laudo, relatório ou documento médico que indique o diagnóstico.

O texto esclarece que a norma deve ser cumprida sem prejuízo das demais prioridades asseguradas por legislação federal, estadual ou municipal, bem como da classificação de risco, da urgência, da emergência, das condições de preparo, do tempo mínimo de jejum e da capacidade técnica de realização de cada exame ou procedimento.

Médico, Túlio argumenta que a medida busca proteger a saúde das pessoas com diabetes, especialmente diante dos riscos decorrentes do prolongamento indevido do jejum. “A hipoglicemia é uma complicação aguda do diabetes mellitus e pode ocorrer quando há redução excessiva da glicose sanguínea, exigindo atenção imediata”, explica.

O autor observa que a hipoglicemia pode causar sintomas como tremores, sudorese, tontura, mal-estar, alterações de consciência e, em casos graves, convulsões e coma, sendo o jejum prolongado uma das situações que podem contribuir para sua ocorrência.

O projeto de lei determina também que os estabelecimentos de saúde deverão divulgar, em local visível e de fácil acesso aos usuários, aviso sobre o atendimento prioritário.

Para entrar em vigor, a matéria ainda precisa ser aprovada em plenário uma segunda vez.

📌Câmara, Prefeitura e Sindicato homenageiam profissionais da SaúdeEm cerimônia realizada no Indaiatuba Clube, a Câmara, ...
29/05/2026

📌Câmara, Prefeitura e Sindicato homenageiam profissionais da Saúde

Em cerimônia realizada no Indaiatuba Clube, a Câmara, a Prefeitura e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços da Saúde de Campinas e Região (SinSaúde) homenagearam na noite desta quinta-feira (28) 40 profissionais da saúde de Indaiatuba, Itu, Salto, Capivari e Porto Feliz. Os homenageados, quase todas mulheres, foram escolhidos pelos próprios colegas de trabalho.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, médico e autor da lei que instituiu o Dia do Funcionário da Saúde no município, Túlio Tomass do Couto.

Em seu discurso, Túlio afirmou que os médicos conseguem desempenhar a sua atividade graças ao suporte que recebem dos profissionais da saúde. "Para fazer um parto, previamente é necessário que o centro cirúrgico esteja limpo e esterilizado, que haja segurança, que o setor administrativo tenha lidado com a documentação da paciente, que os enfermeiros tenham preparado a gestante e que, no pós-parto, a gestante e o bebê recebam alimentação saborosa e nutricionalmente adequada”, ressaltou.

Em nome do prefeito Custódio Tavares, o vice Dr. Luiz Carlos Chiaparine agradeceu aos profissionais presentes a atuação em favor da população da região. “Todos aqui estão recebendo o reconhecimento pelo excelente trabalho realizado”, afirmou.

O presidente do Sinsaúde, Laércio de Oliveira, destacou as conquistas da categoria – “obtidas graças à mobilização e à luta dos profissionais” -- e a campanha “Saúde, sim; violência, não”. A respeito da campanha, o diretor da entidade Waldir de Marchi lembrou que em março a Câmara e o sindicato realizaram audiência pública sobre o aumento, registrado em todo o País, no número de ocorrências contra os profissionais de saúde. “Todos sabemos que cuidar de uma pessoa com saúde já é difícil; cuidar de uma pessoa com dor, então, é muito mais”, frisou.

A solenidade reuniu cerca de 500 profissionais da região e contou com a presença dos vereadores Alexandre Peres e Sérgio Teixeira, do deputado federal Jonas Donizette, do deputado estadual Rogério Nogueira e da secretária-adjunta Silene Carvalini.

📌Câmara 'descongela' contagem de tempo de serviço interrompida na pandemiaA Câmara aprovou por unanimidade nesta segunda...
26/05/2026

📌Câmara 'descongela' contagem de tempo de serviço interrompida na pandemia

A Câmara aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (25) projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a indenizar os servidores municipais abrangidos pela vedação de contagem de tempo de serviço estabelecida por lei federal no período da pandemia – de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021.

A indenização será paga em parcela única já em junho e segundo cálculos do vereador Luiz Alberto Cebolinha – líder do prefeito na Câmara – o montante deve alcançar R$ 12 milhões. Têm direito à indenização os servidores da ativa, os aposentados e os que se desligaram do serviço público municipal até janeiro de 2026.

A vedação de contagem de tempo de serviço foi revogada em janeiro por outra lei federal -- a Lei Complementar 226/2026 -- conhecida como “Lei do Descongela”, cujos efeitos para os funcionários públicos da União foram imediatos. Já o “descongelamento” para os demais entes federativos (estados e municípios) ficou condicionado à aprovação de lei local específica autorizando o pagamento e à existência de disponibilidade orçamentária.

Sobre essa disponibilidade, Cebolinha observou que muitos municípios não irão restaurar o período em que a contagem do tempo de serviço ficou suspensa porque estão com dificuldade até para honrar com a folha de pagamentos. “É a invejável saúde financeira de Indaiatuba que possibilita que, além de jamais atrasar o pagamento de seus compromissos, fazer justiça com os servidores que terão agora computados, para efeito de licença prêmio e progressão na carreira, os 583 dias anteriormente suspensos”.

O presidente da Câmara, Túlio Tomass do Couto, cumprimentou os vereadores pela aprovação unânime e ressaltou que a medida é mais uma demonstração de apreço da administração aos servidores municipais.

📌Câmara prestigia inauguração de escola de tempo integral na Cidade NovaVereadores participaram hoje (22) da inauguração...
22/05/2026

📌Câmara prestigia inauguração de escola de tempo integral na Cidade Nova

Vereadores participaram hoje (22) da inauguração da EMEB Prof.ª Áurea Fernandes Corrêa, no bairro Cidade Nova. O vice-presidente da Casa, Alexandre Peres, representou o presidente Dr. Túlio Tomass do Couto - acompanhado dos vereadores Hélio Ribeiro e Clélia Santos.

A nova unidade passa a ser a 10ª escola de período integral do município e também conta com Atendimento Educacional Especializado (AEE), fortalecendo a educação inclusiva e de qualidade na rede municipal.

A inauguração foi feita pelo prefeito Dr. Custódio Tavares, acompanhado do vice-prefeito Dr. Luiz Carlos Chiaparine Chiaparine, da secretária de Educação, Prof.ª Alair Candelária Bernardinetti Lelli, alunos, professores, funcionários, familiares da homenageada e demais autoridades.

🎒A NOVA UNIDADE

Com capacidade para atender 434 alunos, a escola conta com salas de aula diferenciadas, como a de acomodação sensorial, quadras cobertas, refeitórios, sala de TI, sala multiuso e espaços preparados para acolher melhor os estudantes e suas famílias.

Em seu discurso, o vereador Alexandre Peres, representando o Legislativo, lembrou que a Câmara acompanha e valoriza iniciativas que ampliam oportunidades e fortalecem a educação pública. Já o prefeito Dr. Custódio detalhou outros avanços educacionais na cidade e reforçou o papel do Legislativo no "comprometimento em aprovar investimentos na área da educação".

📍 EMEB Prof.ª Áurea Fernandes Corrêa
Rua Regente Feijó, nº 6 – Cidade Nova

🚨Lei aprovada na Câmara estabelece gratificação por atividade delegada aos BombeirosOs vereadores aprovaram por unanimid...
19/05/2026

🚨Lei aprovada na Câmara estabelece gratificação por atividade delegada aos Bombeiros

Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira (18) projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo que possibilita a chamada atividade delegada – por meio da qual profissionais do Corpo de Bombeiros poderão atuar fora de seus horários de expediente no apoio a funções de socorro, como o atendimento pré-hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O projeto permite a celebração do convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a partir do qual os bombeiros que aderirem ao programa receberão uma gratificação pela atividade delegada. A adesão poderá ser feita por agentes de todas as patentes, que receberão por hora trabalhada indexada pela Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP).

Na justificativa anexada ao projeto, o Poder Executivo explica que a atividade delegada “amplia a capacidade operacional e assegura maior agilidade no atendimento à população”.

O líder do governo na Casa, Luiz Alberto Cebolinha, elogiou as políticas públicas de segurança no município. “As pessoas que vêm a Indaiatuba ou que já moraram em outras cidades ficam maravilhadas com a segurança que temos na nossa cidade, mas é claro que é preciso investir mais”, opinou o vereador. “Esse projeto que o Executivo desenvolve em parceria com o governo do Estado é muito relevante, e vai custar menos para nós e vai manter mais efetivo na rua”, observou Du Tonin.

O projeto foi aprovado em turno único – ou seja, não depende de segunda votação – e seguiu para sanção do prefeito Dr. Custódio Tavares, depois da qual o convênio com o governo do Estado poderá ser assinado.

💧Autorizado financiamento para levar rede de água e esgoto para ItaiciOs vereadores autorizaram nesta segunda-feira (18)...
19/05/2026

💧Autorizado financiamento para levar rede de água e esgoto para Itaici

Os vereadores autorizaram nesta segunda-feira (18) o município a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 172 milhões por meio do Programa “Saneamento para Todos” do Governo Federal.

O montante será destinado à consecução de obras de saneamento – água tratada e esgotamento sanitário – nos loteamentos Recanto das Flores, Vale das Laranjeiras, Jardins de Itaici, Colinas do Mosteiro, Jardim dos Laranjais e Chácaras de Videira, empreendimentos localizados na margem esquerda do rio Jundiaí.

Na região residem cerca de 2.400 famílias. “Quando esses loteamentos foram aprovados há 50 anos, a legislação permitia a comercialização dos lotes mesmo ainda quando desprovidos de infraestrutura, permissividade que a legislação atual, sensatamente, veda”, explicou o vereador Luiz Alberto Cebolinha, líder do Executivo na Câmara.

A execução das obras será de responsabilidade do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba), autarquia municipal à qual também caberá o lançamento e a cobrança na modalidade contribuição de melhoria pelas obras executadas. Nessa modalidade, a cobrança não pode superar a valorização prevista para o imóvel.

A contratação do financiamento foi aprovada pelos 12 vereadores. Na opinião do presidente da Câmara, Túlio Tomass do Couto, o empréstimo vai possibilitar levar dignidade e saúde aos moradores da região que são obrigados há décadas, em razão dos poços contaminados pela proximidade com as fossas sépticas, a pagar valor altíssimo por água potável. “O prefeito Dr. Custódio está de parabéns: vai curar uma ferida antiga de Indaiatuba”, afirmou.

O vereador Alexandre Peres, que é engenheiro do SAAE, destacou a capacidade de endividamento do município: “Um financiamento nesse montante só conseguem contratar as cidades financeiramente saudáveis, como é o caso de Indaiatuba”.

Os vereadores da oposição também elogiaram a iniciativa. “A gente sabe o quanto essa obra é esperada pelos moradores da região”, disse Danilo Barnabé. “É uma questão de saúde pública”, observou Du Tonin.

📌Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação apresenta planos da Pasta aos vereadores A secretária municipal de Ciência...
11/05/2026

📌Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação apresenta planos da Pasta aos vereadores

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Graziela Milani, apresentou aos vereadores nesta segunda-feira (11) os planos para a Pasta criada em março após aprovação pela Câmara. Graziela é doutora em Ciências Médicas e foi secretária de Comunicação entre 2018 e o início de 2026.

De acordo com a secretária, as principais metas da Pasta são consolidar Indaiatuba como referência em inovação e implementar um modelo de gestão pública digital. “Nesse sentido, estamos desenvolvendo um ecossistema de inovação que fortaleça ainda mais a conexão entre a Prefeitura, a população e as empresas”, afirmou.

A secretária ressaltou que o município vem investindo em tecnologia e em inovação há anos. “Acabamos de conquistar a medalha de ouro em rapidez para a abertura de empresas: apenas 30 segundos”. Essa velocidade, segundo ela, se reflete no número de empresas que se instalaram em Indaiatuba nos três primeiros meses do ano, aproximadamente mil.

Graziela Milani disse que nos próximos meses promoverá encontros com amplos setores da sociedade com o objetivo de coletar informações para a elaboração do Plano Municipal da Inovação com metas, indicações e ações concretas para os próximos anos. “Enquanto estivermos na vanguarda da inovação, mais empresas se transferirão para a nossa cidade”, disse.

A reunião conduzida pelo presidente Dr. Túlio Tomass do Couto contou com a presença de outros nove vereadores, do vice-prefeito Dr. Luiz Carlos Chiaparine e do chefe de gabinete de Coordenação Institucional, Rogério Luchini.

07/05/2026

📌A Câmara Municipal e a Prefeitura de Indaiatuba estiveram em Brasília em reuniões na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e no Ministério das Comunicações.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Graziela Milani, e o chefe do Depto. de Comunicação da Câmara, João Guilherme D'Arcadia, reforçaram as tratativas para obtenção das canais Set TV, da Prefeitura, e da TV Câmara.

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública e da Rede Legislativa de Comunicação, Prefeitura e Câmara receberão os equipamentos necessários para efetivar as emissoras públicas de TV.

📌Site da Câmara abre página para cidadão sugerir propostas para matérias legislativas“Banco de Ideias Legislativas”. Est...
05/05/2026

📌Site da Câmara abre página para cidadão sugerir propostas para matérias legislativas

“Banco de Ideias Legislativas”. Este é o nome da página aberta esta semana no site da Câmara Municipal para que os cidadãos apresentem sugestões de políticas públicas, ações administrativas ou temas que servirão como subsídio aos vereadores na elaboração de projetos de lei, indicações e moções.

“A transformação da ideia em proposição legislativa – esclarece o texto de apresentação do ‘Banco’ -- depende da viabilidade e da análise de critérios técnicos, sobretudo relacionadas a sua constitucionalidade”. Atendendo a esses requisitos, a matéria poderá ser apreciada pela Câmara.

Para acessar a página, basta entrar no site e clicar no ícone “Banco de Ideias”. O encaminhamento da sugestão deve conter obrigatoriamente identificação da autoria, dados para contato e detalhes da ideia apresentada, se possível com arquivos de apoio como fotos e documentos comprobatórios.

Importante: o cidadão-proponente pode escolher se a sugestão ficará disponível para consulta de todos os vereadores ou se apenas para um parlamentar. Na página há campos específicos para o cidadão manifestar a sua preferência.

Na opinião do presidente Túlio Tomass do Couto, esta é mais uma iniciativa adotada pela Câmara em favor da participação da população no processo legislativo.

Somadas às 108 matérias discutidas na sessão desta segunda-feira (4), o volume de proposições nos primeiros quatro meses do ano chegou ao expressivo número de 1321, um dos maiores dos últimos vinte anos. “Agora com o Banco de Ideias, a nossa expectativa é a de que a produtividade dos vereadores – que já é uma das mais elevadas do País – seja ainda mais ampliada”, afirma Dr. Túlio.

📌 A Câmara Municipal de Indaiatuba homenageia, neste 1º de Maio, todos os trabalhadores e trabalhadoras que ajudam a con...
01/05/2026

📌 A Câmara Municipal de Indaiatuba homenageia, neste 1º de Maio, todos os trabalhadores e trabalhadoras que ajudam a consolidar o progresso da nossa cidade em todas as atividades econômicas.

O Legislativo renova seu compromisso de participar das políticas públicas que geram emprego e renda, garantindo o sustento digno de todas as famílias. A Câmara também manifesta seu apoio a todos os projetos voltados à capacitação profissional e à formação dos trabalhadores do futuro.

Em nome do presidente da Casa, Dr. Túlio Tomass do Couto, e de todos os demais vereadores, a Câmara parabeniza aqueles que constroem, com sua força de trabalho, uma comunidade cada vez melhor e mais próspera!

Endereço

Rua Humaitá, 1167, Centro
Indaiatuba, SP
13339-140

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 21:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

(19) 3885-7700

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Câmara Municipal de Indaiatuba posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Câmara Municipal de Indaiatuba:

Compartilhar