Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela

Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela O Conselho Municipal de Saúde é a instancia máxima de deliberação das políticas públicas de saúde do SUS em Ilhabela.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 24 e 25 de fevereiro a V Conferência Municipal...
01/02/2023

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 24 e 25 de fevereiro a V Conferência Municipal de Saúde de Ilhabela, que neste ano aborda o tema “Aqui o SUS funciona! – Ilhabela de direitos e responsabilidades”. A Conferência será realizada no Paço Municipal e conta como uma etapa da 9ª Conferência Estadual de Saúde e também da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Os interessados podem enviar as suas sugestões na Consulta Pública da Pré-Conferência entre os dias 1º e 20 de fevereiro, por meio do link (https://bit.ly/3Hlu6bV). Todas as propostas que forem inseridas pela população serão apresentadas na Conferência para serem lidas e votadas pelos delegados da conferência e as que forem aprovadas farão parte do Relatório Final da V Conferência de Saúde e serão utilizadas para subsidiar a elaboração da Programação Anual de Saúde de 2024 e alteração do Plano Municipal de Saúde 2022/2025.

Qualquer cidadão pode participar da Conferência como espectador/ouvinte ou como delegado, podendo fazer uso da palavra nos momentos de debate e também votar nas propostas criadas por todos na Consulta Pública da Pré-Conferência.

Durante a V Conferência haverá uma fase para elaboração de propostas relacionadas aos eixos temáticos da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

O SUS foi construído por meio da participação popular há mais de 30 anos. As Conferências de Saúde são espaços de construção coletiva onde a população tem a oportunidade de debater ideias com os funcionários da saúde e com os representantes da gestão municipal sobre os serviços de saúde de cada bairro, como o SAMU 192; o Pronto Socorro; a Maternidade; o Hospital Mário Covas; as Academias da Saúde; os Centros de Especialidades; o Programa Nossa Farmácia; os serviços de saúde mental do CAPS e CAPS AD; as visitas dos Agentes Comunitários ou dos Agentes de Endemias no Combate à Dengue e entre outros.

A partir da promulgação da Constituição Federal foi criado o Sistema Único de Saúde, o SUS, regulamentado pela Lei Federal nº 8080/1990. A Lei Federal nº 8142/1990 instituiu as Conferências e o Conselho de Saúde como instâncias de controle social. Em Ilhabela, o Conselho Municipal de Saúde – COMUS, foi criado pela Lei Municipal nº 657 de 13 de agosto de 1997. Ele tem em sua composição representantes da sociedade civil organizada, dos trabalhadores da saúde e dos gestores do SUS, distribuídos de forma paritária.

Homenagens

A V Conferência leva o nome da Dona Izanil (Maria da Silva Pinto de Albuquerque), cuja história em Ilhabela é emblemática. Parteira, mulher preta e trabalhadora da Saúde, deixou um legado com todos que trabalhou e trouxe à vida muitos ilhabelenses com dedicação e sabedoria. Em sua família, várias pessoas hoje são trabalhadoras da Saúde e seu exemplo ainda inspira os mais jovens. Parte dessa história será contada na conferência.

Além do tema da conferência, as quatro salas de debate também vão homenagear trabalhadores da saúde:

Sala: Joseli de Freitas Oliveira

EIXO TEMÁTICO

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

SUBEIXO

1.1 A Ilhabela que temos. A Ilhabela que queremos.

Sala: Matuzalém Fagundes Vilela

EIXO TEMÁTICO

II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

SUBEIXO

2.1 Mobilização social e engajamento.

Sala: Ulysses Factum Alves

EIXO TEMÁTICO

III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

SUBEIXO

3.1 Cidadania e as relações da gestão, trabalhadores e usuários no SUS .

Sala: Luiz Carlos Muniz

EIXO TEMÁTICO

IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas;

SUBEIXO

4.1 O desafio da diversidade e a garantia do acesso.

Serviço

Em caso de dúvida, basta entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde por meio do telefone (12) 3896-9221 ou pelo WhatsApp (12) 99637-2686.

01/09/2022
O COMUS de Ilhabela está de luto !!!É com imensa tristeza que soubemos do falecimento do Dr. Marcel Batista, advogado e ...
28/04/2022

O COMUS de Ilhabela está de luto !!!

É com imensa tristeza que soubemos do falecimento do Dr. Marcel Batista, advogado e conselheiro municipal de saúde.
Marcel sempre foi uma importante voz no conselho, trazendo um ponto de serenidade para os debates.
Pai, marido, filho, parceiro !
Alegre e de sorriso fácil !
Solidário quando necessário, técnico quando preciso mas, em todos os momentos, um amigo.
Enorme perda !!!
Desejamos paz no coração para os familiares e que ele possa, de um lugar especial onde está agora, zelar pelos seus e pelos amigos que aqui ficam.
Vai em paz Dr. Marcel.

Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela

19/04/2022

Hoje teremos mais uma Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela.

À partir das 16h, acompanhem por essa página.

Pauta:
1 – Aprovação da Ata da Reunião Ordinária de 15/03/2022;
2 – Situação do médico Flávio Ricardo Brasil de Freitas;
3 – Esclarecimento da proposta da 4ª Conferência Municipal de Saúde, encaminhadas ao COMUS;
4 –Balanço da Conferência Municipal de Saúde Mental – informações da Comissão Organizadora;
5 – Informação sobre o Centro de Especialidades Odontológicas;
6 – Análise do Relatório Anual de Gestão de 2021;
7 – Apresentação de Despesas em Saúde – SIOPS 1º Bimestre 2022.

25/11/2021

A Prefeitura de Ilhabela realizará nos dias 26 e 27 de novembro de maneira virtual a 4ª Conferência Municipal de Saúde (IV CMS), que será organizada pelo Conselho Municipal e a Secretaria de Saúde, com apoio da Santa Casa de Misericórdia.
Por conta da pandemia, o evento será transmitido pelas páginas da Prefeitura de Ilhabela, Santa Casa de Misericórdia e Conselho Municipal de Saúde no Facebook.
Nesta edição, o tema central será “Ilhabela (Re)começo: Financiamento responsável pelo SUS” e homenageará ‘Dr. Samuel Silas Gonçalves’, ex-conselheiro de saúde.
Entre os dias 5 e 20 de novembro, a prefeitura disponibilizou um link, para a população enviar suas propostas que serão lidas na conferência e votadas pelos delegados. As aprovadas passam a integrar o relatório final e darão subsidio para elaboração da Programação Anual de Saúde de 2022 e alteração do Plano Municipal de Saúde 2022/2025.
As conferências
Há mais de 30 anos o SUS foi construído por meio da participação popular. As Conferências de Saúde são espaços de construção coletiva onde a população tem a oportunidade de debater ideias com os trabalhadores da saúde e os representantes da gestão municipal sobre os serviços de saúde de seu bairro.
A partir da promulgação da nossa Constituição Federal foi criado o Sistema Único de Saúde, o SUS, regulamentado pela Lei Federal nº 8080/1990. A Lei Federal nº 8142/1990 instituiu as Conferências e os Conselho de Saúde como instâncias de controle social. Em Ilhabela, o Conselho Municipal de Saúde – COMUS, foi criado pela Lei Municipal nº 657 de 13 de agosto de 1997. Ele tem em sua composição representantes da sociedade civil organizada, dos trabalhadores da saúde e dos gestores do SUS, distribuídos de forma paritária.
Com o avanço das redes sociais temos vivido um fenômeno onde as pessoas têm utilizado esses espaços para suas reclamações, sugestões e elogios, todavia essas manifestações não contribuem com a organização do SUS.
O homenageado
O advogado e ex-conselheiro de Saúde nasceu em 24 de maio de 1948, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo. Samuel Silas Gonçalves é filho de Leonor de Campos e de José Gonçalves. Casou em 1970 com Maria José Barbosa Gonçalves com quem teve 4 filhos: Samuel Silas Gonçalves Junior, Sandra Gonçalves Locci, Sandro Jose Gonçalves e Saulo Sérgio Gonçalves. Com atuação marcante no conselho de saúde, Dr. Samuel faleceu este ano vítima da Covid-19.

24/11/2021

A Prefeitura de Ilhabela realizará nos dias 26 e 27 de novembro de maneira virtual a 4ª Conferência Municipal de Saúde (IV CMS), que será organizada pelo Conselho Municipal e a Secretaria de Saúde, com apoio da Santa Casa de Misericórdia.

Por conta da pandemia, o evento será transmitido pelas páginas da Prefeitura de Ilhabela, Santa Casa de Misericórdia e Conselho Municipal de Saúde no Facebook.

Nesta edição, o tema central será “Ilhabela (Re)começo: Financiamento responsável pelo SUS” e homenageará ‘Dr. Samuel Silas Gonçalves’, ex-conselheiro de saúde.

Entre os dias 5 e 20 de novembro, a prefeitura disponibilizou um link, para a população enviar suas propostas que serão lidas na conferência e votadas pelos delegados. As aprovadas passam a integrar o relatório final e darão subsidio para elaboração da Programação Anual de Saúde de 2022 e alteração do Plano Municipal de Saúde 2022/2025.

As conferências

Há mais de 30 anos o SUS foi construído por meio da participação popular. As Conferências de Saúde são espaços de construção coletiva onde a população tem a oportunidade de debater ideias com os trabalhadores da saúde e os representantes da gestão municipal sobre os serviços de saúde de seu bairro.

A partir da promulgação da nossa Constituição Federal foi criado o Sistema Único de Saúde, o SUS, regulamentado pela Lei Federal nº 8080/1990. A Lei Federal nº 8142/1990 instituiu as Conferências e os Conselho de Saúde como instâncias de controle social. Em Ilhabela, o Conselho Municipal de Saúde – COMUS, foi criado pela Lei Municipal nº 657 de 13 de agosto de 1997. Ele tem em sua composição representantes da sociedade civil organizada, dos trabalhadores da saúde e dos gestores do SUS, distribuídos de forma paritária.

Com o avanço das redes sociais temos vivido um fenômeno onde as pessoas têm utilizado esses espaços para suas reclamações, sugestões e elogios, todavia essas manifestações não contribuem com a organização do SUS.

O homenageado

O advogado e ex-conselheiro de Saúde nasceu em 24 de maio de 1948, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo. Samuel Silas Gonçalves é filho de Leonor de Campos e de José Gonçalves. Casou em 1970 com Maria José Barbosa Gonçalves com quem teve 4 filhos: Samuel Silas Gonçalves Junior, Sandra Gonçalves Locci, Sandro Jose Gonçalves e Saulo Sérgio Gonçalves. Com atuação marcante no conselho de saúde, Dr. Samuel faleceu este ano vítima da Covid-19.

Endereço

Rua Do Quilombo, 199
Ilhabela, SP
11630000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar