21/12/2024
Palmyra Amélia Pagliusi Gomes – Uma Vida Dedicada ao Próximo
Palmyra Amélia Pagliusi Gomes nasceu em 28 de março de 1926, em Ibirá, interior de São Paulo, fruto do amor de Arthur e Adelina Pagliusi. Criada em uma família que valorizava os princípios de bondade e empatia, Palmyra consolidou, ao longo de sua vida, um legado marcado pela dedicação à sua comunidade e pelos incansáveis atos de caridade.
Foi mãe de sete filhos: José Francisco, Júlio Cézar, Jaime, Jane Maria, Alcides Cabrera Gomes Jr., Joel Benedito e João Carlos, desempenhando com primor e amor o papel de matriarca. Sua casa era um lar onde valores como solidariedade e respeito eram cultivados e transmitidos às gerações seguintes.
Palmyra atuou como primeira-dama de Ibirá por dois mandatos, ao lado de seu esposo Alcides Cabrera Gomes, que foi prefeito do município. Durante esse período, ela abraçou as causas sociais com fervor, liderando campanhas do agasalho, ações para arrecadação de remédios e diversas iniciativas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Sua casa era reconhecida por estar de portas sempre abertas, recebendo de braços estendidos qualquer pessoa que precisasse de auxílio ou orientação.
Posteriormente, Palmyra assumiu um papel ainda mais ativo na política local, sendo eleita vice-prefeita por dois mandatos. Em ambas as funções, manteve firme seu compromisso com os mais necessitados, consolidando sua imagem como uma verdadeira defensora dos pobres e um exemplo de liderança altruísta e compassiva.
Seu legado de generosidade, cuidado com os outros e amor à cidade de Ibirá é lembrado com carinho por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
Faleceu em 18 de outubro de 2010,
Palmyra Amélia Pagliusi Gomes é uma figura que simboliza o melhor do espírito comunitário, sendo uma inspiração para as gerações futuras.