29/05/2025
A administração de Herval d´Oeste realizou no dia 9 de abril, na Câmara de Vereadores, a XIV Conferência Municipal de Assistência Social com o tema 20 anos do SUAS: construção, proteção social e resiliência. O evento contou com a presença do prefeito Ronaldo da Rosa, secretários, alguns vereadores, representantes da sociedade civil e profissionais do setor.
A conferência foi organizada pela equipe da Secretaria de Assistência Social sob o comando da secretária Adriana Primo. Segundo Adriana, o evento atingiu os objetivos propostos, com grande participação e ainda mais importante – com as propostas elencadas aprovadas.
No primeiro eixo debatido, Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades, cinco propostas foram aprovadas, sendo duas apenas em âmbito municipal, sendo elas: atender as demandas da população LGBTQIA +, população de terreiro, indígena, migrantes, pessoas com deficiência, pessoas negras e demais grupos historicamente vulnerabilizados, de maneira a considerar as especificidades desses segmentos populacionais e instrumentalizar por meio de capacitações voltadas para populações historicamente vulnerabilizadas a saber migrantes, indígenas, população LGBTQIA +, população de terreiro, pessoas negras, pessoas com deficiência, mães solo, entre outros, para atuar como conselheiros, de forma titular ou suplente, com a finalidade de garantir sua participação efetiva. As outras três propostas estão vinculadas a outras esferas também como estado e união, mas atingem o mesmo público, visando capacitações, novas políticas para o setor e sensibilização da população como um todo.
As propostas aprovadas seguem para a conferência estadual. O evento foi conduzido pela palestrante Soraia Lúcia Marques da Luz, assistente social do Paraná e representante da empresa de consultoria CGS. Em sua palestra Soraia reforçou a importância do SUAS e questionou os seus 20 anos, lembrando que o sistema não consegue ter a mesma visibilidade e importência do que seu co-irmão o SUS.