APUG - Sindicato dos Professores Universitários de Gurupi

APUG - Sindicato dos Professores Universitários de Gurupi Associação dos Professores Universitários de Gurupi - Seção Sindical

http://apugssind.com.br/reflexao-a-importancia-do-servidor-publico/No dia 28 de outubro é comemorado o “Dia do Servidor ...
29/10/2024

http://apugssind.com.br/reflexao-a-importancia-do-servidor-publico/
No dia 28 de outubro é comemorado o “Dia do Servidor Público, sobre essa data é importante que possamos dar o devido valor, a todos as e os servidores públicos que se dedicam de forma incondicional a esta atividade, que é cheia de responsabilidades. Esse texto é apenas uma reflexão da importância que devemos dar aos servidores. O servidor público é uma função essencial e necessária para o bom andamento do serviço público. Embora muitos reconheçam a importância de quem precisou submeter-se a um concorrido concurso, alguns veem o servidor com certa desconsideração, acreditando que este trabalha menos e recebe mais, o que o tornaria oneroso aos cofres públicos. Contudo, essa percepção desvaloriza o papel central do servidor como agente transformador do Estado e importante figura na construção social.

Independentemente de sua formação ou função, o servidor público desempenha uma atividade voltada aos anseios da sociedade. Diferentemente daqueles que ocupam cargos políticos, de confiança ou temporários, o servidor público permanece por anos na função, tornando-se profundo conhecedor da gerência e da prestação de serviços ao cidadão. A estabilidade no cargo, muitas vezes questionada, só se justifica quando assegura, de um lado, a continuidade e eficiência da administração e, de outro, a legalidade e impessoalidade na gestão da coisa pública.

O papel do servidor público remonta a tempos antigos. Na Roma Antiga, os senadores, que ocupavam o mais nobre cargo do funcionalismo público, eram consultores do imperador e governantes das principais províncias, despertando a avidez dos não eleitos, tanto pelo prestígio social quanto pelos privilégios inerentes à posição.

No Brasil, o funcionalismo público acompanha a história desde a chegada dos portugueses, em 1500, quando o receio de invasões e a necessidade de desenvolver a economia local impulsionaram a criação de uma estrutura burocrática na colônia, especialmente a partir de 1530. Com a vinda de D. João VI em 1808, quase 15 mil portugueses, entre membros da realeza, funcionários, criados e assessores, se estabeleceram no Rio de Janeiro, reforçando a importância do trabalho administrativo para a colônia.

A independência, a abolição da escravatura e a proclamação da República trouxeram novas mudanças políticas, e, ao longo de toda essa trajetória, lá estavam os funcionários públicos, impulsionando o desenvolvimento do país. Um marco importante para a categoria foi o Decreto 1.713, de 28 de outubro de 1939, que consolidou normas relativas ao funcionalismo público. Em 1943, o então Presidente Getúlio Vargas instituiu o dia 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público.

Com a Constituição Federal de 1988, emergiu uma nova figura de servidor público, mais liberta dos estereótipos do passado e com plena consciência da dimensão de sua tarefa. Atualmente, os direitos e deveres dos servidores estão estabelecidos na Constituição, a partir do artigo 39, e também na Constituição do Estado de São Paulo, nos artigos 124 e seguintes, bem como no Estatuto dos Funcionários Públicos (Lei Estadual 10.261/68).

Ao longo de quase cinquenta anos de advocacia pública, tive o privilégio de conviver com muitos servidores públicos e posso afirmar que a esmagadora maioria deles exerce com zelo e responsabilidade suas atribuições, observando todas as normas legais e regulamentares. A prestação de serviços públicos é uma das atividades mais relevantes para a sociedade. Países, estados e municípios não funcionam sem o corpo de servidores públicos, que são responsáveis pelos diversos serviços fornecidos ao cidadão.

Valorizar o serviço público é, também, reconhecê-lo como um importante agente na construção de um país melhor!

Parte deste texto foi extraída e adaptada do artigo “A importância do servidor público” publicado no site Migalhas.

Por Wilson Foz , associado emérito do Centro de Estudos de Direito Público – CEDP, sócio fundador da FOZ Sociedade de Advogados e da FOZ Consultores Associados.

ANDES-SN
Universidade de Gurupi - UnirG

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, às 19h, o Curso de Pesquisa e Extensão “Filosofia, Literatura e Cinema: Ética” reali...
21/10/2024

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, às 19h, o Curso de Pesquisa e Extensão “Filosofia, Literatura e Cinema: Ética” realiza seu terceiro encontro do semestre na UnirG. O curso de extensão abordará o tema “O direito à educação para quem é premido à sobrevivência pelo trabalho” e contará com a exibição do filme Coda-No Ritmo do Coração (dirigido por Siân Heder, EUA, 2021), que servirá como ponto de partida para a discussão.

O curso, iniciado na primeira etapa do segundo semestre de 2024, é composto por seis encontros que totalizam 30 horas de atividades. As sessões são realizadas em dias letivos alternados, de segunda a sábado, e propõem reflexões sobre temas éticos contemporâneos, utilizando o cinema como ferramenta de análise. A iniciativa é voltada para a comunidade acadêmica – professores, funcionários e estudantes da UnirG e de outras instituições de ensino superior – e para o público geral.

Após a exibição do filme, o debate será conduzido pelas professoras Edna Maria Cruz Pinho (IFTO/UnirG) e Maria Wellitania Oliveira(SEDUC/UnirG), que discutirão as questões éticas levantadas pela obra e suas implicações na vida cotidiana, especialmente para aqueles que precisam conciliar trabalho e educação.

Os encontros continuam até o fim do semestre, trazendo novos filmes e temas para promover uma compreensão mais profunda dos dilemas éticos da atualidade.

Por Miquelin Feitosa Fonte: www.lapisvia.com.br

AANDES-SN
http://apugssind.com.br/filosofia-literatura-e-cinema-debate-o-direito-a-educacao-para-quem-e-premido-a-sobrevivencia-pelo-trabalho/

O GT Aposentadoria – Grupo de Trabalho, criado dentro da seção sindical Apug no início de 2024, voltado para debater e c...
14/10/2024

O GT Aposentadoria – Grupo de Trabalho, criado dentro da seção sindical Apug no início de 2024, voltado para debater e construir acúmulo de informações sobre a situação dos docentes do ensino superior, ligados à Universidade de Gurupi – Unirg, realizou no último dia 8, a Jornada sobre Assuntos de Aposentadoria, debatendo as questões inerentes à aposentadoria, nos níveis federal, estadual e municipal, com a presença de representantes do Sintet, Associação dos Servidores da Universidade Unirg e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gurupi – Sisemg Gurupi
Regime Geral

Na abertura do evento, a 3ª Vice-Presidenta do ANDES-SN, Maria Lúcia Lopes da Silva, que falou sobre o tema: “Os servidores públicos e a corrosão do direito à aposentadoria: o fim da integralidade, da paridade e a cobrança de contribuição previdenciária aos aposentados e pensionistas”, apresentando um balanço do avanço das legislações brasileira no desmantelamento da previdência social, notadamente no setor público, que está caminhando para mais uma “reforma”, que mais uma vez vai afetar a aposentadoria, com a possiblidade, inclusive, de aumentar os descontos previdenciários dos aposentados, além de dificultar ainda mais o direito à aposentadoria pelos docentes em atividade.

Regime Próprio Estadual

Outra questão levantada e que também foi reforçada pelo professor e advogado Silvano Mota, assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins – SINTET, sore a PEC 66, já aprovada no Senado Federal e que está tramitando na Câmara dos Deputados, que propõe, entre outras medidas, o aumento para 65 anos da idade mínima dos servidores públicos nos estados e municípios, obrigando os entes a aderirem aos regramentos estabelecidos para a União, com a reforma previdenciária 103, de 2019.

Aprovada no Senado em meados de agosto, já foi recebida pela Câmara dos Deputados a proposta que, entre outras medidas, aumenta para 65 anos a idade mínima para aposentadoria de servidores públicos nos estados e municípios. Trata-se da proposta de emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que visa obrigar estados e municípios a aderirem aos regramentos estabelecidos para a União pela reforma da Previdência de 2019, de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o assessor jurídico do Sintet, o artigo 40-A da PEC 066, torna mais rigorosa a ação dos regimes próprios de previdência social dos Estados, Distrito Federal e Municípios, as regras para obtenção do equilíbrio financeiro a atuarial, incluindo regras como: idade e tempo de contribuição mínimos, cálculo de proventos e pensões, alíquotas de contribuições e acumulação de benefícios, além de outros aspectos que possam impactar o equilíbrio a que se refere o caput deste artigo; e transição para os atuais servidores e as regras transitórias aplicáveis tanto para esses quanto para aqueles que venham a ingressar no serviço público do ente federativo.

Situação do Regime Próprio GurupiPrev

Na terceira parte da Jornada, foi debatida a questão previdenciária de Gurupi, com a situação do GurupiPrev e as possíveis irregularidades que estão sendo apontadas em um Parecer Jurídico do ex-presidente do Conselho de Previdência de Gurupi, professor de Direito e advogado, Adilar Daltoé, que apresentou um estudo minucioso, mês a mês, até agosto de 2024, com as perdas do fundo de previdência, devido ao repasse a menor, que estaria sendo feito pela gestão do instituto previdenciário e pelo Executivo municipal, fragilizando a arrecadação e comprometendo a saúde financeira, independente do investimento feito pela gestão no montante do fundo. “O que está acontecendo é que o instituto está tendo déficit financeiro, originado da arrecadação menor do que os gastos, incluindo-se aí pagamento de aposentados, inativos, o que também contribui para o aumento do déficit atuarial, que saltou de 117 milhões em 2020, para mais de 500 milhões, segundo o cálculo atuarial apresentado”, declarou Daltoé.

Cobranças e Encaminhamentos

O presidente do Conselho, Gilberto Correia, que estava acompanhado da secretária do Conselho e Presidente do SISEMG, Luciléia Barbosa do Nascimento, disse que embora já tenha sido notificada – por meio das resoluções aprovadas pelo pleno do colegiado – a gestão sequer respondeu e não tomou nenhuma providência, o que resultou em representações junto ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Ministério da Previdência, visando fiscalizar e investigar se procedem as possíveis irregularidades reforçadas por ampla documentação, para que os problemas possam ser sanados e tenha-se a garantia da regularidade do fundo previdenciário, bem como da taxa de administração, que garante o custeio do instituto, sem que isso comprometa a estabilidade financeira do fundo de previdência e o direito dos servidores de se aposentarem com garantia de proventos, ao longo dos anos futuros.

O presidente da Apug, Antonio Jeronimo Netto, no encerramento da Jornada sobre Assuntos de Aposentadoria, agradeceu a presença de todos e reforçou que os encaminhamentos aprovados, serão encaminhados e aprovados na Jornada Nacional sobre Assuntos de Aposentadoria, que acontecerá em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro, na sede do Andes-SN.

Ascom – Apug SSind

Com a proposta de debater tema único: “Movimento Docente e Carreira – Uma luta histórica do ANDES”, está acontecendo em ...
14/10/2024

Com a proposta de debater tema único: “Movimento Docente e Carreira – Uma luta histórica do ANDES”, está acontecendo em Brasilia-DF, na sede da ADunB – Associação dos Docentes da Universidade de Brasília, o 15º Congresso Extraordinário do ANDES – SN, com a presença de mais de 240 docentes, entre delegadas(os), observadores(as) e diretoria nacional do Sindicato Nacional, tendo como pauta única, a atualização do projeto de carreira docente do Sindicato Nacional.O CONAD Extraordinário começou na sexta-feira (11), com a plenária de abertura, seguida da plenária de instalação, fechando o primeiro dia com a plenária do Tema 1 – Conjuntura. Os grupos mistos aconteceram nas salas da Faculdade de Educação, para discutir o Tema II, que tratará da Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e do Plano Geral de Lutas – Carreira Docente. No domingo, acontecerá uma plenária dedicada ao mesmo tema no auditório da ADunB, seguida pela plenária final, no período da tarde, quando também acontece o encerramento das atividades do evento.
A Associação dos Professores Universitários de Gurupi – APUG-SSIND está representada no evento com uma delegação formada por diretores da atual gestão: Antonio Jeronimo Netto (Presidente) e Márllos Peres de Melo (tesoureiro) e dos professores aposentados Gilberto Silva e Joel Pinho, que ao participarem dos grupos mistos, irão debater e apresentar as demandas relativas às lutas da Apug frente à Universidade Unirg, nas discussões e propostas encaminhadas para o tema II.2 – Setores do Andes-SN.
Segundo o presidente da Apug, Antonio Netto, não tem como dissociar ensino, pesquisa e extensão, visando construir a carreira com desenvolvimento docente, com estímulo e crescimento, sendo fundamental que para a devida e necessária qualificação, crescimento e qualidade, é fundamental que o regime de Dedicação Exclusiva seja reconhecido, porque assim ganha o docente, a Universidade e a população, que terão cada vez mais docentes qualificados e desenvolvidos”, afirmou, ressaltando ainda que as discussões irão reverberar nas ações e lutas da Apug, visando restabelecer a carreira docente na Unirg, que está sendo agredida e precarizada aos longo dos últimos anos.

ANDES-SN

̧ãosuperior

A seção sindical Apug-Ssind, por meio do Grupo de Trabalho sobre Aposentadoria, criado no início deste ano, promove no d...
07/10/2024

A seção sindical Apug-Ssind, por meio do Grupo de Trabalho sobre Aposentadoria, criado no início deste ano, promove no dia 8 de outubro, a Jornada de Assuntos da Aposentadoria, quando serão debatidos os temas relacionados com o tema, tão importante para todas as categorias de trabalhadores, em especial, dos servidores públicos municipais de Gurupi, seja da administração direta ou autarquias e fundações, como é o caso da Universidade Unirg, por meio do Instituto de Previdência Social – GurupiPrev, que é regime próprio de previdência.

Mesmo assim, o tema Regime Geral da Previdência será debatido apresentado e debatido pela professora Maria Lúcia Lopes da Silva, 3ª Vice-Presidenta do Andes – Sindicato Nacional, do qual o Apug é seção sindical.

A Jornada de Assuntos da Aposentadoria terá abertura às 14 horas, e na sequência a fala da diretora nacional, que apresentará o tema “Os servidores públicos e a corrosão do direito à aposentadoria: o fim da integralidade, da paridade e a cobrança de contribuição previdenciária aos aposentados e pensionistas”.

Em seguida, os Regimes Próprios de Previdência Social Estadual e Municipal serão apresentados pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, regional de Gurupi e pelo professor aposentado da Unirg, advogado e ex-presidente do Conselho Municipal de Previdência, Adilar Daltoé.

No fechamento da jornada, o presidente do Conselho Gilberto Correia da Silva e a secretária do Conselho e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Gurupi, Luciléia Barbosa Nascimento, irão expor a situação atual do GurupiPrev e ainda prestar contas da atuação do Conselho nos últimos dois anos do atual mandato.

Após os questionamentos, serão feitos os encaminhamentos e que serão apresentados na Jornada Nacional sobre Assuntos de Aposentadoria, que acontecerá em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro, atendendo a convocação do Andes-SN, além das ações que serão efetuadas em Gurupi, junto aos gestores do GurupiPRev, prefeitura, Câmara e demais setores responsáveis pela fiscalização do sistema previdenciário gurupiense.

Ascom – APUG-SSIND http://apugssind.com.br/apug-promove-jornada-sobre-aposentadoria/

ANDES-SN

Acontece nesta terça-feira, dia 08 de outubro no Auditório Laudete Aires, sede da Apug Ssind, Jornada de Assuntos de Apo...
04/10/2024

Acontece nesta terça-feira, dia 08 de outubro no Auditório Laudete Aires, sede da Apug Ssind, Jornada de Assuntos de Aposentadoria, com a presença de representantes do Sintet, Conselho do Gurupi Prev e Apug Ssind e os palestrantes Doutor Adilar Daltoé, e da Professora Doutora Maria Lúcia Lopes da Silva, 3ª Vice-Presidente do Andes-SN. Participem!

ANDES-SN

http://apugssind.com.br/apug-participou-de-reuniao-no-tribunal-de-contas-sobre-o-gurupiprev/                            ...
02/10/2024

http://apugssind.com.br/apug-participou-de-reuniao-no-tribunal-de-contas-sobre-o-gurupiprev/ O presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi, Antonio Jeronimo Netto, acompanhado do professor Joel Pinho, participou da reunião realizada na tarde desta terça-feira (1/10), com o conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, da Segunda Relatoria do TCE, que trata das contas do Instituto de Previdência de Gurupi – GurupiPrev.

“Fomos acompanhando o presidente do Conselho de Previdência, professor Gilberto Correia, indicado pela Apug no colegiado e a secretária, Lucileia Nascimento, também presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Gurupi – Sisemg. Os dois conselheiros foram protocolar ofício solicitando providências do Tribunal de Contas sobre algumas situações que estão acontecendo com o Conselho, que na avaliação dos conselheiros, está prejudicando o instituto previdenciário, o que pode causar enormes prejuízos aos aposentados e pensionistas, bem como ao próprio GurupiPrev”, informou Antonio Netto.

A representação junto ao Tribunal de Contas solicita que o órgão de controle sobre as contas públicas que faça uma completa e rigorosa fiscalização no recolhimento das alíquotas do GurupiPrev, especialmente no repasse patronal, que segundo a farta documentação protocolada e debatida com o conselheiro e os analistas técnicos do Tribunal de Contas do Estado, viola flagrantemente a Lei Complementar nº 032/2021, na questão dos repasses/recolhimentos de contribuições previdenciárias, irregularidades na taxa de administração e irregularidades na emissão das guias previdenciárias, incidindo em pagamento irregular pelos entes federativos que fazem o recolhimento para o GurupiPrev.

De acordo com o presidente Antonio Netto, outra representação conjunta assinada pela Apug e Sisemg foi protocolada em junho no Ministério Público Estadual sobre o mesmo tema e por três vezes, o Ministério Público já solicitou manifestação da prefeitura e do GurupiPrev e sequer teve resposta, sendo constatado o total descaso e menosprezo dos gestores municipais com a justuça e com a situação, que pode acarretar perdas irreparáveis aos aposentados, pensionistas e servidores públicos municipais ainda na ativa. “Precisamos ficar de olho e fiscalizar sempre. Infelizmente a Câmara Municipal que deveria fiscalizar não faz seu papel e com isso, mais uma vez estamos vendo um aumento absurdo do déficit atuarial, pelos descalabros e má gestão de quem deveria cuidar com zelo, carinho pelos interesses dos servidores municipais em todas as esferas”, destacou Netto, ressaltando que de acordo com o ofício 046/2024 protocolado pelo Conselho Municipal, segundo um Parecer Jurídico anexado, nos últimos três anos, o déficit atuarial que era de 117 milhões em 2020, pulou em 2024 para mais de 507 milhões, segundo o cálculo atuarial apresentado, o que seria fruto da falta de cumprimento dos percentuais legais e corretos, de acordo com as leis vigentes de Gurupi sobre o recolhimento, que estariam sendo ignorados pela gestão, tanto do instituto, quanto do gestor do GurupiPrev.

Ascom – Apug

Mesa Redonda da Apug recebeu a chapa que concorre à eleição para a reitoria da UnirG.A Associação dos Professores Univer...
27/09/2024

Mesa Redonda da Apug recebeu a chapa que concorre à eleição para a reitoria da UnirG.

A Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug) recebeu, na manhã desta sexta-feira, dia 27 de setembro, no Auditório Laudete Aires, recebeu a chapa “Unidos pela pela UnirG”, encabeçada pela Professora Dra. Jaqueline de Kassia Ribeiro de Paiva, candidata a reitora e demais professores. Essa chapa concorre às eleições para a reitoria da Universidade de Gurupi – UnirG.

O evento contou com a presença da comunidade acadêmica, entre os quais servidores técnicos administrativos, professores da ativa e aposentados, que tiveram a oportunidade de conhecer e debater as propostas e ideias dos candidatos. Participaram da mesa redonda, mediada pelo Professor Antônio Jerônimo Netto, as professoras e professores: Prof. Me. Paulo Henrique de Paula Matos, que é candidato a vice-reitor; Profª. Dra. Samara Tatielle Monteiro Gomes, candidata a pró-reitora de Graduação; e Profª. Me. Káttia Ferreira da Silva, que é candidata a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil. O Prof. Dr. Walmirton Bezerra D’Alessandro, candidato ao cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, não pode estar presente.

Durante a mediação do professor e presidente da APUG SSind, Dr. Antônio Jerônimo Netto, foram apresentadas as principais demandas dos docentes, além de indagações e contribuições dos docentes presentes, para que haja no futuro um bom entendimento entre os docentes e a reitoria. A chapa “Unidos pela UnirG” pôde apresentar suas propostas e seu Plano de Gestão, fundamentado em uma administração democrática e autônoma, mas com a capacidade de dialogar com os diversos segmentos, essenciais para o progresso e consolidação da UnirG, contribuindo para o futuro da universidade.

As eleições para a Reitoria e Coordenações de Curso da Universidade de Gurupi, UnirG, acontecem no dia 02 de outubro, das 08h00 às 22h30, no Centro Administrativo, Campus I, Campus II e no Campus de Paraíso do Tocantins. Podem votar professores efetivos e contratados, acadêmicos e servidores efetivos e contratados. É preciso levar um documento com foto para votar. Participem!

Por Miquelin Feitosa

"Professor(a), estamos aguardando por você para a mesa redonda, que começará em breve, às 9h, no auditório da APUG SSind...
27/09/2024

"Professor(a), estamos aguardando por você para a mesa redonda, que começará em breve, às 9h, no auditório da APUG SSind. Sua presença é muito importante!"

Convidamos toda a comunidade acadêmica para participar de uma mesa redonda com a chapa que concorre nas próximas eleiçõe...
25/09/2024

Convidamos toda a comunidade acadêmica para participar de uma mesa redonda com a chapa que concorre nas próximas eleições para a reitoria da UnirG. Este é um momento importante para conhecer as propostas e ideias.

Data: Sexta-feira, 27 de setembro
Horário: 9h
Local: Auditório da APUG SSind

Venha fazer parte deste diálogo e contribuir para o futuro da nossa universidade!

ANDES-SN
UnirG - Universidade de Gurupi
UnirG FM

Endereço

Rua 9 Entre Avs. Rio De Janeiro E
Gurupi, TO
77402-060

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 18:00
Terça-feira 08:30 - 18:00
Quarta-feira 08:30 - 18:00
Quinta-feira 08:30 - 18:00
Sexta-feira 08:30 - 18:00

Telefone

(63) 3312-3220

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando APUG - Sindicato dos Professores Universitários de Gurupi posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para APUG - Sindicato dos Professores Universitários de Gurupi:

Compartilhar

A Associação

APUG-Ssind – Associação dos Professores Universitários de Gurupi – foi fundada em 15 de maio de 1988, por um grupo de 23 professores da antiga FAFICH que se transformou na UnirG de hoje. É filiada ao ANDES-SN. Tem sua abrangência restrita aos professores do Centro Universitário UnirG.

Em sua trajetória de vida, tem protagonizado significativas lutas em favor dos direitos dos professores e da sustentabilidade do Ensino Superior em Gurupi e região. Dentre suas principais conquistas estão a consolidação de um Plano de Carreira Docente – Lei Municipal n° 1.755/2008, a sede própria, o Enquadramento Docente no Regime de Trabalho – 2010 e a permanência do caráter público do Centro Universitário UnirG.

Nestes anos, ao lado de outras entidades, ela tem se tornado numa das principais defensoras da UnirG, denunciando a gestão duvidosa dos recursos e cobrando a transparência e democracia .