O Programa Bom Negócio foi criado em 2005, no âmbito da Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo então prefeito Beto Richa, com o objetivo de induzir o desenvolvimento econômico mediante a geração de empregos e renda. Em Curitiba, o programa vem cumprindo sua missão de melhorar a qualidade de vida da população, promovendo um ciclo virtuoso de crescimento em todas as microrregiões e bairros. Em face
do êxito alcançado na Capital, o programa foi incorporado ao Plano de Governo do Estado, por determinação do Governador Beto Richa, para que seja implantado em todas as regiões do estado. O PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ - PBNP do Governo do Estado do Paraná em parceria com todas as instituições de ensino, visa o desenvolvimento local dos municípios, especialmente daqueles menos desenvolvidos e privados de estímulo à sua principal riqueza, disseminando conhecimento e qualificando em gestão empresarial. Tem como objetivo fortalecer as atividades empreendedoras no estado, induzindo a geração de empregos e renda, estimulando o cooperativismo e o associativismo, e na formalização de empresas por meio do "Pequeno Empreendedor", empresas estas voltadas para o fomento dos micro e pequenos empreendedores. Seu foco é o capital humano, fonte de potencial produtivo através de uma ação de convergência e sinergia do governo, das empresas e do terceiro setor em um processo de efetivo desenvolvimento integrado.