20/11/2025
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na tarde desta quarta feira (19/11), uma importante reunião intersetorial voltada ao aperfeiçoamento dos fluxos de atendimento às crianças e adolescentes, reunindo representantes de diferentes órgãos e serviços que atuam na rede de proteção.
O encontro contou com a presença de profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Unidade de Acolhimento, além de representantes da Secretaria de Governo e Setor Jurídico da Prefeitura Municipal. O objetivo central foi alinhar procedimentos, discutir demandas emergentes e fortalecer a articulação entre os setores, garantindo respostas mais rápidas, integradas e eficazes frente às situações de vulneração de direitos.
Durante a reunião, foram apresentados e debatidos os principais desafios dos fluxos atuais, como a necessidade de comunicação mais ágil entre os órgãos, padronização nos encaminhamentos, atualização de protocolos e garantia de proteção integral, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os participantes também revisitaram casos práticos, analisando possibilidades de aprimoramento na atuação conjunta. Foi discutido a criação de um grupo de trabalho permanente, responsável por monitorar os fluxos, propor ajustes contínuos e promover formações periódicas para os profissionais envolvidos.
A secretária Carla Maria destacou que o encontro reforça o compromisso do município com a proteção infantojuvenil:
“Quando unimos esforços e integramos informações, conseguimos oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente. A intersetorialidade é fundamental para romper ciclos de violência e garantir que cada criança e adolescente tenha seus direitos plenamente assegurados.”
Ao final, os setores reafirmaram a importância da manutenção dos espaços de diálogo e pactuaram novas ações para qualificar ainda mais o atendimento na rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e ampliando a segurança e o cuidado com o público infantojuvenil.