Conselho Municipal de Saúde Goianésia

Conselho Municipal de Saúde Goianésia Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Conselho Municipal de Saúde Goianésia, Serviço público, Rua 12, 324/Setor Sul (3º piso), Goianésia.

Órgão responsável por deliberar e fiscalizar as ações de saúde pública do município de Goianésia - Controle Social do SUS, sustentado pelas Leis nº 8.080/90 e 8.142/90

Neste Dia Mundial da Saúde, reforçamos nosso compromisso com o cuidado desde os primeiros momentos da vida. A saúde come...
07/04/2025

Neste Dia Mundial da Saúde, reforçamos nosso compromisso com o cuidado desde os primeiros momentos da vida. A saúde começa antes mesmo do nascimento e se constrói ao longo de toda a vida, com acesso a cuidados de qualidade, alimentação adequada, ambientes seguros e apoio social.

Investir em inícios saudáveis é investir em um futuro com mais equidade, dignidade e bem-estar para todos. Crianças que crescem com saúde têm mais chances de se desenvolver plenamente, aprender melhor, trabalhar com mais autonomia e viver com mais qualidade.

O Conselho Municipal de Saúde acredita que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Por isso, seguimos firmes na luta por políticas públicas que garantam atenção integral à saúde desde a infância, com foco na prevenção e na equidade.

*Vamos juntos construir um futuro mais saudável para nossa comunidade!*

15/03/2023

Um sucesso a 7° Conferência Municipal de Saúde de Goianésia, parte da 17° Conferência Nacional. Nós da diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Goianésia, juntamente com a Secretaria de Saúde, nos orgulhamos da participação popular, propósito maior do evento. Elegemos um grupo invejável de delegados que nos representarão nas próximas etapas levando as propostas do município para a Saúde que Queremos. Não faltou diversidade e representatividade.

Um sucesso a 7° Conferência Municipal de Saúde de Goianésia,  parte da 17° Conferência Nacional.  Nós da diretoria do Co...
15/03/2023

Um sucesso a 7° Conferência Municipal de Saúde de Goianésia, parte da 17° Conferência Nacional. Nós da diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Goianésia, juntamente com a Secretaria de Saúde, nos orgulhamos da participação popular, propósito maior do evento. Elegemos um grupo invejável de delegados que nos representarão nas próximas etapas levando as propostas do município para a Saúde que Queremos. Não faltou diversidade e representatividade.


Secretaria Municipal de Saúde de Goianésia - GO

Agende essa data e venha debater e ajudar na formulação de políticas públicas de saúde para o nosso município.  A sua pa...
04/03/2023

Agende essa data e venha debater e ajudar na formulação de políticas públicas de saúde para o nosso município. A sua participação é fundamental para construir a Saúde que queremos.

Você sabia que os Conselhos de Saúde representam o controle social no SUS? E que eles existem para auxiliar nas política...
04/08/2022

Você sabia que os Conselhos de Saúde representam o controle social no SUS? E que eles existem para auxiliar nas políticas públicas de saúde e zelar pela garantia do seu direito à saúde? Você pode acompanhar de perto o nosso trabalho participando das reuniões na última quarta-feira de cada mês, às 16:00 hr no auditório do Paço Municipal.

No dia 08 de junho de 2022, ocorreu a eleição e posse da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Goianésia....
04/08/2022

No dia 08 de junho de 2022, ocorreu a eleição e posse da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Goianésia. Ficando assim composta:
- Presidente: Débora Cristine Borges; Representantes dos usuários - SOMAR,
- Vice-presidente: Luciano Leão Bernardino da Costa; Representante dos Prestadores de Serviço SUS - Hospitais.
- Primeira Secretária: Rosa Maria de Brito Steckelberg; Representante dos usuários do SUS - Sindicato Rural.
- Segundo Secretário: Jefferson Pereira Siqueira; Representante do Governo – Secretaria Municipal de Saúde.
A nova presidente, Débora Cristine Borges, demais membros da diretoria e todos os conselheiros presentes destacaram o importante trabalho realizado na gestão de Bruna Lauanne Borges Dias Gomes e agradeceram pelos relevantes serviços prestados à população de Goianésia.

Com o tema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (1º), em Brasília...
04/08/2022

Com o tema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (1º), em Brasília/DF, a Campanha Nacional de Amamentação 2022, em alusão à Semana Mundial da Amamentação. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, além dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.

Os percentuais referentes ao aleitamento materno no Brasil são positivos, segundo Janini Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. “Dados recentes mostram que a prevalência de aleitamento materno na primeira hora de vida é de 62%. Esse primeiro contato é extremamente benéfico", explica. "Temos ainda uma prevalência de aleitamento materno de mais de 60% para crianças menores de dois anos”, acrescenta Janini.

Atualmente, no Brasil, a amamentação exclusiva alcança 45,8% dos bebês com até seis meses. Para as mulheres, amamentar reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama. Para o bebê, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

O depoimento de Raquel Gomes Ferreira, mãe da Lara Nakamura, de 5 meses de idade, ressaltou a importância do aleitamento materno. “Eu reforço para todas as mães e até mesmo para as mulheres que querem ser mães um dia, que o aleitamento é a mais linda forma de amor e respeito com os nossos filhos. Enquanto ela quiser e eu puder, vou amamentar”, declarou.

De 2013 a 2021, mais de 60 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde foram capacitados na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. A portaria nº 13/2022 instituiu a Câmara Técnica de Aleitamento Materno. Em maio, a portaria 1.124 repassou R$ 2,7 milhões para o apoio às ações de aleitamento materno no âmbito da Atenção Primária.

Fran Martins
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária

Endereço

Rua 12, 324/Setor Sul (3º Piso)
Goianésia, GO
76382184

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Conselho Municipal de Saúde Goianésia posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Conselho Municipal de Saúde Goianésia:

Compartilhar