03/06/2026
✅ Por meio do projeto Defensoria Itinerante, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) levou assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade de Novo Gama.
📍 A ação, realizada em parceria com o Goiás Social nesta terça e quarta-feira (02 e 03/06), resultou em 272 atendimentos.
👰🏾 Foi o caso de Daiane Texeira, de 33 anos, e Hélio Ribeiro da Silva, de 52, que souberam da presença da DPE-GO por meio de um amigo e aproveitaram a iniciativa para solicitar o reconhecimento da união estável com conversão em casamento.
💬 “Estamos juntos há 11 anos, desde 2015, e aproveitamos a oportunidade, porque, caso contrário, teríamos que pagar para reconhecer nossa união”, contou Daiane. Segundo ela, o procedimento custaria cerca de R$ 220 no cartório. “Aqui conseguimos adiantar esse processo. Se deixássemos para depois, seria mais demorado, porque não teríamos o dinheiro para pagar.”
📌 Para Hélio, a presença da Defensoria no evento fez toda a diferença. “Nem todo mundo tem dinheiro disponível para resolver certas coisas. Com a Defensoria Pública trazendo seus serviços gratuitos, f**a muito mais fácil. Isso ajuda muito a comunidade”, afirmou.