MEP GO - Movimento por uma Escola Popular

MEP GO - Movimento por uma Escola Popular Organização de estudantes que vêem na educação popular uma forma de emancipação da classe trabalhadora.

🚨GOVERNO BOLSONARO CORTA MAIS R$ 1 BILHÃO DA EDUCAÇÃO! Bolsonaro e sua corja, desde o início do mandato vem atacando inc...
06/10/2022

🚨GOVERNO BOLSONARO CORTA MAIS R$ 1 BILHÃO DA EDUCAÇÃO!

Bolsonaro e sua corja, desde o início do mandato vem atacando incessantemente a educação pública através de cortes orçamentários, nomeação de interventores e insistentes tentativas de avançar com a privatização de nossa educação.

Na tarde de hoje (05), os estudantes brasileiros foram surpreendidos com o confisco do saldo das contas de TODOS os institutos e Universidades Federais! Especificamente para a educação superior, o corte será de R$ 328 milhões que já somam, no total, R$ 763 milhões em valores que foram retirados das universidades federais.

Dentre as problemáticas que esta medida criminosa gera, podemos apontar a descontinuidade do pagamento de bolsas e auxílios, a impossibilidade da manutenção das atividades regulares das IFE’s, que agora, mais do que nunca, são ameaçadas de não conseguirem se manter até o final do ano.

Não podemos aceitar mais este ataque de braços cruzados. As instituições federais ainda que sucateadas são hoje grandes
responsáveis pela produção científica e tecnológica do país.

Por isso o MEP e o MUP apontam a urgência da mobilização massiva não só dos estudantes, mas de todos aqueles que acreditam numa educação que supere o discurso e construa na prática a verdadeira educação pública e gratuita, aquela que perpassa a construção de um novo projeto de educação, construído pela e para a classe trabalhadora: a educação popular!

Acreditamos que a única forma de barrar o projeto de ceifar qualquer investimento na educação pública é através da mobilização de nossas bases ocupando as ruas e retomando as grandes manifestações em torno da greve geral contra a precarização.

🚩CONTRA OS CORTES!
🚩FORA BOLSONARO!
🚩 CONTRA A PRIVATIZAÇÃO!
🚩PELA EDUCAÇÃO POPULAR!

🚨 URGENTE: GOVERNO BOLSONARO CORTA MAIS R$ 1 BILHÃO DA EDUCAÇÃO!Bolsonaro e sua corja, desde o início do mandato vem ata...
06/10/2022

🚨 URGENTE: GOVERNO BOLSONARO CORTA MAIS R$ 1 BILHÃO DA EDUCAÇÃO!

Bolsonaro e sua corja, desde o início do mandato vem atacando incessantemente a educação pública através de cortes orçamentários, nomeação de interventores e insistentes tentativas de avançar com a privatização de nossa educação.

Na tarde de hoje (05), os estudantes brasileiros foram surpreendidos com o confisco do saldo das contas de TODOS os institutos e Universidades Federais! Especificamente para a educação superior, o corte será de R$ 328 milhões que já somam, no total, R$ 763 milhões em valores que foram retirados das universidades federais.

Dentre as problemáticas que esta medida criminosa gera, podemos apontar a descontinuidade do pagamento de bolsas e auxílios, a impossibilidade da manutenção das atividades regulares das IFE’s, que agora, mais do que nunca, são ameaçadas de não conseguirem se manter até o final do ano.

Não podemos aceitar mais este ataque de braços cruzados. As instituições federais ainda que sucateadas são hoje grandes
responsáveis pela produção científica e tecnológica do país.

Por isso o MEP e o MUP apontam a urgência da mobilização massiva não só dos estudantes, mas de todos aqueles que acreditam numa educação que supere o discurso e construa na prática a verdadeira educação pública e gratuita, aquela que perpassa a construção de um novo projeto de educação, construído pela e para a classe trabalhadora: a educação popular!

Acreditamos que a única forma de barrar o projeto de ceifar qualquer investimento na educação pública é através da mobilização de nossas bases ocupando as ruas e retomando as grandes manifestações em torno da greve geral contra a precarização.

🚩CONTRA OS CORTES!
🚩FORA BOLSONARO!
🚩 CONTRA A PRIVATIZAÇÃO!
🚩PELA EDUCAÇÃO POPULAR!

🚨 URGENTE: GOVERNO BOLSONARO CORTA MAIS R$ 1 BILHÃO DA EDUCAÇÃO! Bolsonaro e sua corja, desde o início do mandato vem at...
06/10/2022

🚨 URGENTE: GOVERNO BOLSONARO CORTA MAIS R$ 1 BILHÃO DA EDUCAÇÃO!

Bolsonaro e sua corja, desde o início do mandato vem atacando incessantemente a educação pública através de cortes orçamentários, nomeação de interventores e insistentes tentativas de avançar com a privatização de nossa educação.

Na tarde de hoje (05), os estudantes brasileiros foram surpreendidos com o confisco do saldo das contas de TODOS os institutos e Universidades Federais! Especificamente para a educação superior, o corte será de R$ 328 milhões que já somam, no total, R$ 763 milhões em valores que foram retirados das universidades federais.

Dentre as problemáticas que esta medida criminosa gera, podemos apontar a descontinuidade do pagamento de bolsas e auxílios, a impossibilidade da manutenção das atividades regulares das IFE’s, que agora, mais do que nunca, são ameaçadas de não conseguirem se manter até o final do ano.

Não podemos aceitar mais este ataque de braços cruzados. As instituições federais ainda que sucateadas são hoje grandes
responsáveis pela produção científica e tecnológica do país.

Por isso o MEP e o MUP apontam a urgência da mobilização massiva não só dos estudantes, mas de todos aqueles que acreditam numa educação que supere o discurso e construa na prática a verdadeira educação pública e gratuita, aquela que perpassa a construção de um novo projeto de educação, construído pela e para a classe trabalhadora: a educação popular!

Acreditamos que a única forma de barrar o projeto de ceifar qualquer investimento na educação pública é através da mobilização de nossas bases ocupando as ruas e retomando as grandes manifestações em torno da greve geral contra a precarização.

🚩CONTRA OS CORTES!
🚩FORA BOLSONARO!
🚩 CONTRA A PRIVATIZAÇÃO!
🚩PELA EDUCAÇÃO POPULAR!

🚩Plenária Estadual do MUP e do MEP| INSCRIÇÕES ABERTAS 🚩⚠️Link para inscrição: bit.ly/3fVZ773⚠️Inscreva-se e concorra ao...
24/06/2020

🚩Plenária Estadual do MUP e do MEP| INSCRIÇÕES ABERTAS 🚩

⚠️Link para inscrição: bit.ly/3fVZ773⚠️

Inscreva-se e concorra ao sorteio do livro "Como nasce e morre o fascismo" de Clara Zetkin durante a plenária final!

📌Convidamos os estudantes de Goiás para a I Plenária Estadual do Movimento por uma Universidade Popular (MUP) e do Movimento por uma Escola Popular(MEP), que irá acontecer no dia 5 de julho, por plataforma online, das 14h às 19h.

Frente ao atual cenário e avanço das políticas neoliberais do governo Bolsonaro/Caiado e dos ataques à educação e a juventude, convidamos a todos os estudantes do estado interessados a somar na lutar em defesa da educação e por condições dignas de estudos na construção de uma universidade e uma escola popular, que atenda as demandas dos filhos e filhas da classe trabalhadora, em defesa de uma educação emancipadora que ultrapasse a lógica do capital, que seja pública gratuita e de qualidade.

Venham debater com a gente a realidade da sua universidade, da sua escola, suas especificidades, a situação presente do movimento estudantil e as perspectivas para construção da nossa luta.

🚩 Goiás Mais não é TEC, nem POP, muito menos TUDO✊🏼Contra o desmonste da educação goiana!!
17/06/2020

🚩 Goiás Mais não é TEC, nem POP, muito menos TUDO✊🏼

Contra o desmonste da educação goiana!!

✊🏾 PROTESTO VIRTUAL INTERNACIONAL:   E   🚩⠀⠀⠀⠀⠀Amanhã é dia protesto virtual internacional! Há bastante tempo Bolsonaro ...
08/05/2020

✊🏾 PROTESTO VIRTUAL INTERNACIONAL: E 🚩
⠀⠀⠀⠀⠀
Amanhã é dia protesto virtual internacional!
Há bastante tempo Bolsonaro já passou todos os limites, desprezando a vida do nosso povo, atacando nossos direitos, a educação e a democracia. Sua política é uma ameaça não só ao Brasil, mas também a América Latina e o mundo. Por isso no dia 8 de Maio convocamos os povos de todo o mundo para demonstrar sua indignação e protesto aos abusos de Bolsonaro contra o povo brasileiro!
⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Tire uma foto com um cartaz escrito e (Tag em espanhol/ingles) e sua localidade (Por exemplo: sou de tal cidade e sou ); ⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Grave um vídeo de até 30 segundos dizendo porque você defende o ; ⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Durante todo o dia compartilhe publicações nas suas redes (Instagram, Facebook, Twitter, etc.) marcando a ; ⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Utilize o site https://manif.app/ para manifestações virtuais, ao entrar marque a cidade onde está no mapa e escreva
⠀⠀⠀⠀⠀
PARTICIPE DAS AÇÕES SEGUNDO O CRONOGRAMA:
⠀⠀⠀⠀⠀
📢 10h – Twittaço ; 📢 14h-16h – Debates virtuais pelas redes de Organizações e Movimentos Sociais; 📢 19h – Debate ; 📢 20h – Ato nas Janelas: Luto pelo Brasil, Fora Bolsonaro (afixar um pano preto nas janelas em homenagem às vítimas da Covid) e panelaço;

✊🏾 PROTESTO VIRTUAL INTERNACIONAL:   E   🚩⠀⠀⠀⠀⠀Amanhã é dia protesto virtual internacional! Há bastante tempo Bolsonaro ...
07/05/2020

✊🏾 PROTESTO VIRTUAL INTERNACIONAL: E 🚩
⠀⠀⠀⠀⠀
Amanhã é dia protesto virtual internacional!
Há bastante tempo Bolsonaro já passou todos os limites, desprezando a vida do nosso povo, atacando nossos direitos, a educação e a democracia. Sua política é uma ameaça não só ao Brasil, mas também a América Latina e o mundo. Por isso no dia 8 de Maio convocamos os povos de todo o mundo para demonstrar sua indignação e protesto aos abusos de Bolsonaro contra o povo brasileiro!
⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Tire uma foto com um cartaz escrito e (Tag em espanhol/ingles) e sua localidade (Por exemplo: sou de tal cidade e sou ); ⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Grave um vídeo de até 30 segundos dizendo porque você defende o ; ⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Durante todo o dia compartilhe publicações nas suas redes (Instagram, Facebook, Twitter, etc.) marcando a ; ⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Utilize o site https://manif.app/ para manifestações virtuais, ao entrar marque a cidade onde está no mapa e escreva
⠀⠀⠀⠀⠀
PARTICIPE DAS AÇÕES SEGUNDO O CRONOGRAMA:
⠀⠀⠀⠀⠀
📢 10h – Twittaço ; 📢 14h-16h – Debates virtuais pelas redes de Organizações e Movimentos Sociais; 📢 19h – Debate ; 📢 20h – Ato nas Janelas: Luto pelo Brasil, Fora Bolsonaro (afixar um pano preto nas janelas em homenagem às vítimas da Covid) e panelaço;.

No dia 16 de março, o MEC (Ministério da Educação), autorizou medidas de flexibilização no ensino médio a partir de aula...
07/04/2020

No dia 16 de março, o MEC (Ministério da Educação), autorizou medidas de flexibilização no ensino médio a partir de aulas a distância durante os próximos 30 dias como forma de enfrentamento à pandemia, ao invés de suspender temporariamente o calendário letivo. Essa medida transfere a responsabilidade dos métodos de implementação às direções das instituições de maneira unilateral, descartando o diálogo entre alunos, professores e comunidade, inferindo na precarização e fragmentação do ensino educacional.

O implemento do modelo em EAD (Educação a Distância) já foi apontado e utilizado como instrumento de precarização do ensino, submetida as políticas neoliberais de Caiado e Bolsonaro, no qual ignora-se os metódos didáticos e pedagógicos necessários a uma educação de qualidade, no qual o mesmo exclui as condições sociais enfrentadas pelo nosso país, não abrangendo as condições reais dos filhos e filhas da classe trabalhadora.

Para que se possa pensar a respeito do tema e suas contradições, é necessário que se coloque três perguntas em pauta: quais são seus limites no que se refere às condições materiais em que a maioria da população brasileira está inserida? Até quando o EAD faz jus ao nível qualitativo de uma aula presencial? O eixo teórico da Educação a Distância se aplica a realidade prática das redes públicas de ensino do Brasil? Tendo isso em vista, torna-se fundamental comentar sobre as questões supracitadas:

Em primeiro lugar, para que o estudante possa utilizar dos mecanismos do EAD, é necessário que ele esteja inserido nas condições reais que possibilitam o mesmo. Entretanto, o que a realidade brasileira demonstra é contrária ao que é proposto pelo programa de Educação a Distância, no qual é descartado as condições sociais e materiais de acesso às plataformas e equipamentos de auxílios necessários para execução das atividades escolares, o que o torna precário frente às adversidades que perpassam os estudantes urbanos e rurais da classe trabalhadora e alunos deficientes que necessitam suprir suas dúvidas a partir de um acompanhamento pessoal e específico, visto que estes exigem uma maior compreensão acerca dos assuntos abordados pelas unidades escolares. Diante do exposto, deduz-se que essa mesma parcela de estudantes estão senão alheios a condições abjetas, fora de seus direitos a educação e ausentes da plena subsistência humana, o que vai contundentemente contra a inserção e uma boa formação dessa classe.

Em segundo lugar, ressalta-se também sobre a problemática do grau educacional que a Educação a Distância tem a oferecer àqueles que têm acesso às suas ferramentas. Visto que para subtrair as dúvidas referentes aos conteúdos, é necessário que se crie um tipo de relação virtual de professor-aluno. Contudo, na realidade a teoria não se aplica a prática, tornando o aprendizado apenas mais individualista, insípido e suscetível a mais equívocos não abrangendo as reais necessidades dos alunos — principalmente para aquele grupo portador de algum tipo de deficiência cognitiva. Por conseguinte, nada é feito para preservar a integridade do grau de ensino pedagógico, o que consequentemente refletirá na formação do estudante no futuro. Ademais, sendo esse estudante submetido tanto a condições precárias do meio material quanto do meio educacional.

Outro ponto que é de grande importância salientar é o fato das redes públicas de Ensino Médio do Brasil serem, além de compostas pela maioria de estudantes pertencentes a classe trabalhadora, a infraestrutura dessas são de completa precariedade devido a negligência governamental para com a educação pública. Fatores como a retirada de verbas destinadas para essas instituições de ensino e congelamentos dos gastos com a EC 95, atuam de forma a retroceder completamente o desempenho do aluno e o avanço da educação no Brasil. Com isso, ao ser proposto o método de EAD de nada é válido, uma vez que nem mesmo dentro do ambiente escolar é tido esse estímulo de acesso digital.

Para comprovar a precariedade do acesso digitalizado no Estado de Goiás, uma pesquisas apontam que a internet não foi acessada por 30% dos goianos e, ainda, não estava em 645 mil domicílios, o que equivale a 28% dos lares do Estado. Desdes que possuem acesso a Internet, pouco mais de 50% possuem computador como forma de acesso. O problema é que essas familias possuem celulares que são suportam a rotina de aulas no modelo EaD. Diante do exposto, o que se revela é a desigualdade socioeconômica do país e a negligência do governo estadual para com esse grave hiato no seio da sociedade goiana, o que consequentemente infere em outra problemática: a desigualdade do acesso à informação e ao conhecimento, invalidando a viabilização do método EAD..

Portanto, nós do MEP entendemos que é necessário que sejam feitas esmeras e auspiciosas intervenções a fim de contornar esse cenário estarrecente. Primeiramente, exigimos a revogação da EC 95 que congela os investimentos na área da saúde e educação; revogação da portaria do MEC, responsável pela regência dos sistemas colegiais, cessar o ensino EAD enquanto houver o confinamento social, e para esse feito, para que assim os estudantes de classe baixa, estudantes com deficiência intelectual e estudantes rurais possam, posteriormente, usufruir dos postulados de uma aula presencial e de qualidade. Juntamente a essa luta, o Estado deverá criar políticas de assistência estudantis que possam prover aos alunos de baixa renda um subsídio alimentício e financeiro para que possam nutrir-se perante a sua fase de desenvolvimento neurológico e se sustentarem ante a suas condições sociais.

Revogação Imediata da Emenda Constitucional 95!
Em defesa do SUS!
Por investimento 100% público na educação, ciência e tecnologia pública!
Pela educação popular!

  .nacional• • • • • •✊🏾 ADIA ENEM 🚩Tire uma foto com um cartaz escrito   e marque duas pessoas que vão fazer o Exame Na...
04/04/2020

.nacional
• • • • • •
✊🏾 ADIA ENEM 🚩

Tire uma foto com um cartaz escrito e marque duas pessoas que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) esse ano.
Pela suspensão do cronograma do ENEM!
Pelo fim da taxa de inscrição!
Fora Weintraub!
Por uma escola universidade popular! ✊🏾🚩🗣️

28/03/2020

✊🏾 52 ANOS SEM EDSON LUÍS 🚩

28 de março de 1968. Edson Luís, estudante secundarista, foi brutalmente assassinando pelo Estado brasileiro durante o regime empresarial-militar. O ano de 1968 é um dos mais conturbados da ditadura militar, conhecido pela instauração do Ato Institucional n° 5 (AI-5) e as brutais ações de cerceamento às universidades, estudantes, trabalhadores, organizações populares e de oposição ao regime.

Hoje já se fez 30 anos que o regime militar chegou ao fim e a herança arcaica, militarista e antinacional ainda prepondera no Brasil. A maior expressão conjuntural das heranças do regime é a ultradireita protofascista e neoliberal, que é umas das raízes de operação e dominação da burguesia sobre o Estado brasileiro.

Após a ditadura, vários Edson's Luís foram assassinados a caminho da escola, em prol de uma guerra às dr**as que na prática significa guerras aos pobres e trabalhadores e as suas manifestações populares e culturais.

É tempo de ataques à educação, com o Future-se, o teto de gastos e a perseguição à ciência, mas também de resistência e construção da contraofensiva por parte de setores da classe trabalhadora, incluindo os estudantes secundaristas.

As penelas batidas nos últimos dias, em meio a quarentena, demosntram insatisfação da população frente aos desmontes da educação e a saúde pública que são brutalmente atacadas pelo governo.

Edson é cada um dos estudantes brasileiros que resiste ao bolsonarismo e a destruição do patrimônio nacional.
Edson Luís, presente! Hoje e sempre!

Venha articular suas experiências no movimento secundarista com os estudantes de todo o Brasil através do Movimento por uma Escola Popular (MEP).

JUVENTUDE QUE OUSA LUTAR, CONSTRÓI UMA ESCOLA POPULAR! ✊🏾🚩🗣️

O MEP Goiás, junto ao grêmio  e o , realizou hoje, 04/03, uma mesa na recepção dos calouros  sobre o movimento estudanti...
04/03/2020

O MEP Goiás, junto ao grêmio e o , realizou hoje, 04/03, uma mesa na recepção dos calouros sobre o movimento estudantil e a vida do trabalhador técnico. Estiveram presente a Professora Doutora Sonia Lobo, que falou sobre a realidades destes trabalhadores e os ataques que estes vem sofrendo. A militante do .goias Andrielle Qualhato expondo sobre a importância do movimento estudantil e como esse vem sendo protagonista nas lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora. E a presidente do grêmio Sarah Silva que mostou as ações do grêmio em sua última gestão e apresentou a entidade pros alunos recém ingressos. O MEP novamente convoca os estudantes a estarem somando as mobilizações do dia 18 de março em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e classista. @ IFG Câmpus Goiânia Oeste

Aconteceu ontem, 18/01, em Goiânia a Primeira Primavera Cultural Secundarista.Evento com o tema "Rap, poesia e resistênc...
19/01/2020

Aconteceu ontem, 18/01, em Goiânia a Primeira Primavera Cultural Secundarista.

Evento com o tema "Rap, poesia e resistência", contou com a presença de secundarista da região metropolitana e cidades próximas. O evento contou com diversas apresentações que foram de recitar poesias, dança e rimas.

Agradecemos a todos que foram e esperamos nas próximas atividades!

Endereço

Goiânia, GO

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando MEP GO - Movimento por uma Escola Popular posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar