06/04/2020
Do incêndio que afetou o Banhado Grande, e que iniciou à tardinha de sexta-feira (03/04) e que cessou apenas no fim de domingo (05/04), temos a agradecer ao Corpo de Bombeiros, que esteve presente ativamente em todo esse longo período, tendo que se dividir entre outras ocorrências em área urbana durante à madrugada. A todos esses guerreiros, vocês nos honram com seu trabalho! Também gostaríamos de registrar agradecimento aos produtores locais, que facilitaram as ações das autoridades, subsidiando inclusive com informações importantes (imagens aéreas, por ex.) para que o combate à queimada fosse mais efetivo. Nossa valorização também ao Secretário da SEMA, Sr. Artur, bem como ao Diretor do DBIO Sr. Diego Pereira e ao chefe da DUC/DBIO/SEMA Sr. Luciano Kops, que participaram ativamente das ações necessários para controle da situação. Aos colegas das Unidades de Conservação do Estado que f**aram a disposição para apoio, também manifestamos nossos agradecimentos!
Infelizmente, nosso Banhado Grande foi alvo dessa grande perturbação ambiental, e que esperamos que logo se recupere dos danos causados. Ainda não sabemos se as causas foram naturais ou criminosas, mas fazemos um apelo a todos, para que respeitem o ISOLAMENTO SOCIAL e se mantenham em casa, não usando o banhado e rio Gravataí para acampar. O simples fato de acender uma fogueira, ou mesmo jogar uma bituca de cigarro nesses ambientes pode ter sido a causa dessa tragédia, que fatalmente matou diversos animais e plantas. Contamos com a comunidade para assegurar que a vida, humana e de todos organismos vivos, se mantenha na APA do Banhado Grande!
Créditos das imagens ao nosso colaborador Sr. Maurício Barcellos