O Colégio Estadual Presidente Costa e Silva foi inaugurado em 30 de outubro de 1975, pelo então Governador do Estado do Paraná, Jaime Canet Junior, contando com a presença do Secretário de Educação e Cultura, Francisco Bardina Neto e do Prefeito de Foz do Iguaçu, Cel. A Unidade Escolar do Jardim América, nessa data passou a denominar-se: Unidade Escolar de 1º Grau Presidente Arthur da Costa e Silv
a, conforme Ata de Inauguração, lavrada em livro próprio. Nessa época oferecia o ensino regular de 1º Grau - 1ª a 4ª série. Recebe Autorização de Funcionamento pelo Decreto nº 4650 de 20 de fevereiro de 1978. Pelo mesmo Decreto, pelo Parecer nº 2065/77 e homologado pela Resolução 128/77 fica criado e autorizado a funcionar o Complexo Escolar Adelina Ayres de Aguirre - Ensino de 1º Grau, composto pelas Escolas: Ponte de Amizade, Arthur da Costa e Silva, Humberto de Alencar Castelo Branco e Julio Pasa, essas escolas formaram a Unidade Polo do Município de Foz de Iguaçu. Em 05.12.80 fica autorizado o funcionamento de uma turma de Classe Especial - DM -, através da Resolução Secretarial nº 2517/80 para atender alunos com dificuldades na aprendizagem. Para este mesmo fim, em 29.12.82, pela Resolução nº 3411/82, foi autorizada a funcionar a segunda turma de Classe Especial, funcionando uma no período matutino e outra no vespertino. Conforme Resolução 350/81 foi autorizada a implantação das séries finais do Ensino Regular do 1º Grau no período noturno; 5ª e 6ª série em 1981; 7ª série em 1982; 8ª série em 1983 e, foi reconhecido o curso através da Resolução nº 1166/83, publicado no Diário Oficial nº 1544 de 26.05.83, passando a denominar-se: Escola Estadual Presidente Costa e Silva - Ensino de 1º Grau. Em 06.02.86 publicado no Diário Oficial nº 2.212 a Portaria 207/86 com a autorização para funcionamento no período diurno das 5ªs e 6ªs séries deste Colégio a partir do início do corrente ano letivo; e, considerando a demanda escolar de alunos para a 7ªs séries, na faixa etária que os impedia de freqüentar o período noturno o Diretor Geral da SEED resolveu através da Portaria 592/86 autorizar o funcionamento de 7ªs e 8ªs séries, obedecendo ao cronograma: 7ªs séries em 1986 e 8ªs séries em 1987. Em 1993 foi implantado o Curso de 2º Grau Educação Geral - Preparação Universal, período noturno, abrangendo aproximadamente 340 alunos em 07 turmas. Autorizado a funcionar através da Resolução nº 2588/95, retroativa a 1993, publicado do Diário Oficial nº 4549 de 12.07.95. Em 1997 é Reconhecido o curso 2º Grau através da Resolução nº 75/97 publicado no Diário Oficial nº 4934 de 30.01.97. O Colégio funciona em três períodos: matutino, vespertino e noturno, tem 13 salas de aula em pleno funcionamento, uma biblioteca, uma sala de vídeo, laboratório, secretaria, supervisão, orientação, sala de professores e sala de direção. As séries iniciais de Ensino Fundamental são completamente extintas em 1998. A partir de 2006, o estabelecimento também passa a oferecer uma nova modalidade de ensino, a EJA (Educação de Jovens e Adultos), primeiramente para o Ensino Fundamental, e logo após para o Ensino Médio.