18/03/2022
*Gestores do sistema hídrico realizam visita técnica na adutora de Irauçuba*
Em mais uma ação visando a segurança hídrica de todas as regiões do Ceará, o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira e o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - Cogerh, João Lúcio Farias realizaram visita técnica na adutora de Irauçuba, cuja melhorias foram realizadas recentemente.
A adutora de Irauçuba possui 57km de extensão e vai beneficiar a sede do município e os distritos de Riachão, Missi, Coité, Boqueirão e São José. Com captação no açude Missi, a adutora teve um investimento de R$ 10.7 milhões.
Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o esforço para garantir o abastecimento hídrico de cidades do Estado evitando o desabastecimento em algumas localidades é prioridade do sistema hídricos do Ceará. “O governador Camilo Santana nos deu a liberdade e a ordem de garantir o abastecimento de todas as cidades do Estado, e estamos trabalhando, diariamente, pra assegurar isso”.
"Em Irauçuba realizamos, na verdade, uma transferência de água de uma bacia para outra. A adutora tem início na bacia do litoral e atende à cidades e comunidades pertencentes à bacia do Curu", explicou Farias. A manobra já foi utilizada pela Companhia em outras ocasiões, a exemplo da transferência de água da região norte do Estado para a cidade Crateús, há alguns anos, evitando o colapso do município.