02/06/2026
📍 Mais um importante avanço para a cidadania agrária no Ceará.
Nesta terça-feira (1º), o superintendente do Idace, João Alfredo, participou de reunião no Palácio da Abolição com o governador Elmano de Freitas, o presidente do STTR de Itaitinga, Antônio Veronilson, e representantes de associações de produtores rurais para tratar da regularização de áreas rurais no município.
A pauta envolve uma histórica luta pela terra, construída ao longo de mais de 30 anos por trabalhadores e trabalhadoras rurais da região. Por determinação do Governo do Ceará, será realizada a aquisição da área, possibilitando o reassentamento das famílias e garantindo o acesso à terra, à irrigação, ao crédito rural e a melhores condições de produção.
A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto entre Idace, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Governo do Ceará, beneficiando comunidades situadas no entorno do Sistema Pacoti-Riachão-Gavião.
“Mais um conflito fundiário histórico que não encontrava solução e que agora avança para uma resolução concreta. Estamos garantindo às famílias agricultoras um direito fundamental: o direito à terra”, destacou João Alfredo.
🍃 O Idace é uma autarquia do Governo do Ceará vinculada à SDA.