09/11/2020
𝟗𝟓 𝐀𝐍𝐎𝐒, 𝟗𝟓 𝐋𝐄𝐈𝐓𝐔𝐑𝐀𝐒
Terminei de ler "𝐄𝐮 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐚𝐬 𝐩𝐢𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐧𝐨𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐮𝐬 𝐥𝐢𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐥á𝐛𝐢𝐨𝐬 " sem fôlego. E decidi que daria esse livro de presente sempre que possível. Foi um tsunami tão forte em mim, algo tão arrebatador, que minha vontade era distribuir esse romance do Marçal Aquino pra todo mundo. Quando a história virou filme, então, mais e mais amigos e desconhecidos ganharam exemplares.
É um texto forte, sobre um amor visceral. Sobre correr riscos. Não ter medo (ou ter e viver mesmo assim) e ser alguém à vontade no mundo. Um ritmo de narrativa que me influenciou muito enquanto repórter de jornal. Uma história curta em tamanho e imensa em significados.
Por também ser roteirista de cinema, Marçal mescla a escrita jornalística/policial com perspectivas que mexem com o imaginário do leitor de forma que você sequer percebe estar preso à trama. Além disso, o perfil psicológico da protagonista, Lavínia, perturba não só Cauby. Quem acompanha a saga dos dois no Pará perde igualmente o fôlego.
O livro tem 230 páginas e é impossível passar por ele sem cicatrizes. Afinal, de quem a gente ama se recebe até as piores notícias. E sobrevive-se. Ou não.
𝐁𝐫𝐮𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐫𝐨, 𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐞 𝐞𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐨𝐫.
Associação Cearense de Imprensa